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Inteligência Emocional: A habilidade essencial para a sua carreira

Construir boas relações é um fator essencial para quem deseja alcançar o sucesso na carreira. Entretanto, para estabelecer conexões saudáveis, precisamos aprender a reconhecer as nossas próprias emoções e entender como elas impactam em nossos posicionamentos e decisões.

 

A Inteligência Emocional é um conceito criado pelo renomado psicólogo, escritor e jornalista norte-americano Daniel Goleman, que define a nossa capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com os nossos próprios sentimentos e também o dos outros.

 

Essa habilidade vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, sendo vista como uma competência fundamental para o desenvolvimento profissional. Descubra em nosso artigo, como a Inteligência Emocional pode beneficiar a sua carreira.

A Inteligência Emocional de Daniel Goleman

Considerado o pai da inteligência emocional, Daniel Goleman estabelece que, para alcançar a verdadeira inteligência emocional é preciso aprimorar habilidades fundamentais ao ser humano como o autoconhecimento, a gestão das emoções, a empatia e a sociabilidade. 

 

Entre os pilares da Inteligência Emocional, segundo Goleman, estão:

 

  • Autoconsciência: refere-se a nossa capacidade de reconhecer as emoções.
  • Autorregulação: refere-se a nossa capacidade de lidar com as emoções.
  • Automotivação: refere-se a nossa capacidade de se motivar e se manter motivado.
  • Empatia: é uma referência a capacidade que temos de nos colocar no lugar dos outros.
  • Habilidades sociais: refere-se às nossas capacidades de interação social.

Qual a importância da Inteligência Emocional para a carreira? 

Segundo o Global Talent Report, relatório anual divulgado pelo LinkedIn, a inteligência emocional figura entre as habilidades mais requisitadas pelo mercado ao lado da adaptabilidade, colaboração, criatividade, inovação e persuasão.

 

Na carreira, essa habilidade proporciona inúmeros benefícios como uma comunicação mais efetiva e empática, maior colaboração e trabalho em equipe, facilidade para mediar e solucionar conflitos, além do aumento da produtividade, bem-estar e satisfação com a vida profissional e pessoal.

Como desenvolver a sua inteligência emocional?

Para quem deseja começar a desenvolver a inteligência emocional e aplicá-la à carreira, aqui vão alguns insights que podem ajudar nesse processo:

 

  • Desenvolva a sua autoconsciência.
  • Reconheça as emoções negativas.
  • Utilize a Psicologia Positiva em sua jornada de aprimoramento.
  • Pratique a empatia.
  • Desenvolva a sua persuasão.
  • Aprimore as suas habilidade de comunicação.

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Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

 

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

 

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