ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Descanso: Como momentos de pausa podem salvar o seu trabalho?

Engana-se quem pensa que uma maior efetividade e produtividade na carreira só podem ser alcançadas com horas ininterruptas de trabalho. O bom rendimento profissional também está relacionado aos momentos de descanso, seja em pequenos intervalos durante o trabalho ou na hora do almoço.

 

É cientificamente comprovado que períodos de descanso mental beneficiam o rendimento no trabalho. Já que essas pausas ajudam a revitalizar a mente e recuperar a capacidade de atenção e memória.

 

Uma pesquisa da consultoria Gartner mostra que o descanso aumenta a produtividade em até 26%. Isto é, descansar e realizar atividades diferentes no tempo livre faz com que o cérebro mude a chave e ajuda a ter novos insights.

 

Além disso, o levantamento da consultoria Gartner mostra também que 93% dos líderes de RH estão mais preocupados com o esgotamento dos funcionários. Afinal, isso reflete diretamente no desempenho e resultados de uma empresa.

 

Se você anda se sentindo menos produtivo e cansado, talvez seja o momento de adotar períodos de descanso na sua rotina. Siga a leitura e entenda a importância das pausas e como esses momentos podem salvar a sua saúde e o seu trabalho.

Por que é importante estabelecer momentos de descanso?

 

O descanso físico e mental é necessário por vários motivos, mas, principalmente, para evitar danos à saúde. Segundo pesquisadores, entre os principais males causados pela falta de descanso estão o estresse, problemas no coração e na coluna, insônia e sensação de fadiga constante. 

 

Quando trabalhamos por longos períodos sem descanso, nossa capacidade cognitiva e física diminui, o que leva a um desempenho inferior. Ou seja, prejudica nossa produtividade. Em contrapartida, tirar um tempo para descansar permite que o corpo e a mente se recuperem, o que aumenta a performance quando voltamos ao trabalho.

 

A falta de descanso também causa estresse crônico, que pode ter efeitos negativos na saúde física e mental. E é por isso que as pausas durante o trabalho são tão importantes. Afinal, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, o que melhora o bem-estar no geral.

 

Além disso, os momentos de pausa também podem ser momentos de inspiração. Isso porque, ao permitir que a mente descanse e se desconecte do trabalho, é possível abrir espaço para ideias criativas e soluções inovadoras, o que melhora significativamente a criatividade.

 

E o descanso também ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo. Já que trabalhar por longos períodos sem pausas pode causar inflamações no corpo, como a tendinite, por exemplo. Adotar breves intervalos durante o trabalho pode ser uma das formas de prevenir essas lesões e reduzir a tensão muscular.

 

Ou seja, estabelecer momentos de descanso pode melhorar a saúde em geral. Já que tirar um tempo para descansar e cuidar de si mesmo leva a uma melhor qualidade de vida e reduz o risco de problemas de saúde relacionados ao estresse e à exaustão.

 

Portanto, é importante estabelecer esses momentos durante o trabalho para garantir a saúde, o bem-estar e o desempenho ideal.

Como a falta de descanso pode atrapalhar a carreira? 

 

Gerenciar o cansaço e encontrar formas de equilibrar a vida profissional e pessoal, a fim de evitar a exaustão é muito importante. Afinal, a falta de descanso adequado atrapalha a carreira de várias maneiras.

 

O cansaço leva a uma redução significativa na produtividade e compromete a concentração para realizar tarefas, o que leva a uma queda na qualidade do trabalho e atrasos nos prazos de entrega, prejudicando a reputação profissional.

 

Além disso, a falta de descanso aumenta o risco de erros que podem exigir retrabalho e correções adicionais. Isso atrapalha e atrasa projetos, e tem a possibilidade de causar problemas de comunicação com os colegas e clientes.

 

Quando estamos exaustos, também existe o risco de perder a motivação para realizar as tarefas. E isso pode levar a um desinteresse pelo trabalho e à falta de comprometimento com as metas e objetivos da empresa.

 

A exaustão também afeta negativamente os relacionamentos com colegas, clientes e superiores. Já que o cansaço compromete os níveis de paciência e tolerância, gerando conflitos e problemas de comunicação.

 

Contudo, a exaustão crônica pode ter efeitos negativos na saúde física e mental. Se não tratada, pode levar a problemas de saúde mais sérios, como ansiedade, depressão e doenças relacionadas. E isso pode levar a um aumento das faltas no trabalho e a um desempenho ainda pior.

Como adotar momentos de descanso na rotina? 

 

Existem diversas maneiras de descansar do trabalho e reduzir o estresse. Separamos algumas atividades simples que podem ajudar você a começar a adotar esses momentos de pausa e lazer na sua rotina. Confira: 

 

Praticar atividades físicas

Exercitar o corpo é uma excelente maneira de descansar a mente do trabalho e reduzir o estresse. A prática de atividades físicas ajuda a liberar endorfina, substância que proporciona a sensação de bem-estar e relaxamento.

 

Meditar

A meditação é uma técnica que ajuda a acalmar a mente e reduzir o estresse. É uma prática que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento e é uma excelente maneira de descansar a mente do trabalho.

 

Adotar hobbies

Realizar atividades que gostamos e que não estão relacionadas ao trabalho é uma ótima forma de descansar. Pode ser qualquer atividade, como cozinhar, ler um livro, ver um filme, fazer artesanato ou praticar algum esporte.

 

Conversar com amigos e familiares

Conversar com pessoas queridas é uma maneira de descansar a mente e se desconectar do trabalho. É uma oportunidade de desabafar, rir e se divertir, o que ajuda a reduzir o estresse.

 

Tirar férias 

As férias são um período importante para descansar a mente do trabalho e recarregar as energias. É uma oportunidade de viajar, conhecer novos lugares, experimentar novas atividades e se desconectar totalmente das responsabilidades profissionais.

 

Desconectar-se das tecnologias

É importante desconectar-se do celular, computador e outras tecnologias utilizadas no trabalho nos momentos de descanso. Desligar-se desses aparelhos vai ajudar a evitar a sobrecarga mental e o estresse provocados pela constante conexão com o trabalho.

 

Dormir bem

Uma boa noite de sono é fundamental para descansar do trabalho e recarregar as energias para o dia seguinte. É importante manter uma rotina de sono regular e evitar atividades estimulantes antes de dormir.

 

Leia também: Como lidar com a pressão no trabalho? Veja 5 maneiras.

Torne-se a sua melhor versão

A qualificação é o melhor caminho para o crescimento profissional. Amplie seus conhecimentos e desenvolva a sua melhor versão com uma Pós ou MBA UNINASSAU Digital.

 

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções.

 

Estude com um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras. 

 

Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.