Matricule-se agora com 50% de desconto 50% OFF EM COMEMORAÇÃO

Pensando em empreender? Confira essas tendências para 2022

Pensando em empreender? Pois saiba que abrir o próprio negócio é o sonho de 38% da população brasileira, segundo dados da pesquisa GEM, realizada no Brasil com apoio do Sebrae. Só no ano de 2020, o país registrou um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas abertas.

Levando em consideração esse cenário, o Sebrae-PR fez um levantamento do que deve ser tendência em empreendedorismo ao longo deste ano. O Guia de Tendências 2022-2023 é uma ferramenta para quem deseja planejar ações alinhadas às novas realidades.

Para ajudar você em sua jornada de empreendedorismo, selecionamos os principais insights da pesquisa. Continue a leitura do artigo.

Diversidade e Inclusão

Ambientes cada vez mais plurais e diversos estão entre as principais demandas dos consumidores para os próximos anos. O cenário exige que as empresas adotem novos posicionamentos e, mais importante, saibam trabalhar para atender os mais variados públicos.

Humanização e Bem-estar

Para quem deseja atingir grandes resultados em 2022, será preciso olhar para dentro: reconhecer a própria equipe e as suas necessidades. Estar atento ao bem-estar e saúde, seja física ou emocional, dos colaboradores e fornecer ambientes e condições adequadas de trabalho devem ser as principais metas de gestão para este ano.

Quer ficar por dentro do mundo do empreendedorismo? Acesse conteúdos sobre a área em nosso blog.

Digitalização

Investir no digital pode ser uma boa jogada para o seu negócio. Com as inúmeras possibilidades de vendas, a qualquer horário e em qualquer lugar, o online é uma plataforma atrativa para qualquer negócio: seja ele micro ou macro.

Economia circular

O consumidor está cada vez mais consciente sobre o próprio consumo. Por isso, a economia circular está entre as principais tendências para 2022. A reciclagem e o reaproveitamento de resíduos deve ser uma preocupação para as empresas. Esse material conta com diversas possibilidades: pode ser comercializado, permutado, doado, reutilizado e transformado em bioenergia.

Sustentabilidade

E por falar em meio ambiente, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

Segundo uma pesquisa divulgada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), cerca de 52% dos entrevistados acreditam que esse tema ganhará muito mais relevância nos próximos 12 meses.

Outro estudo realizado pela consultoria BCG apontou que, empresas que investem em melhores práticas ambientais, sociais e de governança percebem diversos impactos positivos em seus negócios, seja na lucratividade ou até mesmo em seu valor de mercado.

Quer conferir todos os insights da pesquisa? Então baixe o relatório divulgado pelo Sebrae-PR. Clique aqui.

Transforme o seu negócio em resultados

Cada etapa da sua evolução importa. Por isso, na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.