Era da Experiência: A sua empresa está preparada para esse novo momento?

Sejam bem-vindos à Era da Experiência. Nos últimos anos, as formas de vender se reinventaram e, consequentemente, a maneira como as pessoas consomem. A tecnologia elevou os índices de competitividade do mercado, transformando a experiência de compra dos consumidores e exigindo das empresas uma mudança de mindset.

A hiperconexão proporciona aos clientes uma gama gigantesca de opções, produtos e serviços, além, é claro, do acesso a diferentes ofertas, tudo isso a um clique de distância, garantindo ao consumidor o total poder de decisão na hora da compra.

Segundo o relatório Tendências para a Experiência do Cliente 2021, realizado pela Zendesk, empresa especializada em serviços de atendimento ao cliente, cerca de 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais em produtos e serviços de empresas que proporcionem a eles boas experiências.

Dados como esse alertam para uma virada de chave necessária nas estratégias de venda das empresas. Está claro quem dá as cartas no momento e quem quiser sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo precisa investir em experiência.

No artigo de hoje, vamos explicar o que é e como funciona o Customer Experience e como você pode melhorar a experiência dos seus clientes na hora da venda. Confira!

Para começar…

O que é a Experiência do Cliente?

A experiência do cliente refere-se a toda e qualquer percepção e sentimento que o consumidor desenvolve sobre uma marca após interagir de alguma forma com ela. Também conhecida como Customer Experience, essa estratégia acompanha todas as fases da jornada do cliente, desde o seu primeiro contato até o pós-compra.

Sem dúvida, a experiência do cliente é um diferencial competitivo para qualquer marca que deseja estar em evidência, pois através dela é possível estabelecer vínculos com o seu cliente e fidelizar o seu público-alvo. Segundo uma pesquisa divulgada pela Dimension Data, 84% das empresas que investiram em aprimorar a experiência e jornada de compra dos seus clientes apresentaram um aumento em suas receitas.

A experiência determina os níveis de estima e aceitação que o consumidor tem pela sua marca, impactando  diretamente na recorrência de compra.

Mas como melhorar a experiência proporcionada pela sua empresa? Bom, existem alguns caminhos que podem auxiliar a sua estratégia.

Invista no seu atendimento

Como funcionam os seus canais de atendimento? A comunicação com os seus clientes é efetiva? A sua equipe recebe treinamentos especializados? Como anda a percepção dos seus clientes sobre o seu atendimento?

Essas são perguntas que você deve fazer na hora de pensar na experiência do seu cliente. Montar um time de atendimento, focado na resolução de potenciais problemas, que esclareça as dúvidas dos seus clientes e oriente os consumidores na hora da compra é fundamental para construir um bom relacionamento com o seu público.

Investir em no atendimento ao cliente é uma forma de fidelizar e gerar um reconhecimento positivo no mercado.

Coloque-se no lugar do cliente

Mais importante do que sanar dúvidas e orientar seus consumidores, é necessário praticar a empatia. Além de ser bem tratado, o seu cliente deseja ser ouvido. Desse modo, investir em treinamentos, para que a sua equipe desenvolva habilidades essenciais como a escuta ativa e inteligência emocional, é fundamental para construir uma estratégia de relacionamento eficaz e positiva.

Ofereça segurança aos seus clientes

Para criar confiança é preciso demonstrar segurança. Dessa maneira, é fundamental priorizar a transparência dos seus processos. Comunicar de forma clara e assertiva como funciona o seu negócio, as formas de pagamento, trocas e devoluções é essencial para estabelecer a confiança da sua audiência.

Transforme a jornada de compra (de cada cliente)

O seu público é diverso e cada pessoa possui características individuais e únicas. Por isso, personalizar a jornada de compra do seu cliente é uma forma de transformar a experiência dele com a sua marca.

Para que esse processo ocorra da forma certa, é preciso entender e conhecer o seu público-alvo, aprofundando-se em seu comportamento e suas particularidades. Nessa hora, vale reunir o seu time de marketing e construir uma estratégia focada na satisfação dos seus consumidores.

Integre seus times e canais de atendimento

Para garantir a melhor experiência de compra aos seus clientes é preciso que todos os seus times trabalhem juntos e, principalmente, dialoguem. Estratégias como o omnichannel são eficazes na hora de construir uma comunicação integrada, tanto internamente entre a sua equipe, como para o seu público.

Transforme a jornada do seu cliente e alcance os melhores resultados

Com um formato 100% online e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua carreira.

Você já é único e, com a UNINASSAU Digital, a sua formação profissional também será. Conheça a nossa metodologia exclusiva e evolua do seu jeito

Faça um comentário