A MAIOR OPORTUNIDADE DO ANO: Matricule-se com 30% OFF. Cursos a partir de R$ 62,93/mês.

A importância da visão estratégica para a carreira

A visão estratégica é uma habilidade cada vez mais valorizada pelo mercado. E ao contrário do que muitos pensam, não é uma habilidade que deve estar presente só em gestores e supervisores.

Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais que tenham essa característica. Isso porque o pensamento estratégico possibilita resolver desafios de forma mais assertiva, facilitando o alcance de metas e permitindo identificar novas oportunidades de negócio.

Mas nem sempre fica claro como chegar a essa mentalidade. Para alcançar esse entendimento é preciso bastante disciplina, análise e planejamento profissional.

Quer entender como e qual a sua importância para a carreira? Então, continue a leitura do artigo.

O que é ter visão estratégica?

Ser capaz de tomar decisões mais assertivas e inteligentes, e que tragam bons frutos para a carreira, empresa que trabalha, ou negócio próprio, é ter visão estratégica. Estrategistas são criativos, estão sempre de olho nas tendências e sabem aproveitar as oportunidades que surgem.

 

Algumas atitudes como, por exemplo, manter a mente aberta são características presentes em profissionais com essa habilidade. Outro traço que identifica essa skill é uma postura questionadora e curiosa. Isto é, quando o colaborador busca aprender novos conhecimentos por meio de perguntas e respostas.

 

Para as empresas, ter profissionais com pensamento estratégico é fundamental para focar no que realmente importa e traçar um caminho tangível entre o que é possível ou não dentro do mercado.

Um profissional com essa habilidade tem mais facilidade para listar prioridades, tomar decisões com mais segurança, e dar passos com mais foco e assertividade. Além disso, é a visão estratégica que mantém a motivação nos negócios nos momentos de crise.

 

De acordo com dados do Sebrae, 60% das empresas fecham as portas em até 5 anos, porque, em 55% destes casos, faltou um planejamento estratégico. Ou seja, os dados demonstram o quanto essa habilidade é fundamental para planejar o futuro de um negócio e também para assegurar a performance de um profissional no mercado.

Mas como desenvolver a visão estratégica?

Colocar em prática tudo que planejamos para nossa carreira e nossas metas de performance profissional nem sempre é uma tarefa fácil.

 

Por isso, separamos algumas dicas práticas para você desenvolver essa mentalidade estratégica e conseguir concretizar o que foi planejado. Confira:

 

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

 

Uma ótima forma de trabalhar e construir uma boa visão estratégica é estabelecendo metas próprias de curto, médio e longo prazo para a sua área de atuação. Por meio desta ação, você conseguirá se desenvolver melhor e crescer profissionalmente no seu segmento, além de auxiliar nas metas gerais da organização.

 

Saiba identificar tendências

 

Novas tendências estão surgindo a todo momento no mercado e em todos os campos de atuação. Por isso, não importa em qual área você trabalhe, acompanhar as novas estratégias é essencial para se manter competitivo no mercado, além de aprimorar o seu desenvolvimento profissional e também novos processos em sua metodologia de trabalho.

 

Busque respostas para todas as suas dúvidas

 

Adotar uma postura questionadora e curiosa é essencial para o seu crescimento e para o da empresa em que você trabalha. Portanto, não tenha medo: questione e busque entender as respostas para todas as suas perguntas.

 

Desenvolva a empatia

 

Além do pensamento estratégico, a empatia é também uma das habilidades mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho. Desenvolver a capacidade de entender e se colocar no lugar do outro é ter visão estratégica. Além disso, é uma competência considerada prioridade nos cargos de liderança. Portanto, se você quer crescer profissionalmente, é importante começar a trabalhar essa habilidade hoje mesmo.

 

Mantenha-se em constante aprendizado

 

Desenvolver visão estratégica implica em sair da zona de conforto. Para isso, é preciso que você se dedique ao crescimento e desenvolvimento da sua carreira. Uma boa forma de começar é investindo em cursos que desenvolvam e aprimorem suas habilidades. Adquirir sempre novos conhecimentos e se manter atualizado é ter visão estratégica.

Invista no seu futuro profissional

Personalize sua carreira com Pós e MBAs que cabem no seu bolso.

 

Na Pós Personalizada UNINASSAU Digital, você monta o seu curso de acordo com as suas necessidades, investindo a partir de R$ 2,40 por dia. Além disso, pode concluir a sua especialização em até 6 meses.

 

Prepare-se para dar um up na carreira com um dos maiores grupos educacionais do Brasil.

 

 Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.