ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

Matricule-se agora com 50% de desconto 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Como lidar com a pressão no trabalho? Veja 5 maneiras.

A pressão no trabalho é um dos principais motivos que comprometem a produtividade dos profissionais e causam o aumento do desenvolvimento de doenças mentais, como a síndrome de Burnout.

 

Segundo pesquisas, 70% dos diagnósticos dessa doença são justamente por conta do excesso de trabalho. Tanto que o problema foi reconhecido recentemente pela Organização Mundial da Saúde e classificado como doença ocupacional. 

 

Entre os fatores que contribuem para a síndrome estão: prazos apertados, cobranças excessivas, metas, entregas a cumprir, além de grandes reuniões ou apresentações com clientes. 

 

Entretanto, essas são atividades corriqueiras e que fazem parte da rotina de trabalho de grande parte dos profissionais. Então, como lidar com esse problema? Torna-se necessário desenvolver uma habilidade importante e essencial para contornar o esgotamento: aprender a lidar melhor com os momentos de pressão. 

 

Se você se sente sobrecarregado e quer entender melhor como fazer isso, siga esta leitura.

 

Nesse artigo, você vai compreender a importância de lidar com a pressão no dia a dia, quais as consequências de administrar mal as emoções e, ainda, ter acesso à 5 técnicas capazes de ajudá-lo a administrar melhor esses momentos. 

Qual a importância de aprender a lidar com a pressão no trabalho? 

Desenvolver a capacidade de administrar corretamente as emoções é essencial para aprender a lidar melhor com a pressão no trabalho. Além disso, pode ser bastante benéfico para a evolução da carreira.

 

Trabalhar sob pressão possibilita maior desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, o processo permite o aperfeiçoamento de novas habilidades, tanto técnicas como emocionais. E isto, consequentemente, permite uma aprendizagem mais prática e proporciona maior evolução.

 

A pressão no trabalho obriga o profissional a sair da sua zona de conforto. Assim, ele também começa a se conhecer melhor e saber quais são os seus limites e até onde pode chegar. 

 

Esses momentos de autorreflexão, quando bem aproveitados, permitem reconhecer quais cuidados ou decisões devem ser tomadas caso ocorram outras situações semelhantes. 

Sendo assim, os momentos de pressão podem ser uma ótima oportunidade para o profissional mostrar suas habilidades e o seu valor no cargo que ocupa. 

 

Além disso, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais equilibrados, resilientes, conciliadores, flexíveis, e que não percam o foco nos resultados. Por isso é tão importante aprender a lidar com serenidade nesses momentos. Os que conseguem mostrar força mental e qualidade nas entregas mesmo sob pressão, se destacam entre os demais líderes e liderados. Mas, é claro, a pressão deve ser administrada de forma saudável para evitar danos à saúde. 

Quais as consequências de não administrar bem as emoções nos momentos de pressão?

Estresse, conflitos com líderes e colegas de trabalho, sobrecarga psicológica, emocional e física estão entre as principais consequências causadas por  uma má administração das emoções nos momentos de pressão no trabalho. 

 

Além disso, não saber lidar com a pressão pode ser bastante prejudicial à carreira. Profissionais que não conseguem administrar bem o trabalho sob pressão dificilmente conquistam cargos maiores ou de liderança nas empresas. E isso prejudica seus planos de carreira. Portanto, é essencial desenvolver essa habilidade. Afinal, quanto maior for o cargo, maiores serão os desafios. 

 

Se você faz parte dos profissionais que ainda acreditam que não conseguem trabalhar dessa forma, veja, a seguir, 5 técnicas para administrar melhor os momentos de pressão no trabalho. Você pode aplicá-las na vida pessoal e profissional. 

5 técnicas para lidar com a pressão no trabalho 

 

1. Mantenha a calma

 

Tente ver o momento de pressão como uma oportunidade para testar os seus limites, conhecer o seu potencial e desenvolver novas habilidades e competências. Evite entrar em pânico quando surgir um problema que gere pressão no trabalho. Sentir medo é saudável em diversas situações, mas entrar em pânico pode te paralisar e isso não é bom. 

  1.  

2. Divida a resolução em etapas e mapeie quem possa ajudar você 

 

Divida o problema em etapas. Essa ótica pode ajudar a suavizar o entendimento sobre a questão e tornar a sua relação com a pressão no trabalho mais leve. E distribua as responsabilidades. Procure profissionais que possam ajudá-lo a administrar o contratempo. Assim, você verá que a situação está andando e não depende só da sua ação, o que também vai ajudar a minimizar os níveis de pressão. 

 

3. Busque ações corretivas

 

Quando a questão estiver solucionada, analise a situação para que o problema não volte a acontecer. Converse com outros profissionais da área, troque informações e experiências e entenda se existe necessidade de melhorias em alguns processos. 

 

4. Cuide da linguagem corporal 

 

Adote uma postura preventiva. Mesmo que você esteja tenso por se sentir pressionado, tenha cuidado para não deixar isso transparecer. Você se conhece, portanto, sabe quais os gatilhos são capazes de te desestabilizar. Fique alerta para evitar que isso aconteça e se mantenha organizado, sempre um passo à frente. Assim, quando surgirem contratempos você não irá se desesperar. 

 

5. Cuide de você e da sua saúde

 

Ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para lidar bem com a pressão no trabalho. Cuide de você e da sua saúde. Faça pausas durante o dia ou após períodos turbulentos. Preze por uma boa noite de sono. Dormir adequadamente pode ser restaurador para lidar melhor com a pressão e manter a saúde mental. Fazer exercícios regularmente e ter uma alimentação saudável podem contribuir para uma melhor noite de sono. 

 

Leia também Inteligência Emocional: A habilidade essencial para a sua carreira.

Desenvolva as habilidades certas para a sua carreira

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras e impulsione a sua carreira.

 

Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

 

Aproveite 30% de desconto e escolha entre parcelas de R$ 139,90 em 18x ou vantagens à vista.

 

Não perca mais tempo: Acesse o nosso site, conheça nossos cursos e se matricule já.