5 maneiras de construir o senso de pertencimento em colaboradores

Construir o senso de pertencimento entre colaboradores e empresa é uma tarefa árdua. É preciso planejamento, investimento e acompanhamento a longo prazo. Ou seja, não é algo que nasce de uma hora para outra.

Entretanto, os benefícios de apostar, promover e desenvolver esse sentimento na sua equipe podem ser numerosos, principalmente para a cultura organizacional da sua empresa e para o sucesso do seu negócio.

Quer entender como? Então, siga essa leitura.

O que é senso de pertencimento?

Podemos definir como senso de pertencimento o viés emocional existente entre colaborador e empresa. Isto é, a ligação psicológica quando o colaborador passa a enxergar a empresa para além do vínculo profissional.

Assim, quando esse sentimento passa a existir, a pessoa começa a se sentir parte de algo maior, e se vê como membro de uma comunidade. Ela se sente acolhida, querida e relevante naquele contexto, e a empresa deixa de ser apenas o outro lado de uma relação de serviços.

Esse sentimento de pertencimento desenvolve uma comunidade de colaboradores capazes de criar vínculos, respeito e confiança mútua, fazendo com que o trabalho deixe atender somente as necessidades básicas, como obter salário, por exemplo, e passe a satisfazer na vida pessoal também.

Qual a importância de promover sentimento de pertencimento?

O que pode ser mais poderoso para o seu negócio do que fazer os seus colaboradores se sentirem valorizados e reconhecidos?

Funcionários com senso de pertencimento vestem a camisa. E quando um colaborador se sente parte de um negócio, ele se esforça ainda mais para alcançar suas metas e objetivos.

Ainda, um colaborador ao perceber a importância de seu trabalho, se sente ainda mais motivado a entregar o seu melhor, e também é capaz de motivar os seus colegas, o que reduz significativamente as taxas de turnover nas empresas.

Portanto, o senso de pertencimento impacta positivamente na produtividade, sendo essencial para construir e promover um clima organizacional agradável. Contar com colaboradores motivados e alinhados impacta positivamente no sucesso da empresa.

Além disso, existem inúmeras outras vantagens que o sentimento de pertencimento causa em organizações. Confira alguns deles:

• Aumenta a produtividade da equipe;
  • Proporciona entregas mais ágeis e assertivas;
  • Possibilita o alinhamento de expectativas;
  • Melhora os relacionamentos entre equipes;
  • Aumenta a confiança dos colaboradores;
  • Gera mais capacitação;
  • Auxilia no nível de bem-estar dos colaboradores;
  • Avança o ritmo de crescimento da empresa.

Mas, então, como construir o senso de pertencimento em colaboradores?

Apesar de o sentimento de pertencimento ser algo natural, existem algumas práticas que podem facilitar a sua construção. Confira algumas que destacamos a seguir:

1. 1. Promova a participação dos colaboradores

2.

Ouvir os colaboradores é o primeiro passo para uma gestão mais democrática. As formas de escutar são bastante variadas: você pode fazer uma caixa de sugestões, uma pesquisa de satisfação, reuniões de equipe ou “one on one”. Mas o importante é dar voz a esses funcionários, demonstrando que suas opiniões são importantes e principalmente que eles estão sendo ouvidos.

1. 2. Pratique ações de endomarketing

2.

Outra medida bastante importante é investir em marketing interno. Afinal, ele é uma estratégia para atrair, reter e sensibilizar. E com ele é possível realizar a comunicação com os colaboradores, além de adotar técnicas e estratégias que promovam o envolvimento do colaborador com a empresa.

1. 3. Proporcione o desenvolvimento de novas habilidades e competências

2.

É sempre bom quando um colaborador já tem todas as habilidades e competências que sua posição no trabalho exige. Mas a empresa também deve ter planos de desenvolvimento para os seus colaboradores. Isso demonstra consideração pelos objetivos individuais de cada um. Além disso, a empresa oferece a oportunidade de crescimento o que humaniza a relação.

1. 3. Compatibilize os benefícios oferecidos

2.

Outra medida para construir reciprocidade é entender se os benefícios oferecidos pela empresa estão adequados aos desejos e necessidades dos colaboradores. Afinal, eles também são uma forma da organização se manter competitiva no mercado. Além do salário e da reputação, os benefícios também servem como estratégia para atrair e reter colaboradores. Por isso, neste caso, os funcionários também devem ser ouvidos e considerados.

1. 4. Invista em diversidade e inclusão

2.

Outro tema importante, é valorizar as diferenças entre as pessoas, promovendo a diversidade e a inclusão no ambiente organizacional. Os colaboradores devem encontrar um ambiente tolerante a novas ideias, experiências e valores distintos. E é papel do líder identificar preconceitos, saber como incentivar a cooperação e gerir os conflitos internos, promovendo a união entre os membros do time. Empresas que investem em capital humano diverso e inclusivo só têm a ganhar.

Invista nas habilidades certas para a sua carreira

Dê o próximo passo para alcançar o sucesso. Desenvolva as competências que o mercado procura com uma Pós Personalizada da UNINASSAU Digital.

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras. E o melhor: pagando a partir de R$ 2,40 por dia.

Não deixe o seu sucesso profissional esperando. Matricule-se agora e evolua com liberdade e de forma única.