Técnica Feynman: Aprenda qualquer coisa em 4 passos

Buscar novos conhecimentos e ampliar habilidades são formas de investir em si mesmo e alcançar o sucesso profissional. Entretanto, esse processo pode envolver um grande volume de informações, por isso é preciso encontrar métodos e técnicas eficazes e que estimulem o seu aprendizado.

A Técnica Feynman é uma delas. Desenvolvida pelo ganhador do Prêmio Nobel de Física, Richard Feynman, ela consiste em obter a compreensão absoluta sobre qualquer assunto utilizando apenas 4 passos.

Confira no artigo de hoje, como funciona esse passo a passo e entenda como você pode aplicá-lo a sua rotina de trabalho e estudos.

Passo 1 - Escolha um tópico para ser aprendido

Pode ser qualquer assunto ou conceito. Na etapa inicial, a ideia é escolher um tópico de seu interesse para se aprofundar, seja uma tarefa do trabalho ou uma disciplina do seu curso de pós-graduação.

Após essa escolha, faça anotações sobre tudo o que sabe deste tema. Quanto mais informações, melhor.

Passo 2 - Ensine esse assunto para outra pessoa

Nessa etapa, você passará a compreender o assunto. A ideia é explicar tudo o que sabe sobre ele para outra pessoa, como se estivesse explicando algo para uma criança. É importante explicar o assunto com termos de fácil compreensão, pois dessa forma, você será capaz de consolidar o seu conhecimento e entender o que ainda não está bem claro sobre o assunto.

Passo 3 - Identifique se algo ficou mal compreendido

Ao constatar o que ainda não está bem claro e compreendido sobre o assunto é preciso voltar à etapa inicial e realizar uma nova revisão sobre o tema. É importante que todo o conteúdo esteja claro e bem fixado.

Passo 4 - Faça um resumo sobre tudo que aprendeu

Ao final, resuma tudo o que aprendeu, organizando o conteúdo de forma simples e fluída. Nessa etapa o seu conhecimento estará consolidado e você poderá organizar tudo o que sabe em pequenas doses de informações sobre o assunto.

Invista no seu conhecimento

Cada etapa do seu desenvolvimento profissional importa. Por isso, na UNINASSAU DIGITAL, você monta a pós-graduação e o MBA de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas do seu curso, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça as áreas disponíveis em nosso portfólio e evolua do seu jeito.