5 maneiras de construir o senso de pertencimento em colaboradores
Construir o senso de pertencimento entre colaboradores e empresa é uma tarefa árdua. É preciso planejamento, investimento e acompanhamento a longo prazo. Ou seja, não é algo que nasce de uma hora para outra.
Entretanto, os benefícios de apostar, promover e desenvolver esse sentimento na sua equipe podem ser numerosos, principalmente para a cultura organizacional da sua empresa e para o sucesso do seu negócio.
Quer entender como? Então, siga essa leitura.
O que é senso de pertencimento?
Podemos definir como senso de pertencimento o viés emocional existente entre colaborador e empresa. Isto é, a ligação psicológica quando o colaborador passa a enxergar a empresa para além do vínculo profissional.
Assim, quando esse sentimento passa a existir, a pessoa começa a se sentir parte de algo maior, e se vê como membro de uma comunidade. Ela se sente acolhida, querida e relevante naquele contexto, e a empresa deixa de ser apenas o outro lado de uma relação de serviços.
Esse sentimento de pertencimento desenvolve uma comunidade de colaboradores capazes de criar vínculos, respeito e confiança mútua, fazendo com que o trabalho deixe atender somente as necessidades básicas, como obter salário, por exemplo, e passe a satisfazer na vida pessoal também.
Qual a importância de promover sentimento de pertencimento?
O que pode ser mais poderoso para o seu negócio do que fazer os seus colaboradores se sentirem valorizados e reconhecidos?
Funcionários com senso de pertencimento vestem a camisa. E quando um colaborador se sente parte de um negócio, ele se esforça ainda mais para alcançar suas metas e objetivos.
Ainda, um colaborador ao perceber a importância de seu trabalho, se sente ainda mais motivado a entregar o seu melhor, e também é capaz de motivar os seus colegas, o que reduz significativamente as taxas de turnover nas empresas.
Portanto, o senso de pertencimento impacta positivamente na produtividade, sendo essencial para construir e promover um clima organizacional agradável. Contar com colaboradores motivados e alinhados impacta positivamente no sucesso da empresa.
Além disso, existem inúmeras outras vantagens que o sentimento de pertencimento causa em organizações. Confira alguns deles:
- Aumenta a produtividade da equipe;
- Proporciona entregas mais ágeis e assertivas;
- Possibilita o alinhamento de expectativas;
- Melhora os relacionamentos entre equipes;
- Aumenta a confiança dos colaboradores;
- Gera mais capacitação;
- Auxilia no nível de bem-estar dos colaboradores;
- Avança o ritmo de crescimento da empresa.
Mas, então, como construir o senso de pertencimento em colaboradores?
Apesar de o sentimento de pertencimento ser algo natural, existem algumas práticas que podem facilitar a sua construção. Confira algumas que destacamos a seguir:
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1. Promova a participação dos colaboradores
Ouvir os colaboradores é o primeiro passo para uma gestão mais democrática. As formas de escutar são bastante variadas: você pode fazer uma caixa de sugestões, uma pesquisa de satisfação, reuniões de equipe ou “one on one”. Mas o importante é dar voz a esses funcionários, demonstrando que suas opiniões são importantes e principalmente que eles estão sendo ouvidos.
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2. Pratique ações de endomarketing
Outra medida bastante importante é investir em marketing interno. Afinal, ele é uma estratégia para atrair, reter e sensibilizar. E com ele é possível realizar a comunicação com os colaboradores, além de adotar técnicas e estratégias que promovam o envolvimento do colaborador com a empresa.
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3. Proporcione o desenvolvimento de novas habilidades e competências
É sempre bom quando um colaborador já tem todas as habilidades e competências que sua posição no trabalho exige. Mas a empresa também deve ter planos de desenvolvimento para os seus colaboradores. Isso demonstra consideração pelos objetivos individuais de cada um. Além disso, a empresa oferece a oportunidade de crescimento o que humaniza a relação.
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3. Compatibilize os benefícios oferecidos
Outra medida para construir reciprocidade é entender se os benefícios oferecidos pela empresa estão adequados aos desejos e necessidades dos colaboradores. Afinal, eles também são uma forma da organização se manter competitiva no mercado. Além do salário e da reputação, os benefícios também servem como estratégia para atrair e reter colaboradores. Por isso, neste caso, os funcionários também devem ser ouvidos e considerados.
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4. Invista em diversidade e inclusão
Outro tema importante, é valorizar as diferenças entre as pessoas, promovendo a diversidade e a inclusão no ambiente organizacional. Os colaboradores devem encontrar um ambiente tolerante a novas ideias, experiências e valores distintos. E é papel do líder identificar preconceitos, saber como incentivar a cooperação e gerir os conflitos internos, promovendo a união entre os membros do time. Empresas que investem em capital humano diverso e inclusivo só têm a ganhar.
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