ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Vagas afirmativas: o que são e qual a sua importância?

Você já ouviu falar na expressão vagas afirmativas? Conhece esse formato de processo seletivo e sabe para quais profissionais ele se destina? 

 

O modelo de contratação afirmativo vem se popularizando ao longo dos anos, e ganhando espaço entre as empresas e o mercado de trabalho.

 

Conforme a Gupy, considerada a principal plataforma de recrutamento do Brasil atualmente, em 2022, 1% das 600 mil vagas publicadas na plataforma foram para processos seletivos afirmativos. 

 

Uma porcentagem que pode até parecer pequena, mas que já representa o início de uma longa caminhada pela diversidade e inclusão no mercado de trabalho. 

 

Até 2018, conforme a plataforma, as únicas vagas afirmativas disponíveis eram para pessoas PDCs, sendo um reflexo da lei que regulamenta a contratação de pessoas com deficiência nas empresas.

 

Agora, o que parece é que as empresas começam a entender a importância de investir em ações de diversidade e inclusão, buscando não só inserir pessoas diversas ao mercado de trabalho, como também garantir um ambiente seguro nas empresas.

 

Quer entender melhor a importância deste processo seletivo e para quem ele se destina? Então, continue a leitura. 

O que são vagas afirmativas?

 

As vagas afirmativas são uma das muitas ações que podem ser implementadas pelas empresas para assegurar equipes mais diversas e promover soluções inovadoras. Além disso, são uma excelente oportunidade de aumentar a presença de diferentes grupos de profissionais no mercado de trabalho.

 

Elas fazem parte das ações afirmativas de uma empresa. Isto é, são estratégias e medidas adotadas para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. 

 

São ações como esta que visam corrigir desigualdades, bem como aumentar a representatividade de grupos minoritários, como pessoas em desigualdade social, seja por sua cor de pele, gênero, sexualidade ou condição física.

 

No mercado de trabalho, existem diferentes tipos de vagas afirmativas que podem ser integradas para promover a igualdade de oportunidades e combater as desigualdades. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

 

  • vagas para mulheres (em especial mães ou gestantes);
  • destinadas à pessoas da comunidade LGBTQIAP+;
  • exclusivas para pessoas pretas, indígenas e amarelas;
  • específicas para pessoas com deficiência;
  • reservadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, imigrantes ou refugiados;
  • concedidas para profissionais 50+. 

 

É importante ressaltar que a implementação e os critérios específicos das vagas afirmativas podem variar de acordo com o contexto legal e a legislação de cada país.

Qual a importância das vagas afirmativas no mercado de trabalho? 

 

As vagas afirmativas são uma excelente oportunidade de aumentar a presença da diversidade nas empresas. São medidas como esta que ajudam a promover a inclusão e corrigir desigualdades históricas no mercado de trabalho.

 

Esse formato de processo seletivo ajuda a promover a pluralidade, e é uma das formas de impulsionar a carreira de diferentes profissionais.

 

Embora representem apenas uma parcela do trabalho necessário para promover a diversidade nas empresas, as vagas afirmativas são muito importantes e desempenham um papel significativo na inclusão de profissionais. 

 

Uma pesquisa feita pela revista Psychology Today apontou que o bem-estar dos colaboradores está diretamente relacionado a um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. 

 

Além disso, os índices de engajamento entre funcionários em empresas que se preocupam em construir ambientes inclusivos e diversos é 17% maior, conforme um estudo da Harvard Business Review.

 

E ainda, conforme os dados de um levantamento feito pela McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média em comparação a outras do mesmo setor. Já as que se preocupam com diversidade de gênero, por sua vez, chegam a ser 21% mais lucrativas.

 

Não é à toa que a diversidade no mercado de trabalho é positiva não só para os profissionais, mas para as empresas como um todo. Conforme uma pesquisa feita pela Willis Towers Watson, 90% das empresas pretendem fazer da diversidade uma realidade até o final de 2023.

Como montar um processo seletivo com vagas afirmativas?

 

Para implementar um processo seletivo com vagas afirmativas, uma empresa pode adotar as seguintes medidas:

 

Definir critérios de elegibilidade

Determinar quais grupos serão beneficiados pelas vagas afirmativas. Isso pode incluir pessoas de diferentes raças, etnias, gênero, pessoas com deficiência, entre outros.

 

Estabelecer a porcentagem de vagas reservadas

Determinar a proporção de vagas que serão reservadas para candidatos de determinados grupos. Lembrando que a porcentagem pode variar de acordo com o contexto e a legislação local.

 

Divulgar e promover as vagas afirmativas 

Comunicar claramente que a empresa está adotando vagas afirmativas e que ela tem o compromisso com a diversidade seja por meio de anúncios, site da empresa, mídias sociais, entre outros canais de divulgação.

 

Definir processos de seleção justos e transparentes

Garantir que o processo seletivo seja justo, transparente e baseado em critérios de avaliação adequados. 

 

Oferecer suporte e programas de capacitação

Além das vagas afirmativas, implementar programas de suporte e capacitação para os candidatos selecionados é essencial. Isso pode incluir programas de mentoria, treinamentos específicos, programas de integração e desenvolvimento profissional.

 

Monitorar e avaliar resultados

Realizar um acompanhamento contínuo dos resultados das vagas afirmativas, avaliando o impacto das medidas adotadas. Monitorar a diversidade no ambiente de trabalho e revisar periodicamente as políticas para fazer as reformulações necessárias.

 

Contudo, é fundamental que a implementação das vagas afirmativas seja feita de forma ética, respeitando os direitos de todos os candidatos e promovendo a igualdade de oportunidades. 

 

E é importante também que as empresas sempre considerem a legislação local aplicável para garantir a conformidade com as normas legais relacionadas às ações afirmativas.

 

Leia também: Recrutamento Inclusivo: como conduzir na sua empresa?

Torne-se a sua melhor versão

 

A qualificação é o melhor caminho para o crescimento profissional. Amplie seus conhecimentos e desenvolva a sua melhor versão com uma Pós ou MBA UNINASSAU Digital.  

 

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. 

 

Estude com um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.   

 

Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.