Comunicação Não-Violenta: O que é e como praticá-la no seu dia a dia?
A comunicação é uma habilidade natural do ser humano, entretanto, se comunicar não é uma tarefa fácil. Durante a vida, essa competência passa por diversas fases e transformações, exigindo um aprendizado contínuo.
À medida que evoluímos e nossas relações se ampliam, passamos a reconhecer e entender qual é a melhor forma de se comunicar em cada situação. A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um bom exemplo disso.
Essa abordagem busca estimular um diálogo mais consciente e empática entre as pessoas. No artigo de hoje, vamos nos aprofundar nessa prática e descobrir colocá-la em prática no dia a dia. Continue a leitura.
Entendendo a Comunicação Não-Violenta
Foi inspirado pelos trabalhos de resistência não-violenta de personalidades importantes como Gandhi e Martin Luther King, que o psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, desenvolveu a Comunicação Não-Violenta.
Essa prática tem como objetivo estimular um diálogo mais compreensivo e colaborativo nas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Para isso, a CNV propõe 4 focos de atenção fundamentais para alcançar uma conexão mais empática e voltada para a resolução de conflitos.
Os 4 componentes da CNV são:
Observação
Neste foco, o objetivo é entender a situação antes de adotar qualquer postura defensiva ou de julgamento.
Sentimento
Aqui, a intenção é avaliar como nos sentimos ao ouvir o que o outro está dizendo e observar como ele reage às nossas colocações.
Fazer uma análise honesta dos nossos próprios sentimentos é essencial para a construção de um diálogo não-violento.
Necessidades
Entender o que queremos e estamos buscando com essa conversa é fundamental para uma comunicação mais efetiva. Por isso, é preciso expor suas necessidades e ouvir a do outro também.
Pedido
Nesse foco, comunicamos de forma clara o que desejamos ao outro, solicitando a sua ajuda.
Um pedido na CNV é uma oportunidade que damos para o outro de colaborar com as nossas vidas, sem que ele precise passar por cima de suas próprias necessidades.
5 livros para entender e praticar a Comunicação Não-Violenta
Para ajudar você a desenvolver essa comunicação na sua rotina, selecionamos 5 opções de leitura. Anote essas dicas:
- Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais - Marshall Rosenberg.
- Vivendo a Comunicação Não-Violenta: Como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz - Marshall Rosenberg.
- Como se relacionar bem usando a Comunicação Não-Violenta - Thomas d'Ansembourg.
- Ser bom não é ser bonzinho: Como a Comunicação Não-Violenta e a Arte do Palhaço podem te ajudar a identificar e expressar as suas necessidades - Cláudio Thebas.
- Conversas Corajosas: Como estabelecer limites, lidar com temas difíceis e melhorar os relacionamentos através da Comunicação Não-Violenta - Elisama Santos.
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