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Marketing Pessoal: Qual a importância para a carreira?

Existem algumas estratégias que auxiliam nas relações interpessoais no mercado de trabalho e, consequentemente, proporcionam melhores oportunidades na carreira. Uma delas é o marketing pessoal, um método que ajuda a potencializar a imagem profissional e melhorar a reputação.

 

Você já deve ter ouvido falar que é preciso saber se vender, não é mesmo? Pois bem, essa estratégia fala justamente sobre isso. Quer entender melhor? Então, siga a leitura e descubra a importância do método para carreira e como desenvolver o seu marketing pessoal do zero.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é um método utilizado pelos profissionais para fortalecer sua imagem pessoal, fazendo com que ele ganhe mais autoridade e visibilidade em sua área de atuação.

 

Em outras palavras, é um conjunto de técnicas e estratégias capazes de promover a imagem de uma pessoa, fazendo com que ela se torne mais conhecida no seu ramo de atuação e passe a ser vista como especialista e referência em seu segmento.

 

A estratégia envolve aperfeiçoar as competências do profissional em sua área e também aprimorar suas habilidades sociais.

Qual a importância para a carreira?

Desenvolver um bom marketing pessoal apresenta diversos benefícios para a carreira. Entre as principais vantagens estão maior visibilidade no mercado que, consequentemente, resulta em mais possibilidades de divulgação do trabalho, mais autoridade na área e mais oportunidades profissionais. 

 

Além disso, é uma ótima oportunidade para o profissional promover suas competências e seus diferenciais, mostrando-se acessível e ativo no seu segmento, e uma forma de compartilhar conhecimentos, certificações e conquistas.

 

O marketing pessoal traz destaque profissional e também melhora a reputação, tanto para quem está em busca de um novo emprego, quanto para quem trabalha como autônomo e deseja atrair novos clientes.

 

Aproveite essa estratégia para criar seu portfólio próprio, e mostre as experiências e habilidades que já adquiriu ao longo de cada processo ou área de atuação.

Como criar o seu marketing pessoal?

Confira algumas dicas que separamos para ajudar você criar o seu marketing pessoal do zero: 

 

1. Identifique seus diferenciais

 

O que faz você se destacar dos demais profissionais? Se você ainda não sabe a resposta para essa pergunta, está na hora de descobrir. Antes de começar a promover a sua imagem pessoal é preciso primeiro entender quais são os seus diferenciais e o que você tem a oferecer para o mercado de maneira diferente. Para trabalhar a imagem pessoal e se destacar dos demais profissionais da área é fundamental ter um diferencial. 

 

2. Entenda seus pontos fortes e fracos

 

Trabalhe seu autoconhecimento. Isso também vai ajudá-lo a encontrar a resposta para a pergunta anterior. Reflita sobre quais são seus diferenciais, seus pontos fortes e fracos e as suas habilidades de destaque, o que faz você ser um profissional único. Assim, será ainda mais fácil se posicionar no mercado de trabalho e ganhar visibilidade na carreira.

 

3. Esteja ativo nas redes sociais

 

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Dessa forma, é praticamente impossível se destacar no mercado de trabalho sem promover sua marca pessoal também nas redes sociais. Mas não basta apenas estar lá, para marcar presença e se autopromover é preciso criar conteúdos relevantes e que conversem com a imagem que você deseja construir na sua personalidade digital.

 

4. Comunique-se de forma clara e assertiva

 

Falar de forma clara e objetiva é importante quando queremos causar impacto nas pessoas. A comunicação quando feita de maneira assertiva pode abrir muitas portas para um profissional. Com ela é possível eliminar interpretações que possam prejudicar sua imagem, e melhorar conversas, negociações e apresentações.

 

5. Faça networking

 

Ter uma rede de contatos ativa pode ajudar muito na hora de ganhar visibilidade na sua área. O networking é essencial para o sucesso do seu marketing pessoal. Afinal, é preciso ter conexões com quem você possa interagir e vender a sua marca. Para ampliar sua rede de contatos, participe de eventos, faça cursos, vá a workshops. Aproveite todas as oportunidades que surgirem para criar laços.

 

6. Invista constantemente no seu conhecimento

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Mantenha-se em constante aprendizado, faça cursos que enriqueçam suas habilidades e conhecimentos para ganhar mais confiança e autoridade na sua área de atuação. Invista em si mesmo, nós temos uma oportunidade perfeita para você fazer isso.

 

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