Microlearning: Pequenas doses de conhecimento no seu dia a dia

Com rotinas cada vez mais agitadas e dinâmicas, é necessário pensar e criar novas culturas educacionais dentro das organizações. Pauta em diversas empresas, o microlearning vem conquistando espaço entre os treinamentos corporativos.

Esse modelo de aprendizagem busca ensinar conteúdos utilizando práticas rápidas e objetivas, desenvolvendo habilidades e competências essenciais em uma rotina profissional. Através de apresentações curtas e linguagem acessível, o microlearning é uma forma eficaz de aprimorar os treinamentos, otimizar o tempo de trabalho e manter a equipe atualizada.

Bastante versátil, esse modelo pode ser utilizado em diversas situações. A internet é uma grande aliada, pois além de ser uma forma de proporcionar treinamentos e capacitações para a equipe, o formato é ideal para desenvolver ações pontuais entre os colaboradores.

Confira no artigo de hoje, quais são os benefícios desse modelo e dicas para implementar na sua empresa.

Para começar...

Quais são os benefícios do microlearning?

A praticidade é sem dúvida um dos principais pontos positivos desse modelo. O aprendizado é mais ágil e eficaz, seja ele presencial, semipresencial ou à distância.

O formato permite que os colaboradores acessem conteúdos ricos e objetivos de qualquer lugar, sem a necessidade de perder horas assistindo a uma palestra ou lendo alguma apresentação.

Outros pontos que chamam a atenção são a otimização do tempo e o engajamento dos profissionais com o formato de ensino.

Conheça as principais vantagens:

• Otimização de tempo
  • Motivação e engajamento
  • Maior produtividade
  • Acessibilidade
  • Objetividade
Personalização

Mas por onde começar?

Bem, para dar início ao microlearning na sua organização é preciso planejar. Organizar o planejamento é o primeiro passo para executar esse modelo com sucesso.

Quais são os principais objetivos que você deseja alcançar através do método? Quem é o seu público-alvo? Quais são as principais necessidades? Quais são as áreas que receberam os treinamentos? Essas são algumas das questões que você precisa apurar ao iniciar o seu planejamento.

Após isso, é necessário organizar as temáticas, as soluções que deseja propor e o formato que deseja apresentar ao público-alvo. Lembrando que esse é um método ágil, portanto não é necessário construir conteúdos extensos e que demandem muito tempo de aprendizado.

Conheça alguns formatos comuns para aplicar o microlearning:

• Gamificação
    Estimula o aprendizado através de jogos.

• Estudos de caso
    Estimula o aprendizado através de exemplos e cases de sucesso.

• Posts e Artigos
    Ideal para estimular o aprendizado e a análise crítica.

• Podcasts e Vídeos
    Conteúdos dinâmicos, ideais pela acessibilidade.

Vale lembrar que o microlearning é um modelo de aprendizagem que visa otimizar o tempo dos treinamentos, proporcionando aos colaboradores uma experiência de ensino mais ágil, leve e divertida. Por isso, ao elaborar os conteúdos é preciso ter atenção ao volume de informações que serão disponibilizadas.

Desenvolva novas competências

Você tem o seu jeito único de ser, de trabalhar, de estudar. Nada mais natural do que você poder escolher como deseja se qualificar, desenvolver competências e obter uma formação. Essa é a revolução que a UNINASSAU está trazendo com seus cursos de Pós-graduação e MBA.

Com um formato 100% online e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua vida e carreira.

Você já é único e, com a UNINASSAU Digital, a sua formação profissional também será. Conheça o portfólio de áreas e escolha as suas