Comportamento Organizacional: Construir um ambiente saudável e produtivo
A forma como os seus colaboradores se comportam, seja individualmente ou coletivamente, dentro do ambiente de trabalho pode dizer muito sobre a sua empresa.
O Comportamento Organizacional é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na pauta de líderes e gestores, pois a forma como a equipe age no dia a dia de trabalho pode ser determinante para os resultados e sucessos de uma organização.
Quer entender como esse conceito afeta a sua gestão? Então continue a leitura do nosso artigo e aprofunde-se no tema.
Entendendo o Comportamento Organizacional
Podemos definir esse conceito como o conjunto de atitudes individuais ou coletivas de líderes e colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
O seu diagnóstico tem como objetivo reconhecer as necessidades de cada um e o que precisa ser feito, em termos de desenvolvimento individual e coletivo, para benefício da organização como um todo.
De forma simplificada, esse conceito estuda e analisa o comportamento das pessoas dentro do ambiente de trabalho, como ele afeta os outros ao redor e, consequentemente, os efeitos que essas relações causam sobre os resultados e desempenho da empresa.
Quais são os benefícios para a empresa?
Compreender o comportamento organizacional da empresa pode trazer inúmeros benefícios para a rotina de trabalho e impulsionar resultados positivos. Confira essa lista:
- Proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
- Estimula o bem-estar e satisfação pessoal e profissional.
- Melhora o relacionamento interpessoal, fortalecendo laços entre os colaboradores e as lideranças.
- Auxilia os gestores a antecipar e evitar atritos.
- Ajuda a desenvolver habilidades como Inteligência Emocional dentro da equipe.
- Torna a comunicação mais fácil, clara e direta, independentemente dos níveis hierárquicos envolvidos.
- Estimula a criação de métodos e estratégias de gestão adequadas para cada time.
- Proporciona uma melhor captação de talentos para a organização.
Como avaliar o Comportamento Organizacional na sua empresa?
Cada empresa possui seus próprios desafios e metas a serem alcançadas. Por isso, é essencial fazer análises tanto de forma individual como coletiva.
Entretanto, alguns fatores são cruciais para uma boa cultura organizacional e devem ser utilizados como critérios de avaliação. Conheça alguns deles:
- Performance e desempenho.
- Absenteísmo.
- Participação ativa em projetos.
- Postura colaborativa.
- Qualidade e quantidade de produção.
- Níveis de produtividade.
- Adaptação à mudanças e receptividade a novos desafios.
- Criatividade e inovação.
- Senso crítico e analítico.
- Motivação e engajamento.
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