Microlearning: Pequenas doses de conhecimento no seu dia a dia
Com rotinas cada vez mais agitadas e dinâmicas, é necessário pensar e criar novas culturas educacionais dentro das organizações. Pauta em diversas empresas, o microlearning vem conquistando espaço entre os treinamentos corporativos.
Esse modelo de aprendizagem busca ensinar conteúdos utilizando práticas rápidas e objetivas, desenvolvendo habilidades e competências essenciais em uma rotina profissional. Através de apresentações curtas e linguagem acessível, o microlearning é uma forma eficaz de aprimorar os treinamentos, otimizar o tempo de trabalho e manter a equipe atualizada.
Bastante versátil, esse modelo pode ser utilizado em diversas situações. A internet é uma grande aliada, pois além de ser uma forma de proporcionar treinamentos e capacitações para a equipe, o formato é ideal para desenvolver ações pontuais entre os colaboradores.
Confira no artigo de hoje, quais são os benefícios desse modelo e dicas para implementar na sua empresa.
Para começar...
Quais são os benefícios do microlearning?
A praticidade é sem dúvida um dos principais pontos positivos desse modelo. O aprendizado é mais ágil e eficaz, seja ele presencial, semipresencial ou à distância.
O formato permite que os colaboradores acessem conteúdos ricos e objetivos de qualquer lugar, sem a necessidade de perder horas assistindo a uma palestra ou lendo alguma apresentação.
Outros pontos que chamam a atenção são a otimização do tempo e o engajamento dos profissionais com o formato de ensino.
Conheça as principais vantagens:
- Otimização de tempo
- Motivação e engajamento
- Maior produtividade
- Acessibilidade
- Objetividade
Mas por onde começar?
Bem, para dar início ao microlearning na sua organização é preciso planejar. Organizar o planejamento é o primeiro passo para executar esse modelo com sucesso.
Quais são os principais objetivos que você deseja alcançar através do método? Quem é o seu público-alvo? Quais são as principais necessidades? Quais são as áreas que receberam os treinamentos? Essas são algumas das questões que você precisa apurar ao iniciar o seu planejamento.
Após isso, é necessário organizar as temáticas, as soluções que deseja propor e o formato que deseja apresentar ao público-alvo. Lembrando que esse é um método ágil, portanto não é necessário construir conteúdos extensos e que demandem muito tempo de aprendizado.
Conheça alguns formatos comuns para aplicar o microlearning:
- Gamificação
Estimula o aprendizado através de jogos.
- Estudos de caso
Estimula o aprendizado através de exemplos e cases de sucesso.
- Posts e Artigos
Ideal para estimular o aprendizado e a análise crítica.
- Podcasts e Vídeos
Conteúdos dinâmicos, ideais pela acessibilidade.
Vale lembrar que o microlearning é um modelo de aprendizagem que visa otimizar o tempo dos treinamentos, proporcionando aos colaboradores uma experiência de ensino mais ágil, leve e divertida. Por isso, ao elaborar os conteúdos é preciso ter atenção ao volume de informações que serão disponibilizadas.
Desenvolva novas competências
Você tem o seu jeito único de ser, de trabalhar, de estudar. Nada mais natural do que você poder escolher como deseja se qualificar, desenvolver competências e obter uma formação. Essa é a revolução que a UNINASSAU está trazendo com seus cursos de Pós-graduação e MBA.
Com um formato 100% online e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua vida e carreira.
Você já é único e, com a UNINASSAU Digital, a sua formação profissional também será. Conheça o portfólio de áreas e escolha as suas.