ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Adaptabilidade é a competência chave para o futuro do trabalho

Se antes as carreiras eram lineares e estruturadas, agora o cenário profissional é líquido e de transformação. Nesse contexto, uma habilidade vem se tornando uma conduta essencial entre os profissionais do mercado de trabalho, e principalmente entre os gestores: a adaptabilidade.

 

Segundo o relatório Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, 44% das habilidades dos profissionais devem sofrer modificações até 2027 por conta das transformações trazidas pelos novos cenários tecnológicos e pela transição verde dos negócios.

 

Por conta disso, 60% dessa força de trabalho atual vai precisar de treinamentos, requalificação e capacitação profissional para atender às novas necessidades do mercado. Ou seja, grande parte desses profissionais precisarão ser flexíveis e se adaptar as mudanças caso desejem seguir sendo bem-sucedidos.

 

Desafiador, não é mesmo? Mas, calma! Separamos algumas dicas essenciais para você começar a desenvolver a sua adaptabilidade e se preparar para as mudanças do futuro do trabalho. Vamos lá?

10 dicas para começar a desenvolver a sua adaptabilidade

 

A capacidade de se adaptar é uma habilidade cada vez mais valorizada em um mundo em constante evolução, onde as demandas e as tecnologias estão sempre mudando. Essa é uma competência valiosa, com um papel fundamental na vida profissional e pode ajudá-lo a ter sucesso em sua carreira. Aqui estão algumas dicas de como desenvolver a adaptabilidade profissional:

 

Esteja aberto à mudança

Aceite que a mudança é inevitável e faça um esforço para abraçá-la em vez de resistir a ela. O pensamento positivo em relação à mudança é o primeiro passo para se adaptar de forma eficaz.

 

Esteja disposto a aprender

Mantenha uma atitude de aprendizado contínuo. Esteja aberto a adquirir novos conhecimentos e competências relacionados ao seu campo de atuação. A aprendizagem é fundamental para se adaptar a novos desafios.

 

Leia também: Capacidade de aprender é uma das habilidades mais valorizadas

 

Mantenha-se atualizado

Acompanhe as tendências e avanços em sua área de atuação. Isso pode incluir a leitura de livros, artigos, blogs, participação em cursos e conferências, podcasts, e seguir influenciadores da sua área nas redes sociais.

 

Desenvolva habilidades de resolução de problemas

A capacidade de identificar problemas e encontrar soluções é fundamental para a adaptabilidade profissional. Pratique a resolução de problemas de forma sistemática e criativa.

 

Seja flexível

Esteja disposto a se adaptar a diferentes circunstâncias, como mudanças na equipe, na estrutura da empresa ou nos processos de trabalho. A flexibilidade é uma skill valiosa em um ambiente de trabalho dinâmico.

 

Cultive a inteligência emocional

A inteligência emocional envolve a capacidade de reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Isso é importante para se adaptar a situações de conflito, estresse e mudança.

 

Leia também: Inteligência Emocional: uma habilidade essencial para a sua carreira

 

Construa uma rede de contatos sólida

Ter uma rede de contatos profissionais pode ser extremamente útil ao se adaptar a novas situações. Mantenha relacionamentos com colegas, mentores e outros profissionais que possam oferecer orientação e suporte.

 

Pratique a resiliência

A resiliência envolve a capacidade de lidar com a adversidade e se recuperar de falhas ou contratempos. Desenvolvê-la pode ser útil para o enfrentamento de desafios, facilitando a adaptação contínua.

 

Avalie seu progresso

Regularmente, avalie seu desenvolvimento profissional e a eficácia de suas estratégias de adaptação. Faça ajustes conforme necessário.

 

Dica bônus!

Lembre-se de que a adaptabilidade profissional é um processo contínuo e exige comprometimento e esforço. Aqueles que são capazes de se adaptar com facilidade são mais propensos a alcançar o sucesso em suas carreiras, independentemente das mudanças que possam surgir.

Desenvolva a sua melhor versão

Apostar em qualificação é, sem dúvidas, o melhor caminho para o seu crescimento profissional.

 

Amplie seus conhecimentos e desenvolva as habilidades necessárias para a sua carreira com uma Pós Personalizada UNINASSAU Digital. Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional e estuda 100% online com formação em até 6 meses.

 

Escolha crescer profissionalmente com uma das maiores universidades brasileiras. A sua carreira merece esse up. 

 

Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.