Capacidade de aprender é uma das habilidades mais valorizadas

A velocidade das mudanças tecnológicas, as transformações nas demandas do mercado e a necessidade de se adaptar a um ambiente de trabalho em constante evolução tornaram a capacidade de aprender uma das tendências chave no mundo do trabalho.

Conforme o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, 44% das habilidades dos trabalhadores devem sofrer modificações até 2027. Isso por conta das transformações trazidas pelos novos cenários tecnológicos e pela transição verde dos negócios.

Ainda segundo o estudo, 60% da força de trabalho atual vai precisar de treinamento, requalificação e capacitação profissional para atender às novas necessidades do mercado. O que torna a capacidade de aprender uma habilidade ainda mais essencial para profissionais que desejam ser bem-sucedidos.

E essa tendência não é só um movimento do mercado, mas também dos profissionais.

Segundo o Relatório de tendências sobre aprendizado no local de trabalho, desenvolvido pela Udemy Business, os profissionais têm trabalhado muito para conquistar as habilidades que precisam. Conforme o estudo, o total de horas de estudo sobre habilidades técnicas aumentou 49% em 2023.

E você, também já começou a desenvolver as competências necessárias para os tempos atuais? Se deseja entender a importância dessa, considerada uma das mais valorizadas para o mundo do trabalho, siga esta leitura.

O que significa capacidade de aprender?

O termo capacidade de aprender, ou como também é conhecido, em inglês, learnability, refere-se a capacidade de um profissional adquirir novos conhecimentos, habilidades e competências de forma rápida e eficaz.

Essa habilidade envolve a disposição e a capacidade de se adaptar a novas situações, enfrentar desafios e buscar o desenvolvimento contínuo.

Um profissional com alta capacidade de aprendizado tem facilidade em absorver informações, assimilar conceitos complexos, aprender novas habilidades técnicas e se adaptar às mudanças. Ou seja, ele está aberto a novas experiências e disposto a investir tempo e esforço para aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

A learnability é uma mentalidade de aprendizado contínuo, onde quem pratica está sempre em busca de conhecimento e crescimento profissional.

Por que a capacidade de aprender é tão importante para o profissional?

A capacidade de aprender é uma habilidade altamente exigida no mercado de trabalho atual. Isso devido às rápidas mudanças tecnológicas e ao ambiente de trabalho em constante evolução, que exigem dos profissionais atualização constante, adaptabilidade e flexibilidade para suprir as demandas por inovação e solução de problemas complexos.

No contexto profissional, essa competência é bastante valorizada pelas empresas. Afinal, profissionais que possuem essa mentalidade são considerados mais ágeis, versáteis e capazes de enfrentar desafios e oportunidades de forma eficaz, contribuindo para o sucesso individual e organizacional.

Aprender continuamente não apenas fortalece a empregabilidade, mas também permite que os profissionais prosperem em suas carreiras e tenham as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo de trabalho em constante transformação. Por isso, é tão importante e indispensável desenvolver essa habilidade para prosperar na carreira.