6 lições da neurociência para ter felicidade na carreira

Hoje em dia, os profissionais buscam bem mais do que uma recompensa material em suas relações de trabalho. Para alcançar a verdadeira satisfação no emprego precisam sentir que estão se desenvolvendo e sendo desafiados positivamente. O reconhecimento profissional também é uma demanda importante para essa nova geração de profissionais.

Todos esses fatores têm algo em comum: são desejos que podem ser explicados pela neurociência. Mas como alcançar tudo isso? Reunimos 6 lições dessa área que podem ajudar você a ter mais felicidade na carreira. Confira:

1. Crie mecanismos de recompensas para produzir mais e melhor

Anda se sentindo desmotivado no trabalho? Pense em mecanismos de recompensa para as tarefas que precisa fazer, principalmente para aquelas que você sempre adia. Estudos comprovam que a recompensa é capaz de desencadear a produção de dopamina, um neurotransmissor que está ligado ao foco, memória e ao entusiasmo. Portanto, fazer uma tarefa em troca de uma recompensa pode ser motivador.

2. Evite sensações de insegurança psicológica e estresse

Faça uma lista das atividades que despertam sensações de insegurança e estresse e invista em eliminar as causas dessas emoções. É claro que nem sempre temos controle sobre parte delas, mas é possível reduzir as causas dessas sensações. Segundo a neurociência, a insegurança dispara em nosso corpo o hormônio do estresse, que influencia diretamente no funcionamento do córtex do cérebro humano, que é o responsável pela atenção e raciocínio. Assim, ao evitar esse sentimento você também evita a perda do seu rendimento.

3. Escolha trabalhar em ambientes com segurança psicológica

Em ambientes onde a segurança psicológica é uma das prioridades, os profissionais confiam em seus colegas e se ajudam mutuamente, logo, não existe medo de expor falhas e novas ideias. A neurociência comprova que quando nos sentimos seguros e confiantes no ambiente em que estamos inseridos e com as pessoas que nos cercam, estamos estimulando o funcionamento do hormônio ocitocina. Esse hormônio contribui para o aumento da nossa criatividade e da nossa capacidade de colaboração.

4. Invista em diversidade na sua rede de contatos

Dedique-se a ampliar a diversidade em sua rede de contatos. Nutra conexões com pessoas de todos os gêneros, níveis culturais, classes sociais e faixas etárias. Essas diferenças irão permitir que você estabeleça sinapses em seu cérebro, fazendo com que ele permaneça jovem mesmo quando você envelhecer. Além disso, outro fato científico comprovado pelas neurociências é que o cérebro aprende por meio de experiências individuais e sociais. Portanto, se você nutre uma ampla e diversa rede de contatos, seu cérebro tem mais oportunidades de evoluir a parte associada à aprendizagem.

5. Medite para melhorar a capacidade de concentração

Pesquisas científicas comprovam que a prática constante de meditação é capaz de alterar a estrutura física do cérebro humano. Além disso, meditar frequentemente melhora a memória, a disposição, reduz o estresse e proporciona melhor capacidade de administrar emoções. Tudo isso contribui positivamente para o aprendizado, foco e disciplina, fatores que influenciam na hora de começar e terminar uma tarefa, por exemplo.

6. Mantenha-se em constante evolução

Nunca desista de aprender. A neurociência comprova que após semanas praticando uma habilidade, as áreas do cérebro relacionadas a esse novo conhecimento são alteradas, gerando novos fluxos e sinapses. Portanto, quanto mais contato você tiver com novos conhecimentos, mais facilitado seu aprendizado será. Além de ajudar você a evitar doenças como o Alzheimer, por exemplo, que pode ser prevenido com apenas poucas semanas de prática de novos conhecimentos.

Leia também: A aprendizagem é o melhor caminho para alcançar a felicidade.

Invista nas habilidades certas para a sua carreira

Dê o próximo passo para alcançar o sucesso. Desenvolva as competências que o mercado procura com uma Pós Personalizada da UNINASSAU Digital.

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Não deixe o seu sucesso profissional esperando. Matricule-se agora e evolua de forma única.