Ensino à Distância: vantagens e como manter a constância

Nos últimos anos, o ensino à distância (EaD) tem emergido como uma poderosa ferramenta educacional, transformando a maneira como aprendemos e ensinamos.

Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por flexibilidade, a modalidade se tornou uma escolha popular para estudantes e profissionais em todo o mundo.

Conforme os dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o número de cursos EaD ofertados no país aumentou 700% nos últimos dez anos, saindo de 1148 em 2012 para 9.186 em 2022.

Considerando os dados da rede privada, que detém a maioria das matrículas de ensino superior no país, o MEC também apontou que o ensino à distância apresenta uma expressiva quantidade de alunos por professor.

O levantamento mostra que o número de alunos por professor no EaD é mais de sete vezes maior do que no presencial. A média é de 171 alunos para cada professor nos cursos à distância e 22 estudantes por docente na modalidade presencial.

Além disso, conforme o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seis em cada dez estudantes ingressaram no ensino superior na modalidade EaD em 2022.

Você se identifica com essa modalidade de ensino? Tem interesse em se aprofundar no assunto? Esse blog se propõe a explorar as vantagens do ensino à distância e fornecer estratégias eficazes para manter a constância nesse ambiente dinâmico e desafiador.

Como surgiu o Ensino à Distância no Brasil?

O ensino à distância (EaD) teve seu início no Brasil no século XX, acompanhando as tendências globais de educação à distância. Embora as práticas informais de educação por correspondência existam desde o século XIX, foi apenas no século XX que o EAD começou a se estruturar de forma mais organizada no país.

O marco inicial foi com a fundação do Instituto Universal Brasileiro (IUB) em 1941, que começou a oferecer cursos por correspondência em diversas áreas do conhecimento. Esses cursos eram destinados a pessoas que buscavam aprimoramento profissional e educacional, mas que não podiam frequentar instituições de ensino tradicionais devido às limitações geográficas, financeiras ou de tempo.

Ao longo das décadas seguintes, o EaD no Brasil continuou a se desenvolver, com a criação de diversas instituições de ensino e programas voltados para essa modalidade de educação. Nos anos 1990, com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, o EaD no Brasil passou por uma revolução significativa. Surgiram as primeiras instituições de ensino totalmente dedicadas ao EaD.

Diversas propostas foram apresentadas na área do Ensino à Distância (EaD) para o ensino superior. Mudanças significativas foram implementadas nas políticas de educação superior no Brasil, especialmente após a promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988 e, em particular, após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996.

Assim, o governo brasileiro passou a reconhecer oficialmente o EaD como uma modalidade de ensino legítima e eficaz. O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu diretrizes e regulamentações específicas para garantir a qualidade dos cursos oferecidos à distância, e o número de instituições e alunos matriculados em cursos EaD aumentou significativamente.

Hoje, o EaD no Brasil é uma modalidade consolidada de ensino, oferecendo uma ampla gama de cursos em diferentes níveis educacionais, desde o ensino fundamental até a pós-graduação. As instituições de ensino superior, públicas e privadas, têm investido cada vez mais em programas de EAD, contribuindo para a democratização do acesso à educação em todo o país.