Fim de ano: Como manter o equilíbrio entre vida e trabalho?

Alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é indispensável para manter o bem-estar e a produtividade no trabalho. E na época de festas, essa harmonia se torna uma necessidade ainda mais importante. Afinal, é quando ocorre um acúmulo de funções na agenda, que se não forem bem administradas, podem levar ao esgotamento.

Segundo a Associação Psiquiátrica Americana, 31% dos adultos acreditam que ficam mais estressados nesta época de festas, e que a necessidade de estarem sempre conectados aumenta os seus níveis de estresse, comprometendo sua produtividade e bem-estar mental e físico.

Sabemos que a concepção de equilíbrio pode ser diferente para cada pessoa, mas também é possível evitar tantos danos adotando uma cultura de produtividade mais consciente.

Quer entender como? Veja, à seguir, algumas maneiras de manter o equilíbrio entre vida e trabalho no fim do ano:

Administre o seu tempo

Harmonize seus períodos de descanso e trabalho. Não dá para arriscar a saúde física e mental ao abandonar rotinas de autocuidado, não é mesmo? Por isso, se organize e tenha tempo para a carreira, para você, para suas relações e para cuidar da sua saúde também. Um dos primeiros passos para o desequilíbrio é passar horas dedicadas a tarefas e atividades sem considerar o corpo e a mente.

Antecipe-se

Programe-se para adiantar as atividades dos períodos em que deseja estar off. Assim é mais fácil de escapar do estresse e do esgotamento no trabalho. Evite prazos irreais ou começar o dia com pressa. No final da tarde, estabeleça limites que não ultrapassem seu horário de descanso ou tempo pessoal. Além disso, faça também constantemente uma autoanálise para entender se você já atingiu o seu limite antes que os sinais de exaustão apareçam.

Reserve um tempo para suas relações

Buscar momentos de descontração ao lado de familiares e amigos é extremamente necessário, ainda mais nessa época de festividades onde as relações ficam ainda mais em evidência. Além disso, estudos comprovam que essa é uma excelente maneira de evitar o agravamento de doenças psicológicas. Portanto, reserve um tempo para dividir os problemas e compartilhar os momentos felizes com quem você ama. Nunca descuide dos amigos, relacionamentos e da família em função do trabalho.

Esqueça o trabalho nos momentos de lazer

No seu tempo livre, esqueça as demandas e os problemas do trabalho. Lembre-se somente de focar no seu momento de descanso e lazer. Não estabelecer limites ou trabalhar além do horário são hábitos comuns de quem vive em desequilíbrio. Você pode até achar que trocar momentos de descanso e lazer por algumas horas a mais no trabalho seja inofensivo, mas a longo prazo pode causar grandes problemas. Lembre-se do primeiro item: equilibre seu tempo.

Separe um tempo extra para si

Lembre-se: você em primeiro lugar. Se você costuma colocar suas necessidades sempre no final da lista para atender as demandas do trabalho, não está sendo a melhor versão de si mesmo. Para dar mais aos outros é preciso primeiro praticar o autocuidado. Portanto, reserve sempre um tempinho extra para gastar com você. Uma boa dica é fazer isso entre os compromissos de trabalho. O tempo extra ajuda a amenizar o estresse e acalma o seu dia.