APROVEITE ÚLTIMA SEMANA COM 50% OFF. VAGAS LIMITADAS!

Mercado: Conheça as principais tendências globais de consumo para 2022

Mudanças radicais e novos estilos de vida impulsionaram tomadas de decisões intencionais, conscientes e ambiciosas nos consumidores em 2021. Agora, novos paradigmas surgem, transformando o comportamento do consumidor mais uma vez e, é claro, o do mercado também.

Acompanhar essas mudanças é essencial para as empresas e organizações que desejam se manter competitivas no mercado em 2022. Uma pesquisa divulgada pela Euromonitor Internacional, líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores, reuniu as principais tendências globais de consumo para este ano.

Soluções inteligentes e consumidores focados em experiência estão entre os insights. Para ajudar você a construir a melhor estratégia em 2022, reunimos as principais tendências da pesquisa. Confira!

Sempre com um plano B

A pandemia da Covid-19 provocou sentimentos de incerteza em diversos setores, o que forçou as empresas a se articularem e fornecerem soluções inteligentes para garantir o acesso e abastecimento de produtos e serviços aos seus clientes.

O perfil de consumidor chamado “Sempre com um plano B”, utiliza da tecnologia para dar um passo à frente da multidão, quando o seu abastecimento é ameaçado. Ele conta com serviços de assinatura ou compras com entregas, por exemplo. Além disso, costuma se voltar para segundas opções, buscando alternativas ou até mesmo adiando compras e mudando seus hábitos de consumo. Esse perfil consumidor possui dois extremos: pagar um valor adicional ou optar por soluções mais econômicas.

Agentes do clima

Cerca de 67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas em 2021. Esse dado reflete o perfil consumidor “Agentes do clima”. Esse tipo de consumidor espera das marcas uma postura cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente.

Eles fazem escolhas mais sustentáveis e exigem ação e transparência das marcas que consomem. Entre as principais atitudes desse consumidor podemos destacar a redução do uso de plástico e desperdício de alimentos, além de atividades que envolvem reciclagem de resíduos.

Idosos digitais

Os consumidores mais idosos se viram forçados a se conectar ao mundo digital durante a pandemia da covid-19. Cerca de 45% dos consumidores com 60 anos ou mais usaram um serviço bancário no celular pelo menos uma vez por semana durante o último ano. Esse período trouxe familiaridade com o ambiente digital, tornando esses consumidores cada vez mais confortáveis com a tecnologia.

Os “Idosos digitais” têm autonomia para fazer compras e utilizar serviços online. Essa é uma grande oportunidade para as empresas se adaptarem à experiência digital desses consumidores, direcionando e atendendo às suas necessidades através de seus canais digitais.

Aficionados financeiros

Os consumidores estão cada vez mais confiantes quando o assunto é investimentos. A pesquisa aponta que 51% dos consumidores acreditam que terão melhores condições financeiras dentro dos próximos cinco anos. Essa estimativa impulsiona a busca pela alfabetização financeira.

Os “Aficionados financeiros”, estão assumindo o controle do próprio dinheiro e buscando soluções para rastrear suas transações. Esse perfil consumidor é uma grande oportunidade para as empresas fornecerem ferramentas e soluções otimizadas, com informação qualificada, e que permita ao consumidor se sentir financeiramente empoderado.

A grande renovação da vida

A pandemia conduziu os consumidores a uma “grande renovação da vida”, resultando em mudanças drásticas no seu estilo e comportamento Além disso, trouxe novas perspectivas sobre seus valores e objetivos. A pesquisa destacou que cerca de 44% dos profissionais acreditam que suas empresas investirão na saúde e no bem-estar dos funcionários no futuro.

Esse perfil consumidor espera que as empresas inovem em bens, serviços e experiências, reconhecendo esse novo momento e abraçando a revolução. As empresas devem adaptar o seu marketing para reconhecer e apoiar as decisões dos seus consumidores.

Quer conferir todos os insights da pesquisa? Então baixe o relatório da Euromonitor Internacional na íntegra. Basta clicar aqui.

Transforme seu conhecimento em resultados

Cada etapa da sua evolução importa. Por isso, na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.