3 áreas em alta para você considerar uma pós-graduação em 2024

Está pensando em cursar uma pós-graduação neste ano? Excelente decisão!

Já definiu a opção mais adequada para você? Aquela pós que realmente valorizará seu currículo, conferirá um diferencial ao seu perfil acadêmico e o destacará como um profissional atualizado e colaborativo no mercado?

Esta é uma escolha muito importante, por isso, separamos os principais segmentos que estarão em alta no mercado de trabalho este ano. Quer descobrir quais são eles? Siga a leitura!

Cursos em destaque para começar esse ano

Um levantamento do Instituto Semesp, entidade que representa faculdades particulares em todo o Brasil, apontou os 3 campos do conhecimento mais procurados entre os profissionais para 2024.

O estudo faz um diagnóstico sobre os cursos de especialização no país, abordando a pós-graduação lato sensu das redes pública e privada. A pesquisa foi realizada com 495 participantes, entre os meses de outubro e novembro de 2023.

Veja quais foram:

1. Tecnologia da Informação

Conforme o levantamento, a tendência é que os cursos na área de Tecnologia da Informação sejam os mais procurados a partir deste ano. Entre aqueles que responderam à pesquisa, 26,3% afirmam que pretendem fazer um curso de pós-graduação na área de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

2. Gestão e Negócios

O segundo maior segmento de interesse é o de Negócios, Administração e Direito, indicado por 22,4% do grupo de respondentes, que inclui alunos, egressos e pessoas com e sem interesse em ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.

3. Saúde e Bem-Estar

Entre os campos do conhecimento mais procurados, com 17% das respostas o segmento de Saúde e Bem-estar ficou em 3º lugar entre as áreas mais procuradas em 2024.