Matricule-se agora com 50% de desconto 50% OFF EM COMEMORAÇÃO

Como fazer uma avaliação de desempenho inteligente?

Você sabe qual o segredo de grandes líderes para reter ótimos talentos? Eles prezam pelo desenvolvimento de seus colaboradores e investem constantemente na evolução e atualização de seus sistemas de avaliação de desempenho.

Afinal, eles sabem que bons profissionais escolhem permanecer em empresas onde confiam que seus esforços estão sendo bem investidos, e onde acreditam que serão ouvidos e respondidos.

Nesse sentido, a avaliação de desempenho torna-se fundamental. A ferramenta, segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seção Minas Gerais (ABRH-MG), quando usada com foco no desenvolvimento das pessoas, melhora os resultados empresariais, contribui para a performance individual e faz com que a gestão seja mais eficaz.

Veja, à seguir, 4 dicas para você aprimorar a sua avaliação de desempenho e não deixar bons profissionais escaparem:

1. Seja transparente

Formalize todos os cargos e funções de seus colaboradores, a fim de deixar tudo claro e evitar conflitos futuros. A ideia é que você e eles saibam com detalhes as tarefas que precisam ser feitas. Assim, ele consegue executá-las com maestria e você também evita cobrar o que não foi demandado. Softwares de gestão de tarefas podem ajudar você a fazer esse registro.

2. Registre os principais acontecimentos

Não confie somente na sua memória. Anote os principais acontecimentos com sua equipe semanalmente ou mensalmente. Reuniões de one on one podem ser uma boa alternativa para isso. O ideal é anotar o que precisa ser evoluído, reconhecido, como o colaborador lidou com alguma situação crítica, entre outros. Problemas e soluções devem ser lembrados no momento da avaliação.

3. Seja construtivo

Ser crítico é importante, mas saiba como criticar. O ideal é sempre indicar os pontos limitantes de forma construtiva e sugerir soluções. Poucas pessoas sabem criticar de forma respeitosa e essa é uma característica muito importante em bons líderes. Use relatórios, sugira atitudes e mostre ao seu colaborador que é possível evoluir e amadurecer com pequenas atitudes diárias.

4. Faça uso da avaliação

Utilize a avaliação para realmente melhorar o desempenho dos seus colaboradores. Imagine que ruim ser avaliado e não ver o resultado disso. Portanto, trace metas para os seus colaboradores com base na evolução ideal de cada um deles e mostre o caminho para alcançá-las. Dessa forma, a empresa sai ganhando em produtividade, já que o colaborador se sentirá cada vez mais motivado a crescer e adquirir novos conhecimentos.

Desenvolva as habilidades necessárias

Aproveite o mês de novembro e matricule-se em uma Pós ou MBAs da Pós Personalizada UNINASSAU Digital com 30% de desconto e parcelas a partir de R$ 62,93.

Você pode montar o curso ideal para o seu momento profissional ou escolher uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

Não perca mais tempo: Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.