Elas fazem acontecer: 5 empreendedoras de sucesso para se inspirar e acompanhar
A participação feminina no mundo dos negócios vem crescendo positivamente, segundo um estudo realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc).
De acordo com o levantamento, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões.
Dados como esse reforçam a importância e necessidade de impulsionar cada vez mais o empreendedorismo feminino. Por isso, hoje, no Dia Internacional das Mulheres, queremos inspirar você através da trajetória de cinco empreendedoras de sucesso.
Conheça essas histórias:
Zica Assis
Ela transformou o cuidado com o cabelo afro em um modelo de negócio inovador.
À frente do Beleza Natural, um dos Institutos de Beleza mais respeitados do país, Zica construiu uma trajetória profissional de sucesso, marcada pelo exercício intenso do inconformismo e da superação de desafios.
Desde cedo aprendeu que é preciso dividir para multiplicar e que a união é de suma importante para conquistar um objetivo. Hoje esses valores são práticas de gestão e do engajamento de equipes da Beleza Natural.
Conheça o curso gratuito com Zica Assis.
Regina Tchelly
Nordestina de Serraria, no interior da Paraíba, Regina Tchelly demonstrou desde cedo ser uma empreendedora nata, enxergando oportunidades de renda em seu cotidiano. E foi através do projeto Favela Orgânica que a paraibana viu seus sonhos se concretizarem.
Com a missão de melhorar a relação de consumo com os alimentos, Regina, até então empregada doméstica e com apenas R$140,00 de capital inicial, criou o projeto Favela Orgânica em 2011, no morro da Babilônia, zona sul do Rio de Janeiro.
Através de oficinas e palestras sobre aproveitamento de alimentos, a empreendedora, ao lado de uma equipe que conta com 15 profissionais, ensina pessoas a preparar refeições do talo até a semente, evitando o desperdício com criatividade e afeto.
Além das oficinas na sede, ela e sua equipe também oferecem workshops para estabelecimentos como restaurantes, cantinas, escolas, feiras e até mesmo em Ceasas.
Ana Fontes
Empreendedora Social e fundadora da RME - Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, Ana Fontes foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019.
Reconhecida como uma das Top Voices do Linkedin em 2020, Ana é Pesquisadora de Gênero, especialista em empreendedorismo feminino, palestrante e painelista em workshops nacionais e internacionais, tendo passagem por eventos como o Fortune Most Powerful Women 2017, realizado em Washington, o Fórum Mundial de Direitos Humanos no Marrocos, ocorrido em 2014, TEDxSP 2016 e o Brasa 2018, em Atlanta.
Seu trabalho já lhe rendeu inúmeros reconhecimentos, entre os quais podemos destacar o prêmio Empreendedora do Ano pela Revista Istoé Dinheiro, Empreendedor Social da Folha de SP de 2020.
Conheça o curso gratuito com Ana Fontes.
Nina Silva
A sua própria experiência no mercado serviu como motivação para fomentar o empreendedorismo e a inclusão financeira de pessoas negras.
Fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva atua na área de tecnologia da informação há mais de 17 anos e busca, através do seu trabalho, abrir espaço para a diversidade e inclusão no mercado financeiro.
Cofundadora e CEO da D’Black Bank, fintech que conecta consumidores e empreendedores negros, Nina utiliza seu espaço para promover e disseminar ações e negócios sob o conceito de Black Money.
TOP Voice LinkedIn, Nina é considerada uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, pela Most Influential People of African Descent. Além disso, atua como especialista da CNN e colunista da Revista Exame e no MIT Sloan Review.
Alcione Albanesi
Empresária e empreendedora, Alcione é um símbolo de luta contra a miséria do sertão nordestino.
Fundadora da FLC Lâmpadas, líder no segmento de iluminação e pioneira na fabricação de LED no Brasil, Alcione é reconhecida não só pelo seu sucesso no mundo dos negócios, mas também como presidente e fundadora da ONG Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do país.
A frente da ONG, Alcione conta com mais de 10.300 voluntários ativos, promovendo ações de educação, geração de renda, desenvolvimento local e inclusão social para erradicar a fome e a miséria de milhares de pessoas.
Ao ano, são dedicadas mais de 372.000 horas para a realização de ações e projetos voluntários.
Histórias como essas são exemplos de como mulheres, através do empreendedorismo, estão transformando suas próprias realidades e também a de milhares de pessoas.
A sua jornada também pode ser transformadora
Dê seus primeiros passos no empreendedorismo e evolua de forma única.
Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o caminho certo para a sua evolução.
Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.