ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

O que é psicologia organizacional? Entenda a importância nas empresas

A saúde emocional tem ganhado cada vez mais espaço na agenda de prioridades das empresas e do mundo corporativo. 

 

Segundo um levantamento realizado pela Organização Internacional do Trabalho junto com a Organização Mundial da Saúde são perdidos cerca de 12 bilhões de dias de trabalho a cada ano devido à depressão e à ansiedade. Esses dados servem como apelo por medidas para combater transtornos de saúde mental no ambiente profissional. 

 

A psicologia organizacional é a área do conhecimento que busca criar um ambiente de trabalho mais eficaz, saudável e satisfatório, tanto para os profissionais como para as organizações.

 

Nesse artigo, abordaremos os principais benefícios dessa área para as relações de trabalho e qual o papel do psicólogo organizacional nas empresas. Se você tem interesse em se aprofundar mais nesse segmento, siga a leitura. 

O que é psicologia organizacional? 

 

A psicologia organizacional é um campo da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano no contexto das organizações. Isto é, ela busca entender como os profissionais se relacionam com o ambiente de trabalho, como as organizações podem ser estruturadas de maneira eficaz e de que forma promover o bem-estar dos colaboradores.

 

Um dos principais objetivos dessa área do conhecimento é melhorar o desempenho e a eficácia das empresas, bem como a satisfação e a saúde mental dos funcionários. 

 

E isso é feito por meio da compreensão das necessidades e características individuais dos profissionais, da criação de um ambiente de trabalho saudável, do desenvolvimento de práticas de gestão adequadas e da promoção de uma cultura organizacional positiva.

 

Além disso, essa área do conhecimento também está preocupada com questões éticas e legais relacionadas ao ambiente organizacional, como discriminação, assédio, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde ocupacional e segurança.

 

Em resumo, é uma área que visa melhorar a eficácia e o bem-estar nas organizações por meio do entendimento do comportamento humano no trabalho e da aplicação de princípios e práticas psicológicas adequadas.

Quais os benefícios da psicologia organizacional nas empresas? 

 

A psicologia organizacional traz uma série de benefícios tanto para as organizações como para os indivíduos envolvidos. Aqui estão algumas das principais vantagens dessa área de atuação:

 

Melhora o desempenho organizacional

É uma área que contribui para a melhoria do desempenho das empresas, e isso resulta em colaboradores mais qualificados, motivados e engajados, o que impacta positivamente a produtividade e os resultados organizacionais.

 

Aumenta a satisfação no trabalho

Ao compreender as necessidades e expectativas dos profissionais, essa área trabalha para criar um ambiente organizacional mais satisfatório. Isso inclui o desenvolvimento de políticas e práticas que promovam equilíbrio e um clima positivo. A satisfação no trabalho está diretamente relacionada ao bem-estar e a permanência dos colaboradores na empresa.

 

Promove o bem-estar dos colaboradores

A psicologia organizacional se preocupa com o bem-estar físico e mental dos funcionários. Por isso, está sempre trabalhando para desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho e criar um ambiente saudável e seguro. O bem-estar dos colaboradores está relacionado à sua saúde, felicidade e produtividade.

 

Proporciona o desenvolvimento de lideranças eficazes

É uma área que trabalha no desenvolvimento de habilidades de liderança, identificando as competências necessárias para liderar com eficácia. Isso inclui o desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de conflitos, capacidade de motivar e engajar, e promover um clima de confiança e colaboração. Uma liderança eficaz tem um impacto significativo na cultura organizacional e no desempenho da equipe.

 

Melhora o clima organizacional

A psicologia organizacional visa promover um clima organizacional saudável e positivo. Isso inclui a criação de uma cultura organizacional que valoriza a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo. Um clima organizacional positivo aumenta a satisfação dos colaboradores, melhora a comunicação, promove o trabalho em equipe e reduz os níveis de estresse e conflito.

 

Leia também: Engajamento entre colaboradores: por que é tão importante promovê-lo?

Qual o papel do psicólogo organizacional? 

 

Os psicólogos organizacionais aplicam princípios e teorias da psicologia para resolver problemas relacionados ao trabalho. Para isso, utilizam uma variedade de métodos de pesquisa e técnicas de avaliação visando coletar dados e obter insights sobre o comportamento organizacional. 

 

Portanto, podem estar envolvidos em várias áreas conduzindo pesquisas, entrevistas, observações, testes psicológicos, entre outros métodos. Aqui estão algumas das principais áreas de atuação do psicólogo organizacional:

 

Recrutamento e seleção: auxiliam no processo de contratação, desenvolvendo técnicas e critérios de seleção que identifiquem habilidades, competências e características necessárias para um desempenho eficaz no trabalho.

 

Treinamento e desenvolvimento: identificam as necessidades de treinamento adotando os programas mais adequados para capacitar os colaboradores, seja por meio de treinamentos, workshops ou programas de desenvolvimento profissional. 

 

Avaliação de desempenho: contribuem para a criação de sistemas de avaliação de desempenho que permitem medir e acompanhar o desempenho dos funcionários, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.

 

Motivação e engajamento: buscam entender as necessidades e expectativas dos colaboradores para desenvolver estratégias motivacionais e promover um ambiente de trabalho que estimule a participação ativa e o comprometimento.

 

Liderança e gestão: analisam as diferentes abordagens de liderança e gestão, identificando as competências necessárias para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e promover um estilo de liderança inspirador e eficaz.

 

Comunicação e trabalho em equipe: buscam melhorar a comunicação interna, promover a colaboração e a eficiência nos processos de trabalho, além de ajudar a resolver conflitos e melhorar a dinâmica de equipe.

 

Saúde ocupacional e bem-estar: se preocupam com o bem-estar físico e mental dos funcionários, desenvolvem estratégias para gerenciar o estresse, promover o equilíbrio, lidar com problemas de saúde ocupacional, além de criarem um ambiente de trabalho saudável e seguro.

 

Leia também: Gestão Humanizada: a estratégia para engajar e reter profissionais

Torne-se um especialista nessa área

 

A qualificação é o melhor caminho para o crescimento profissional. Amplie seus conhecimentos e desenvolva a sua melhor versão com uma Pós ou MBA EAD na Pós Personalizada UNINASSAU.  

 

Conheça a nossa pós-graduação em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Saúde Mental e torne-se especialista na área da psicologia que estuda e promove melhorias no ambiente de trabalho.

 

Matricule-se agora em uma das nossas opções ou monte a Pós ideal para o seu momento profissional. Não espere mais, comece hoje.