APROVEITE ÚLTIMA SEMANA COM 50% OFF. VAGAS LIMITADAS!

Escuta ativa: uma das competências mais valorizadas entre líderes

Promover a boa comunicação entre equipes é fundamental para a gestão estratégica de pessoas. E uma das práticas que vem sendo bastante utilizada para alcançar esses resultados é a da escuta ativa.

O método vem sendo amplamente incorporado nos ambientes de trabalho. E funciona como uma alternativa para melhorar os canais de diálogo entre líderes e liderados.

A escuta ativa é uma das competências mais valorizadas entre os cargos de liderança. Afinal, ela ajuda no crescimento e reconhecimento de talentos. Além de aumentar as habilidades interpessoais, tão importantes para a carreira profissional.

Quer entender melhor como funciona essa prática? Então, siga a leitura e descubra os benefícios que ela pode agregar para sua carreira.

O que é escuta ativa?

Uma prática que combina habilidades de ouvir e responder sem invalidar comentários. A escuta ativa é uma forma mais eficiente e atenta de escutar. A prática oferece a quem fala, opiniões e conselhos e é uma espécie de escuta com empatia.

A ideia é que quem escuta, tente se colocar no lugar de quem fala. Assim, é possível compreender formas de pensar e sentir e alcançar um entendimento mais profundo da mensagem que está sendo transmitida.

Mas o método não é apenas sobre compreender e se colocar no lugar do outro. A capacidade da escuta ativa está justamente em saber se comunicar bem. E isso também envolve escolher bem as palavras e usar uma linguagem corporal adequada. Afinal, essas também são formas de se comunicar e se mostrar atento e interessado.

Quem pratica a escuta ativa, além de prestar atenção ao que está sendo dito, também procura compreender como e porquê aquilo está sendo falado.

No meio corporativo, essa prática faz toda a diferença. Afinal, contribui para o fortalecimento das relações e das dinâmicas de trabalho. Profissionais que desejam alcançar o sucesso precisam desenvolver boas práticas deste método.

Qual a importância de praticar a escuta ativa?

A escuta ativa é importantíssima para melhorar o clima organizacional e fomentar um ambiente mais inclusivo e criativo.

O método ajuda a promover o sentimento de valorização entre os colaboradores. E possibilita criar um sentimento de confiança, fortalecendo as relações de trabalho e diminuindo conflitos.

Individualmente, a prática também é bastante benéfica aos profissionais. Afinal, ajuda a minimizar erros de execução e evita o retrabalho. Sem perder tempo com refação, esses profissionais têm mais espaço para o surgimento de novas ideias.

Líderes que praticam a escuta ativa com seus colaboradores criam um ambiente mais harmônico. Enquanto os que ouvem de forma crítica e distraída, geram desconfiança e não são tão próximos de seus colaboradores.

Quais são os benefícios da escuta ativa para a carreira?

Além dos benefícios já apresentados, a escuta ativa ainda é capaz de proporcionar diversas outras vantagens. Veja as principais:

• Propicia conexões mais profundas e significativas;

• Ajuda a desenvolver melhor a empatia;

• Gera mais confiança entre os colaboradores e times;

• Melhora a relação entre as equipes de trabalho, proporcionando mais estímulo;

• Diminui conflitos internos causados por falhas na comunicação;

• Possibilita uma comunicação mais assertiva e eficaz;

• Aumenta a segurança no trabalho;

• Promove a cultura de inovação já que os profissionais se sentem seguros para expressar suas ideias.

Como colocá-la em prática?

As oportunidades para colocar a escuta ativa em prática são intermináveis. No trabalho, ela pode estar presente nos processos de seleção, nos momentos de brainstorming, e também em feedbacks e treinamentos.

Veja algumas formas de você ativar o método no seu dia a dia:

• Evite distrações quando estiver dialogando;

• Preste atenção em tudo que é dito, não somente no que convém;

• Tenha paciência: deixe que a pessoa diga o que precisa no tempo que necessita;

• Evite interpretar o que é dito sob suas perspectivas;

• Não interrompa ou tente concluir o pensamento do outro antes que ele o faça;

• Pratique a empatia, ela é a chave da escuta ativa;

• Observe com atenção os movimentos e as expressões faciais do outro;

• Utilize a linguagem corporal para deixar a pessoa à vontade;

• Se coloque no lugar do outro sempre que possível;

• Dê feedbacks e interaja com o diálogo;

• Não julgue;

• Estime o diálogo aberto.

Leia também Capacidade de se comunicar é a competência mais valorizada para 2023.

Desenvolva as habilidades certas para sua carreira

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.

Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

Não perca mais tempo: Acesse o nosso site, conheça nossos cursos e se matricule já.