Escuta ativa: uma das competências mais valorizadas entre líderes
Promover a boa comunicação entre equipes é fundamental para a gestão estratégica de pessoas. E uma das práticas que vem sendo bastante utilizada para alcançar esses resultados é a da escuta ativa.
O método vem sendo amplamente incorporado nos ambientes de trabalho. E funciona como uma alternativa para melhorar os canais de diálogo entre líderes e liderados.
A escuta ativa é uma das competências mais valorizadas entre os cargos de liderança. Afinal, ela ajuda no crescimento e reconhecimento de talentos. Além de aumentar as habilidades interpessoais, tão importantes para a carreira profissional.
Quer entender melhor como funciona essa prática? Então, siga a leitura e descubra os benefícios que ela pode agregar para sua carreira.
O que é escuta ativa?
Uma prática que combina habilidades de ouvir e responder sem invalidar comentários. A escuta ativa é uma forma mais eficiente e atenta de escutar. A prática oferece a quem fala, opiniões e conselhos e é uma espécie de escuta com empatia.
A ideia é que quem escuta, tente se colocar no lugar de quem fala. Assim, é possível compreender formas de pensar e sentir e alcançar um entendimento mais profundo da mensagem que está sendo transmitida.
Mas o método não é apenas sobre compreender e se colocar no lugar do outro. A capacidade da escuta ativa está justamente em saber se comunicar bem. E isso também envolve escolher bem as palavras e usar uma linguagem corporal adequada. Afinal, essas também são formas de se comunicar e se mostrar atento e interessado.
Quem pratica a escuta ativa, além de prestar atenção ao que está sendo dito, também procura compreender como e porquê aquilo está sendo falado.
No meio corporativo, essa prática faz toda a diferença. Afinal, contribui para o fortalecimento das relações e das dinâmicas de trabalho. Profissionais que desejam alcançar o sucesso precisam desenvolver boas práticas deste método.
Qual a importância de praticar a escuta ativa?
A escuta ativa é importantíssima para melhorar o clima organizacional e fomentar um ambiente mais inclusivo e criativo.
O método ajuda a promover o sentimento de valorização entre os colaboradores. E possibilita criar um sentimento de confiança, fortalecendo as relações de trabalho e diminuindo conflitos.
Individualmente, a prática também é bastante benéfica aos profissionais. Afinal, ajuda a minimizar erros de execução e evita o retrabalho. Sem perder tempo com refação, esses profissionais têm mais espaço para o surgimento de novas ideias.
Líderes que praticam a escuta ativa com seus colaboradores criam um ambiente mais harmônico. Enquanto os que ouvem de forma crítica e distraída, geram desconfiança e não são tão próximos de seus colaboradores.
Quais são os benefícios da escuta ativa para a carreira?
Além dos benefícios já apresentados, a escuta ativa ainda é capaz de proporcionar diversas outras vantagens. Veja as principais:
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Propicia conexões mais profundas e significativas;
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Ajuda a desenvolver melhor a empatia;
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Gera mais confiança entre os colaboradores e times;
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Melhora a relação entre as equipes de trabalho, proporcionando mais estímulo;
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Diminui conflitos internos causados por falhas na comunicação;
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Possibilita uma comunicação mais assertiva e eficaz;
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Aumenta a segurança no trabalho;
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Promove a cultura de inovação já que os profissionais se sentem seguros para expressar suas ideias.
Como colocá-la em prática?
As oportunidades para colocar a escuta ativa em prática são intermináveis. No trabalho, ela pode estar presente nos processos de seleção, nos momentos de brainstorming, e também em feedbacks e treinamentos.
Veja algumas formas de você ativar o método no seu dia a dia:
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Evite distrações quando estiver dialogando;
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Preste atenção em tudo que é dito, não somente no que convém;
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Tenha paciência: deixe que a pessoa diga o que precisa no tempo que necessita;
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Evite interpretar o que é dito sob suas perspectivas;
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Não interrompa ou tente concluir o pensamento do outro antes que ele o faça;
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Pratique a empatia, ela é a chave da escuta ativa;
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Observe com atenção os movimentos e as expressões faciais do outro;
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Utilize a linguagem corporal para deixar a pessoa à vontade;
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Se coloque no lugar do outro sempre que possível;
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Dê feedbacks e interaja com o diálogo;
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Não julgue;
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Estime o diálogo aberto.
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