Adaptabilidade é a competência chave para o futuro do trabalho

Se antes as carreiras eram lineares e estruturadas, agora o cenário profissional é líquido e de transformação. Nesse contexto, uma habilidade vem se tornando uma conduta essencial entre os profissionais do mercado de trabalho, e principalmente entre os gestores: a adaptabilidade.

Segundo o relatório Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, 44% das habilidades dos profissionais devem sofrer modificações até 2027 por conta das transformações trazidas pelos novos cenários tecnológicos e pela transição verde dos negócios.

Por conta disso, 60% dessa força de trabalho atual vai precisar de treinamentos, requalificação e capacitação profissional para atender às novas necessidades do mercado. Ou seja, grande parte desses profissionais precisarão ser flexíveis e se adaptar as mudanças caso desejem seguir sendo bem-sucedidos.

Desafiador, não é mesmo? Mas, calma! Separamos algumas dicas essenciais para você começar a desenvolver a sua adaptabilidade e se preparar para as mudanças do futuro do trabalho. Vamos lá?

10 dicas para começar a desenvolver a sua adaptabilidade

A capacidade de se adaptar é uma habilidade cada vez mais valorizada em um mundo em constante evolução, onde as demandas e as tecnologias estão sempre mudando. Essa é uma competência valiosa, com um papel fundamental na vida profissional e pode ajudá-lo a ter sucesso em sua carreira. Aqui estão algumas dicas de como desenvolver a adaptabilidade profissional:

Esteja aberto à mudança

Aceite que a mudança é inevitável e faça um esforço para abraçá-la em vez de resistir a ela. O pensamento positivo em relação à mudança é o primeiro passo para se adaptar de forma eficaz.

Esteja disposto a aprender

Mantenha uma atitude de aprendizado contínuo. Esteja aberto a adquirir novos conhecimentos e competências relacionados ao seu campo de atuação. A aprendizagem é fundamental para se adaptar a novos desafios.