A importância de criar conexões reais para a carreira

Ter uma ótima formação, experiências profissionais relevantes e dominar diversas línguas são excelentes diferenciais competitivos para a carreira. Mas, hoje em dia, só essas competências já não bastam para crescer profissionalmente.

Hoje também é preciso manter uma rede de relacionamentos ativa. Afinal, o Brasil é um país altamente sociável e abraçou por completo as redes sociais, segundo um estudo conduzido pela Telefónica na Espanha, Brasil e outros países da América Latina.

Quando comparado aos outros países, os brasileiros são os que mais consideram as relações pessoais como fundamentais, cerca de 85% da população. Além disso, entre as descobertas feitas ao longo das décadas, a manutenção das relações interpessoais é considerada um dos principais ingredientes que compõem a fórmula da felicidade.

Para a carreira, conhecer novas pessoas e estabelecer essas conexões pode auxiliar no desenvolvimento profissional, além de ajudar a encontrar mentores, criar um negócio próprio ou até mesmo abrir novas portas profissionalmente.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas e aprendizados que podem ajudar você a estabelecer conexões reais, e consequentemente, ficar mais feliz e saudável. Acompanhe:

Use a tecnologia como aliada das conexões reais

Com a internet, o mundo conectado e as redes sociais temos a possibilidade de conexão com o mundo todo, o que oferece diversos benefícios. A tecnologia é uma aliada para manter as relações humanas. Afinal, para os brasileiros estar conectado tem muitos significados e aproxima as pessoas. Portanto, use essas ferramentas como aliadas para encurtar distâncias e manter o contato com amigos, familiares e novas oportunidades.

Fortaleça as relações

Invista em aprofundar as conexões com as pessoas em que você se identifica ou as que você tem confiança para estreitar laços. Fique próximo de quem lhe faz bem e quem impulsiona você a ser melhor. Sabemos que os vínculos são classificados em diferentes níveis, com base em grau de afinidade, intimidade e contato, mas sempre é possível transformar conexões com o tempo. Lembre-se disso.

Não abra mão do olho no olho

Mesmo que o Brasil tenha abraçado as redes sociais, não esqueça que quando falamos de relações de qualidade, o encontro presencial ainda fica à frente do virtual: 79% dos entrevistados não abrem mão do olho no olho. Principalmente após a pandemia, que transformou os padrões de convívio e fez com que o tempo de qualidade frente à frente ganhasse ainda mais valorização. Para os brasileiros, ter tempo para encontros ao vivo é indispensável

Se desconectar é importante

Para 65% das pessoas se desconectar também é importante. E hoje já é possível fazer isso de várias maneiras apesar de ainda estar conectado. Você se desliga das atividades diárias mesmo quando está ouvindo música em uma plataforma, ao usar um app de meditação ou ver uma série pelo celular, por exemplo. Encontre a atividade ideal para você.

Tenha hábitos saudáveis

Mentalize que todos os dias você pode fazer algo para melhorar a sua qualidade de vida: seja praticar exercícios físicos, se alimentar bem, cuidar da saúde ou investir nas relações, como abordamos aqui nesse texto. Mas entenda também que os momentos desafiadores fazem parte da vida, e que ninguém é feliz o tempo todo. Respeite seu momento e entenda que o seu processo é único.

Descubra também como tornar a sua comunicação mais poderosa.

Invista no seu futuro no mercado

Dê o próximo passo para alcançar o sucesso. Desenvolva as competências que o mercado procura com uma Pós Personalizada da UNINASSAU Digital.

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar. E o melhor: pagando a partir de R$ 2,40 por dia.

Não deixe o seu sucesso profissional esperando. Matricule-se agora e evolua de forma única.