Engajamento entre colaboradores: por que é tão importante promovê-lo?
Promover o engajamento entre colaboradores é um dos fatores essenciais para o sucesso de um negócio. É o que mostra alguns estudos feitos pela consultoria Gartner, que apontam a conexão emocional como um fator fundamental para fortalecer a cultura corporativa.
Conforme o estudo, quando um profissional desenvolve proximidade emocional com o trabalho, essa conexão com a cultura da empresa tem potencial para aumentar em até 27% seu engajamento. Talvez pelo vínculo afetivo proporcionar maior sentido para o trabalho na vida do colaborador.
O engajamento profissional envolve bem mais que apenas um compromisso formal de trabalho. Profissionais engajados não apenas realizam bem as suas tarefas, mas se sentem parte da organização. E, assim, passam a produzir mais e com maior qualidade.
Por isso, não é atoa que o engajamento entre colaboradores está sendo apontado como uma das prioridades para as lideranças, conforme o levantamento Global Human Capital Trends Report da Deloitte. E ainda é uma das apostas para combater os desafios empresariais do mercado.
Quer entender mais sobre este tema tão importante para o seu negócio ou carreira? Então, esta leitura é para você.
O que é um colaborador engajado?
Um colaborador engajado é aquele que se identifica com a filosofia da organização. Esse profissional compreende o seu papel dentro da empresa e se sente responsável pelo seu crescimento.
É visto como um trabalhador colaborativo, dinâmico, criativo e produtivo, que está constantemente em busca de objetivos comuns e não apenas individuais ou do seu setor. O profissional engajado pensa no crescimento da organização como um todo e realiza o seu trabalho com dedicação.
Como desenvolvem vínculo emocional com suas atividades e com o seu local de trabalho, é comum que encarem suas ocupações não apenas como um emprego e sim como a realização profissional que almejam. Portanto, são colaboradores que possuem metas bem definidas e perspectivas de desenvolvimento constante.
Qual é a importância de promover o engajamento entre colaboradores?
Promover o engajamento entre colaboradores é essencial para as empresas. Isso porque, a técnica contribui sensivelmente para reduzir níveis de demissões e índices de insatisfação e conflitos.
Além disso, através do engajamento é possível reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação dos colaboradores. O que faz o negócio atingir novos padrões de excelência.
Quando há investimento no capital humano, existe envolvimento entre profissional e organização, permitindo maiores benefícios para o fortalecimento da cultura organizacional.
Profissionais engajados desenvolvem suas competências com maior assertividade, disposição e dedicação. Afinal, se sentem importantes como parte do processo produtivo.
E o resultado não poderia ser outro: maior produtividade, bom desempenho das funções e senso de pertencimento e orgulho em fazer parte de uma equipe valorizada. É por isso que as empresas mantêm o engajamento de colaboradores como uma prioridade e como uma técnica tão indispensável para os tempos atuais.
Benefícios do engajamento entre colaboradores
Colaboradores engajados tem potencial para oferecer diversas vantagens a um negócio. O vínculo emocional com o trabalho, permite ao profissional identificar o sentido das suas tarefas, e faz com que ele as execute com maior empenho, qualidade e satisfação, melhorando a produtividade do negócio.
Além dessa, separamos outras 5 das principais vantagens que uma empresa pode se beneficiar caso ela decida promover o engajamento entre os seus colaboradores. Veja:
1. Melhoria do clima organizacional, mais infraestrutura, menos estresse e conflitos;
2. Crescimento constante da produtividade;
3. Redução do número de demissões e falta do cumprimento de obrigações;
4. Maior crescimento e desenvolvimento de competências e habilidades;
5. Aumento dos lucros do negócio.
Erros que prejudicam o engajamento entre colaboradores
Alguns descuidos ou falhas também podem atrapalhar o engajamento da equipe. Separamos 3 principais erros que costumam afetar os colaboradores nesse sentido. Descubra quais são eles e prepare-se para evitá-los:
1. Liderança pouco comprometida com os colaboradores e a equipe;
2. Implementação de novas tecnologias sem preparação e regras de uso;
3. Pressionar compulsivamente as mudanças da companhia. Os membros da equipe precisam sentir que estão crescendo junto à empresa a partir dessas mudanças.
Descubra também 5 maneiras de construir o senso de pertencimento em colaboradores.
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