Reunião one-on-one: por que adotar esse formato?

As reuniões one-on-one, ou reuniões individuais, são uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos colaboradores em uma empresa.

Esse tipo de reunião consiste em encontros regulares entre o gestor e um colaborador específico, em que se discute o desempenho, as metas, os desafios e as oportunidades de crescimento daquele colaborador.

Essas reuniões são normalmente realizadas em particular, fora do ambiente de trabalho normal, para que o colaborador possa se sentir mais à vontade para discutir suas preocupações e dificuldades.

O objetivo dessa prática é criar um canal de comunicação eficaz entre o líder e os liderados, fornecendo um espaço seguro para que os membros da equipe expressem suas opiniões e recebam feedback construtivo.

E também são uma oportunidade para desenvolver relacionamentos mais fortes e para ajudar os profissionais a alcançar seus objetivos de carreira.

Quais as vantagens de realizar uma reunião one-on-one?

As reuniões one-on-one são uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento dos colaboradores e para o sucesso da empresa como um todo.

Elas permitem que o gestor forneça feedback personalizado, identificando problemas, estabelecendo metas claras, melhorando o relacionamento e reconhecendo o trabalho bem feito.

Existem diversas vantagens em adotar esse tipo de reuniões em uma empresa. Veja algumas das mais importantes que destacamos:

Feedback personalizado

As reuniões one-on-one permitem que o gestor forneça feedback personalizado e específico para cada colaborador, destacando seus pontos fortes, suas áreas de desenvolvimento e as oportunidades de melhoria. Isso é importante porque ajuda a orientar o colaborador na direção certa, para que ele possa se desenvolver de forma mais eficiente.

Identificação de problemas

Esses encontros individuais também são uma oportunidade para identificar problemas que podem estar afetando o desempenho do colaborador. Isso pode incluir problemas pessoais ou profissionais, que podem ser resolvidos com a ajuda do líder.

Estabelecimento de metas claras

Durante as reuniões one-on-one, é possível estabelecer metas claras e específicas para cada colaborador, com base em seus objetivos de carreira e nas necessidades da empresa. Isso ajuda a manter o colaborador motivado e direcionado para o sucesso.

Melhoria do relacionamento

Os encontros individuais também ajudam a melhorar o relacionamento entre o líder e o liderado. Isso é importante porque um relacionamento positivo e colaborativo pode levar a uma maior produtividade, um ambiente de trabalho mais saudável e uma menor taxa de rotatividade de funcionários.

Reconhecimento do trabalho bem feito

As reuniões one-on-one também podem ser uma oportunidade para reconhecer o trabalho bem feito pelo colaborador. O reconhecimento é uma forma importante de motivar os funcionários e aumentar a satisfação no trabalho.

Em resumo, ao adotar essa prática, as empresas podem melhorar o desempenho de seus colaboradores e, consequentemente, os resultados do negócio.

Como estruturar uma reunião one-on-one?

Para fazer uma reunião one-on-one eficaz, é importante seguir algumas etapas que ajudarão a garantir um diálogo produtivo entre o líder e o liderado.

Veja o passo a passo que separamos com algumas dicas de como fazer uma reunião one-on-one:

1. Defina a frequência das reuniões

É importante definir uma frequência para as reuniões one-on-one, que pode ser mensal, quinzenal ou semanal, dependendo da disponibilidade de tempo do gestor e do colaborador, e também da necessidade de cada um deles. Se um colaborador necessita de maior acompanhamento por razão X ou Y, ele pode solicitar ao seu líder que os encontros tenham maior frequência, por exemplo.

2. Prepare-se com antecipação

Antes da reunião, o gestor deve se preparar para a conversa, revisando o desempenho do colaborador, como metas anunciadas e anotações das reuniões anteriores. O colaborador também deve ser incentivado a se preparar para uma reunião, pensando em suas experiências e desafios, e trazendo quaisquer questões que queira discutir.

3. Escolha um local adequado

Para que a reunião seja produtiva, é importante escolher um local adequado, onde o gestor e o colaborador possam se sentar confortavelmente e ter uma conversa privada. Se possível, é interessante que a reunião seja realizada em um ambiente calmo e tranquilo, onde se possa criar uma atmosfera segura para a conversa.

4. Comece com uma conversa casual

Para que a reunião flua de forma natural e agradável, é importante começar com uma conversa casual, como perguntar sobre o fim de semana ou sobre algum projeto que o colaborador esteja trabalhando. Isso ajuda a criar um clima descontraído e estabelecer uma relação de confiança.

5. Discutir o desempenho

Um dos objetivos desses encontros é discutir o desempenho do colaborador, por isso, é importante dedicar uma parte da conversa a esse assunto. O gestor deve fornecer feedback específico e construtivo, destacando ao colaborador as áreas que precisam de melhoria. É importante que o feedback seja honesto e que inclua sugestões para que o colaborador possa melhorar.

6. Defina metas claras

Para que o colaborador entenda o que é esperado dele, é importante que sejam definidas metas claras para o próximo período. Esses objetivos devem ser construídos em conjunto, entre líder e liderado. Além disso, as metas devem ser realistas e atendidas aos objetivos da empresa e aos da carreira do colaborador.

7. Encerre a reunião com um plano de ação

Ao final da reunião, estabeleça um plano de ação claro e específico com o colaborador. Defina as próximas etapas e as responsabilidades de cada um, e agende uma próxima reunião para acompanhar o progresso.