Como escolher a empresa ideal para trabalhar? Descubra em 5 passos.
É essencial entender qual a empresa ideal para trabalhar. Afinal, o local onde você vai atuar precisa atender a suas necessidades, evitando que você enfrente problemas como dificuldade de desempenho e insatisfação. E muito menos consequências mais graves, como a demissão, por exemplo, que prejudica a carreira e o desenvolvimento profissional.
Pensando em aprofundar conhecimentos e ajudar você a descobrir qual a empresa que de fato combina com você, separamos 5 passos. Veja a seguir:
Compreenda quem é você
Antes de descobrir qual a empresa ideal para trabalhar, primeiro é preciso entender quem você é. Assim, sabendo qual é o seu perfil, fica mais fácil identificar se ele é compatível com o da empresa que está buscando. Portanto, comece pelo autoconhecimento.
Reflita sobre você, o seu perfil comportamental, suas metas de vida e como gostaria de trabalhar. Se tiver dificuldades, também existe a possibilidade de procurar um profissional da área de psicologia para auxiliar nesse processo. Afinal, eles são especializados no estudo do comportamento humano.
Pense nas oportunidades de crescimento
Antes de aceitar uma proposta, pesquise sobre a empresa, veja se existe um plano de carreira com cargos e salários que valorizem os seus colaboradores.
Faça uma projeção de carreira colocando no topo o seu maior objetivo profissional. Como você deseja seguir: quer ser gestor ou especialista? Em que área deseja se especializar? Quais são as tarefas diárias que gostaria de fazer?
Responda todas as perguntas que achar pertinente. Essas respostas vão ajudar a identificar se a empresa está alinhada aos seus objetivos profissionais.
Reflita sobre o estilo de vida que você quer ter
Um estudo feito pela Salesforce revelou que 52% dos trabalhadores estão dispostos a mudar de emprego para manter o home office. Os dados são um indicador do quanto o bem-estar com a vida pessoal pode ser um fator decisivo na hora de continuar ou não em uma instituição.
Por isso, analise qual estilo de vida você quer ter antes de listar as empresas que você deseja trabalhar. Pense no que é indispensável, se são os benefícios relacionados à saúde mental, por exemplo. Ou um bom plano de saúde, horários mais flexíveis, e até mesmo descontos em planos de academias.
O importante é você identificar o que significa qualidade de vida para você e de que maneira a empresa pode contribuir para melhorá-la.
Fique atento aos valores empresariais
É essencial se identificar com a empresa para se sentir mais à vontade e produtivo no seu ambiente de trabalho. E uma boa forma de entender o que motiva a organização é procurar saber qual sua missão, visão e valores.
A partir dessas informações, você poderá analisar melhor se acredita no que a empresa faz e se os valores empresariais estão alinhados aos seus valores pessoais. Acreditar na organização é muito importante para você se sentir motivado a progredir junto dela.
Conheça a cultura organizacional da empresa
Entender qual é a cultura organizacional da empresa vai ajudar você a compreender também como é o ambiente de trabalho e a dinâmica das relações.
Esses fatores são bastante relevantes na hora de decidir a empresa ideal para o seu perfil. Afinal, você passará a maior parte do seu dia no trabalho e com essas pessoas. Assim, é essencial desenvolver uma boa relação.
Mudou de emprego e não era o que você esperava? Veja o que fazer.
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