ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

Matricule-se agora com 50% de desconto 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Diversidade etária: os benefícios de contratar profissionais 50+

A população com 50 anos ou mais é a que mais cresce no Brasil. Mas, em contrapartida, o mercado ainda não está preparado para acolher essa parcela da sociedade. É o que mostra um estudo realizado pela Maturi, empresa especializada no mercado 50+, em parceria com a consultoria EY Brasil.

 

A pesquisa, que teve a participação de 191 funcionários de empresas em 13 setores, revelou que 80% das empresas ainda não possuem políticas de combate à discriminação etária em seus processos seletivos.

 

E que as organizações são etaristas, isto é, seus discursos de mercado sobre a importância do tema não condizem com a prática, já que faltam ações concretas sobre o assunto.

 

Além disso, cerca de 60% dessas organizações afirmam ter dificuldade em contratar pessoas com mais de 50 anos, e 91% acreditam que os profissionais nessa faixa etária têm dificuldade em ser contratados.

 

Contudo, a diversidade etária é um dos pilares que podem garantir o sucesso de uma empresa. E a tendência é que a questão do envelhecimento de profissionais se torne ainda mais relevante nos próximos três anos.

 

Conforme a pesquisa, até 2025, 57% das organizações devem executar ações voltadas ao envelhecimento, como investir no recrutamento de profissionais maduros e na preparação da cultura organizacional.

 

Diante desse cenário, é preciso que as empresas adotem perspectivas mais inclusivas e estratégias para abrir oportunidades de atração e retenção, e continuar a contar com uma mão de obra produtiva, engajada e capaz de contribuir para a inovação dos negócios.

 

Descubra os benefícios de abraçar esses profissionais em sua organização e conheça algumas empresas que já possuem práticas de diversidade etária em suas equipes. Siga a leitura.

 

Quais os benefícios da diversidade etária nas organizações?

 

Ambientes de trabalho compostos por colaboradores de idades diversificadas incentivam a cultura da diversidade e inclusão, e essa atmosfera resulta em diversos benefícios para as empresas e suas equipes.

Veja algumas das vantagens de abraçar profissionais 50+:

 

Proporciona maior desempenho e produtividade

A diversidade etária melhora o desempenho organizacional, revelou a pesquisa feita pela SHRM. Estudos comprovam que a produtividade de colaboradores é maior em ambientes onde as equipes possuem idades variadas. Além disso, a diversidade de idade também colabora positivamente no desempenho desses grupos.

 

Reduz a rotatividade de funcionários

Com melhor desempenho e produtividade, consequentemente, a taxa de turnover é menor. Trabalhadores com 50 anos ou mais ajudam a reduzir a rotatividade de funcionários, apontam estudos. Afinal, esses profissionais costumam vestir a camisa da empresa, permanecendo por mais tempo em seus empregos do que os colaboradores mais jovens. E isso pode ser vantajoso para diminuir custos de rotatividade e aumentar o investimento em profissionais mais qualificados e experientes, por exemplo.

 

Impulsiona a inovação nas empresas

Empresas diversas geralmente são mais inovadoras. Afinal, a diversidade etária permite uma troca maior de experiências, expectativas, estilos e perspectivas diferentes. Todas essas singularidades tem potencial para se tornar uma fonte de inovação potente, se usadas e gerenciadas de forma certa.

 

Possibilita o aprendizado mútuo entre colaboradores

Em ambientes com diversidade etária a troca de aprendizado é muito maior. Isso porque colaboradores mais experientes podem compartilhar seus conhecimentos e experiências com os mais jovens, através de mentorias, por exemplo. E também obter retorno por meio do aprendizado de novas práticas e tendências. Compartilhando conhecimento e conversando entre si esses profissionais podem facilmente adquirir novas habilidades.

 

Melhora a reputação do seu negócio

A forma como sua empresa é vista por clientes, funcionários, investidores e futuros candidatos têm um papel importante para conquistar consumidores e novos colaboradores. Possuir políticas de diversidade e inclusão são medidas que ajudam a remover qualquer tipo de preconceito dentro da organização, e empresas que adotam essas práticas, e possuem força de trabalho mais diversificada, tendem a ser melhores vistas. Portanto, você terá uma ferramenta de recrutamento poderosa para usar.

 

Conheça algumas empresas que já adotam práticas de diversidade etária:

Algumas empresas já perceberam o quão vantajoso pode ser investir em profissionais 50+ e já estão promovendo e adotando essas práticas em seus ambientes de trabalho. Confira algumas delas:

 

Johnson & Johnson

A empresa retirou do currículo filtros como idade e raça na hora de recrutar novos candidatos. O objetivo é justamente inibir vieses etários, entre outros, na hora da escolha dos novos funcionários.

 

Sodexo On-site Brasil

A companhia hoje tem 12 mil funcionários com 50 anos ou mais, ou seja, cerca de 25% da organização. Para a empresa, a maturidade desses profissionais ajuda na inteligência emocional de toda a equipe, auxiliando todos a alcançarem o melhor resultado com calma e tranquilidade.

 

Consultoria EY Brasil

A consultoria capacita pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, é um de seus temas pilares para derrubar as barreiras e discriminação contra pessoas com idade avançada é justamente a discussão da diversidade etária. Focados em equidade, diversidade e inclusão, os programas contam com oportunidades para os profissionais que têm acima de 50 anos.

 

Além dessas, companhias como PepsiCo, Delloite, Credicard, Banco Neon e Kimberly Clark também já estão desenvolvendo programas para aumentar a diversidade etária nas suas equipes.

Como promover a diversidade etária nas organizações?

 

Existem algumas práticas que ajudam a impulsionar a diversidade etária nas empresas. Veja algumas que destacamos:

 

  • Repensar a política da empresa

  • Engajar os colaboradores

  • Criar grupos de apoio

  • Melhorar a comunicação interna

  • Trabalhar a cultura organizacional

  • Eliminar viés distintivos no processo seletivo

  • Monitorar as seleções

  • Respeitar as diferenças

Invista no seu futuro profissional

Avance a sua carreira com Pós e MBAs que cabem no seu bolso.

Aqui, na Pós Personalizada UNINASSAU Digital, você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

Personalizamos algumas facilidades especialmente para você: Pós e MBAs com parcelas a partir de R$ 89,90 durante todo o curso. E você ainda pode pagar em 12x e garantir até 20% de desconto nessa condição.

Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você. Matricule-se em uma das maiores universidades brasileiras, com possibilidade de conclusão em até 6 meses.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.