Matricule-se agora com 50% de desconto!

Capacidade de se comunicar é a competência mais valorizada para 2023

A capacidade de se comunicar é uma das competências mais valorizadas entre as organizações para 2023. Estudos revelam que essa habilidade tem sido considerada essencial por empresas brasileiras e estrangeiras.

Os dados são de dois levantamentos recentes, um realizado pelo site de recrutamento norte-americano ZipRecruiter e outro pela empresa de recrutamento brasileira Robert Half em parceria com a escola de educação corporativa The School of Life Brasil.

E os motivos para essa capacidade ter ganhado tanto destaque estão na pandemia e na pós-pandemia, período onde a comunicação ao mesmo tempo em que sofreu diversas transformações, também se fortaleceu demais.

A nova rotina que se impôs para muitos profissionais durante esse período ainda se mantém mesmo depois de sua fase mais crítica. Segundo o estudo, antes de 2020, apenas 5% das vagas disponibilizadas pela empresa eram remotas. Agora, essa porcentagem passou dos 50%.

Nesse cenário, ou seja, em um ambiente virtual, é normal que a comunicação venha a se tornar um fator determinante. Conforme o estudo, em quase 100% das posições disponíveis no mercado, essa habilidade é a mais relevante, independentemente de a posição ser para um profissional iniciante ou sênior.

Além disso, o tema “Comunicação” está entre os workshops corporativos mais procurados na The School of Life Brasil.

Sem dúvidas, o novo modelo de trabalho exige uma comunicação mais certeira. Essa competência é uma qualidade essencial e muito valorizada em profissionais que desejam alcançar posições estratégicas nas empresas.

Quer descobrir como se comunicar melhor no ambiente de trabalho? Então, confira 4 dicas práticas que separamos para ajudar você nesse processo.

1. Aprenda a escutar

Um bom primeiro passo para melhorar a capacidade de se comunicar é, simplesmente, mudar o foco da fala para a escuta. Afinal, o intuito do diálogo é comunicar uma informação entre duas ou mais pessoas. Portanto, se uma das pessoas está mais preocupada no que irá dizer em resposta, ao invés de focar no que está sendo dito, a comunicação ficará prejudicada.

2. Saiba conversar

Pense sempre na forma como irá transmitir a mensagem durante uma conversa. Para ambientes profissionais, o ideal é reservar sempre um vocabulário mais técnico e formal, evitando gírias. Outra dica é estar atento à linguagem corporal. Em um processo de comunicação, só 38% da mensagem é transmitida pela voz, enquanto a linguagem corporal ocupa 55%, é o que mostra uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. Portanto, ao se comunicar preocupe-se com o pacote completo: entonação, postura e gestos adequados.

3. Tenha empatia

Praticar a empatia no momento da troca de informação pode ser transformador, afinal essa habilidade ajuda na compreensão das perspectivas do outro. A empatia tem o poder de melhorar a comunicação entre as pessoas, segundo o psicólogo Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional. Então, experimente ser empático na hora de se comunicar.

4. Seja inclusivo, transparente e objetivo

Seja inclusivo no ambiente de trabalho, estimule boas trocas. Envolva toda sua equipe nos debates e discussões e encoraje seus colegas a exporem suas ideias. Em reuniões de trabalho, não se esqueça de ser transparente e objetivo. A sua fala não deve se prolongar muito com informações irrelevantes. Para se comunicar bem é preciso ser assertivo, passando as informações de forma segura, clara e objetiva.

Leia também 4 segredos de Maddie Bregman para conquistar uma comunicação poderosa e crescer profissionalmente.

Invista no seu futuro no mercado

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.

Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

Aproveite algumas facilidades: Pós e MBAs com parcelas a partir de R$ 89,90 durante todo o curso. E você ainda pode pagar em 12x e garantir até 20% de desconto nessa condição.

Não perca mais tempo: Matricule-se agora e descubra o modelo de ensino que vem conquistando o Brasil.