Aproveite uma condição exclusiva: 30% OFF em todos os cursos

Perfil Profissional: Como fazer o seu ser mais visto?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver um currículo bem elaborado é um fator essencial para se destacar e conseguir um novo emprego. Mas, para isso é preciso caprichar na elaboração do seu perfil profissional.

 

Quer saber para que serve um perfil profissional e fazer o seu ser mais notado pelos recrutadores? Então, siga a leitura e descubra.

O que é um perfil profissional?

O perfil profissional é tudo aquilo que rege a sua profissão. Isto é, onde você resume suas principais competências e qualidades, fala sobre o seu trabalho, suas experiências profissionais mais relevantes, os cursos realizados e das suas habilidades em destaque.

 

Em outras palavras, o termo também pode ser utilizado para se referir a um resumo de suas experiências em um currículo. 

 

A ideia do perfil profissional é justamente despertar o interesse dos recrutadores quando o profissional está em busca de um novo emprego ou de uma recolocação no mercado. É uma forma de se apresentar e passar uma boa impressão.

Para que serve um perfil profissional?

O propósito do perfil profissional é contar de forma resumida e simples todas as experiências e aprendizados vividos por um profissional. 

 

Com base nessas informações, os recrutadores e as empresas conseguirão compreender quais são as principais características comportamentais e competências desse candidato e entender se ele se encaixa no perfil buscado pela companhia.

 

Por isso, ter um perfil profissional bem esclarecido e chamativo pode ser um diferencial para driblar a concorrência, ainda mais com a alta competitividade no mercado de trabalho atualmente. Um bom perfil profissional auxilia os recrutadores a enxergarem seu trabalho mais facilmente.

4 tipos de perfis profissionais mais presentes no mercado

Separamos os tipos de perfil profissional que mais encontramos no mercado de trabalho atualmente para você conhecer um pouco mais e descobrir qual se encaixa mais com o seu. Confira:

 

Perfil Planejador

 

Esse profissional organiza seu dia e tarefas por ordem de urgência e está sempre planejando a execução de novas tarefas e projetos. Por ser estável e dificilmente entrar em pânico, esse perfil chama bastante atenção em posições que demandam mais controle. Entretanto, o profissional com este perfil tem baixa capacidade de improviso, e sua criatividade é limitada pois ele é conservador e tem dificuldade de inovar.

 

Perfil Comunicador

 

Esse profissional tem o dom da escrita e da fala. É criativo, com grande poder de persuasão e carisma. Entretanto, não é tão analítico e planejado, já que possui dificuldade de seguir processos e cronogramas.

 

Perfil Analítico

 

Altamente conservador esse perfil profissional é considerado o mais detalhista de todos. Para evitar erros, age de maneira meticulosa em suas tarefas demonstrando conhecimento profundo. Mas, ao mesmo tempo, são muito críticos com o próprio trabalho, o que pode gerar um grande estresse para eles mesmos, já que raramente enxergam uma execução perfeita.

 

Perfil Executor

 

Este profissional gosta de desafios. É bastante focado em alta performance e em suas tarefas, sendo o perfil que tem a iniciativa para iniciar novos projetos e tomar as decisões. Além disso, defende com unhas e dentes suas opiniões e dificilmente desiste do que quer. Entretanto, pode ter dificuldade em seguir regras da empresa caso elas virem obstáculos para o que acredita.

Como aprimorar o seu perfil profissional e fazer ele ser mais notado?

Agora que você já sabe qual perfil profissional mais combina com o seu, é importante então saber como aprimorá-lo para ter mais chances de sucesso na carreira. 

 

Veja algumas dicas que separamos para você desenvolver um excelente perfil:

 

1. Seja objetivo e evite clichês

 

Um recrutador não vai dedicar pouco mais que alguns minutos para ler o seu perfil profissional. Portanto, seja objetivo. O ideal é inserir palavras-chaves para atrair o seu interesse e colocar suas principais conquistas e qualidades profissionais. 

 

Além disso, evite clichês. Os recrutadores estão cansados de ler mais do mesmo. Para se destacar na seleção é preciso se mostrar como a opção mais interessante. Use a criatividade para isso. Mas cuidado para não exagerar. Lembre-se: é possível inovar e ser objetivo ao mesmo tempo.

 

2. Destaque suas melhores habilidades e conquistas profissionais

  1.  

Identifique quais são as suas melhores competências e realizações profissionais que realmente serão capazes de impressionar o recrutador. Afinal, ele precisa se sentir tentado a chamar você para a fase seguinte do processo de seleção.

 

Para motivar o recrutador a continuar lendo o currículo com atenção destaque também suas conquistas profissionais. Só não esqueça de ponderar que a descrição seja fiel na hora de realçar as suas habilidades mais úteis para o mercado de trabalho.

 

3. Construa uma boa rede de contatos

 

Para ganhar mais visibilidade profissional é fundamental construir um bom networking. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, certo? Assim, criar laços profissionais pode abrir portas e ajudá-lo a ser indicado para aquela vaga dos sonhos, por exemplo. 

 

Para começar a criar essa sua rede de contatos comece fazendo conexão com seus colegas de trabalho e com as empresas que você admira. Outra dica é buscar conhecer os influenciadores que o mercado destaca no seu segmento.

 

4. Busque qualificação constante

 

Seja em qual perfil profissional você corresponda, manter-se em constante aprendizado será sempre a ponte para o sucesso. Por isso, busque qualificação constantemente. É por meio de novos aprendizados que construímos uma boa trajetória profissional.

 

E nós temos a oportunidade perfeita para você fazer isso. Aproveite o mês de novembro e matricule-se em uma Pós ou MBAs da Pós Personalizada UNINASSAU Digital com 30% de desconto e parcelas a partir de R$ 62,93.

 

Você pode montar o curso ideal para o seu momento profissional ou escolher uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.   

 

Não perca mais tempo: Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras. 

 

Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.