4 segredos para tornar a sua comunicação mais poderosa

A comunicação é uma competência essencial para o sucesso de um negócio. Independentemente da abordagem escolhida, um bom diálogo é capaz de construir laços de relacionamento, impulsionando o networking e ascensão na carreira.

Quem demonstra isso muito bem é Maddie Bregman. A empreendedora experiente e uma das principais consultoras da GenZ, mostrou como se pode construir uma empresa, relacionamentos, obter conselhos, encontrar mentores, e até mesmo levantar capital através da comunicação com e-mails frios.

Sua jornada profissional começou com uma conexão feita por meio de um único e-mail enviado para um destinatário sem contato prévio. Desde então, motivada por esse sucesso, ela selecionou e refinou técnicas para criar e-mails que são notados e respondidos por grandes CEOs e empresas.

A jovem empreendedora deu uma palestra no TEDx destacando como essa prática teve impacto na sua carreira. A grande notícia é que sua abordagem pode ser replicada usando algumas dicas simples que separamos para você a seguir.

Confira os 4 segredos de Maddie Bregman para conquistar uma comunicação poderosa e crescer profissionalmente:

1. Crie mensagens curtas e focadas

Executivos e influenciadores com mais visibilidade e responsabilidades já estão lotados de e-mails. Isto é, têm pouco tempo disponível para responder. Por isso, para aumentar a probabilidade de seu e-mail ser realmente lido, procure escrever uma mensagem curta e focada.

Frases curtas e espaçadas facilitam a leitura, afinal, o objetivo do primeiro e-mail é chamar a atenção e despertar o interesse do leitor. Por isso, nem pense em discursos de venda. Bregman costumava começar seus e-mails avisando que a leitura seria breve e em torno de 60 segundos.

2. Faça perguntas específicas

Outra dica que faz a diferença, segundo a jovem empreendedora, é construir perguntas específicas que despertem a motivação necessária para que a outra pessoa responda. Bergman destaca que é preciso que seja algo diferente para despertar a atenção. E dá duas dicas: enviar uma sugestão de melhoria ou apontar algum erro no sistema ou produto.

Para ela, pedir conselhos ou chamar para um café são coisas que muitas pessoas fazem e não provocam respostas, afinal executivos e influenciadores lutam para completar sua lista de tarefas diariamente. São pessoas solicitadas o tempo inteiro e que na maioria das vezes não tem tempo para tomar um café com alguém desconhecido.

3. Envie a mensagem para a pessoa mais indicada

Um dos erros mais comuns da comunicação nos negócios, segundo Bergman é tentar criar conexões com as pessoas erradas. Profissionais ocupados dificilmente vão dedicar um tempo do seu dia para encaminhar o seu e-mail para um departamento diferente, por exemplo.

Por isso, faça uma pesquisa antes e assegure que está entrando em contato com a pessoa certa para responder a sua pergunta ou resolver o seu problema. Encontrar o contato certo pode ser desafiador, mas para a jovem vale a pena o esforço.

4. Não subestime sua capacidade de criar conexões

A maioria das pessoas desiste se acha que não vai conseguir atingir o seu objetivo e simplesmente nem tenta, assumindo que está perdendo tempo. E realmente, criar conexões através de e-mails frios pode ser desafiador. Entretanto, Bregman destaca que se a comunicação for construída corretamente, usando as dicas expostas por ela, é possível criar conexões reais.

Esse não é o único ou melhor método para estabelecer um relacionamento profissional, afinal as taxas de resposta costumam ser baixas, mas com dedicação, persistência e paciência, pode funcionar.

No caso de Maddie Bergman, a empreendedora conseguiu receber conselhos de alguns dos nomes mais influentes nos negócios, e crescer profissionalmente.

Você também pode dar o próximo passo para alcançar o sucesso. Desenvolva as competências que o mercado procura com uma Pós Personalizada da UNINASSAU Digital.

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras. E o melhor: pagando a partir de R$ 2,40 por dia.

Não deixe o seu sucesso profissional esperando. Matricule-se agora e evolua com liberdade e de forma única.