Comportamento Organizacional: Construir um ambiente saudável e produtivo

A forma como os seus colaboradores se comportam, seja individualmente ou coletivamente, dentro do ambiente de trabalho pode dizer muito sobre a sua empresa. 

 

O Comportamento Organizacional é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na pauta de líderes e gestores, pois a forma como a equipe age no dia a dia de trabalho pode ser determinante para os resultados e sucessos de uma organização.

 

Quer entender como esse conceito afeta a sua gestão? Então continue a leitura do nosso artigo e aprofunde-se no tema.

Entendendo o Comportamento Organizacional

Podemos definir esse conceito como o conjunto de atitudes individuais ou coletivas de líderes e colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

 

O seu diagnóstico tem como objetivo reconhecer as necessidades de cada um e o que precisa ser feito, em termos de desenvolvimento individual e coletivo, para benefício da organização como um todo.

 

De forma simplificada, esse conceito estuda e analisa o comportamento das pessoas dentro do ambiente de trabalho, como ele afeta os outros ao redor e, consequentemente, os efeitos que essas relações causam sobre os resultados e desempenho da empresa.

Quais são os benefícios para a empresa?

Compreender o comportamento organizacional da empresa pode trazer inúmeros benefícios para a rotina de trabalho e impulsionar resultados positivos. Confira essa lista:

 

  • Proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
  • Estimula o bem-estar e satisfação pessoal e profissional.
  • Melhora o relacionamento interpessoal, fortalecendo laços entre os colaboradores e as lideranças.
  • Auxilia os gestores a antecipar e evitar atritos.
  • Ajuda a desenvolver habilidades como Inteligência Emocional dentro da equipe.
  • Torna a comunicação mais fácil, clara e direta, independentemente dos níveis hierárquicos envolvidos. 
  • Estimula a criação de métodos e estratégias de gestão adequadas para cada time.
  • Proporciona uma melhor captação de talentos para a organização.

Como avaliar o Comportamento Organizacional na sua empresa?

 

Cada empresa possui seus próprios desafios e metas a serem alcançadas. Por isso, é essencial fazer análises tanto de forma individual como coletiva. 

 

Entretanto, alguns fatores são cruciais para uma boa cultura organizacional e devem ser utilizados como critérios de avaliação. Conheça alguns deles:

 

  • Performance e desempenho.
  • Absenteísmo.
  • Participação ativa em projetos.
  • Postura colaborativa.
  • Qualidade e quantidade de produção.
  • Níveis de produtividade.
  • Adaptação à mudanças e receptividade a novos desafios.
  • Criatividade e inovação.
  • Senso crítico e analítico.
  • Motivação e engajamento.

Amplie suas habilidades em Gestão

Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

 

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

 

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

 

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.