Aproveite uma condição exclusiva: 30% OFF em todos os cursos

Empregabilidade: como desenvolver a sua?

Quando pensamos em desenvolvimento de carreira, o conceito de empregabilidade surge quase como uma necessidade para se tornar bem-sucedido. E na hora de optar por uma especialização não é diferente, a empregabilidade é um dos principais fatores de escolha.

 

Mas o que significa essa palavra tão comum no cotidiano profissional? Quais habilidades são capazes de destacar um profissional na busca por um emprego? 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a leitura.

O que é empregabilidade?

 

Chamamos de empregabilidade a capacidade de um profissional de se tornar interessante perante as demandas do mercado. Isto é, é o conjunto de habilidades fundamentais que ele deve ter para ocupar determinada posição. 

 

Entre as competências se encontram o domínio de conhecimentos e técnicas específicas de cada área, e também questões interpessoais, como a empatia, a socialização e o trabalho em equipe, por exemplo.

 

Mas, é importante ressaltar que a empregabilidade não se resume só ao currículo profissional. Pelo contrário, ela é bem mais ampla. O processo é o responsável por garantir que cada profissional tenha seu espaço de contribuição valorizado. 

 

Veja os 6 pilares em que a empregabilidade está embasada: 

 

  • Idoneidade;
  • Competência profissional;
  • Vocação;
  • Relacionamentos;
  • Saúde mental e física;
  • Reserva financeira.

Por que ela é importante? 

 

A empregabilidade permite que o profissional encontre as melhores oportunidades de trabalho em seu campo de atuação e funciona como um norte para que ele consiga ler o mercado e se preparar para a trajetória profissional. 

 

Por isso que o processo é tão importante. Afinal, está relacionado à capacidade de um profissional conquistar uma boa vaga de emprego e continuar nela por anos, sendo fundamental também para proporcionar mais estabilidade e segurança aos empregadores.

 

Contudo, a empregabilidade também deve ser entendida pelos profissionais como uma estratégia de carreira. Afinal, garante que eles sejam encontrados pelos recrutadores e também funciona como uma boa estratégia para demonstrar valor para as corporações. 

Como criar o seu plano de empregabilidade? 

 

A aplicação da empregabilidade tem relação direta com o desenvolvimento de habilidades profissionais. Entender o que você deseja para sua trajetória profissional é essencial na hora de decidir o que não pode faltar na sua carreira.

 

Entre as principais aptidões necessárias para desenvolver e praticar a empregabilidade estão as soft skills, isto é, competências mentais, emocionais e sociais. 

 

Veja, a seguir, 5 maneiras de desenvolver a sua empregabilidade: 

 

  1. Buscar aprimoramento

Conceitos como o lifelong learning, isto é, o aprendizado constante e aprimoramento de habilidades é uma das atitudes fundamentais para a empregabilidade. 

 

  1. Investir em marketing pessoal

Trabalhar o próprio marketing é importante para evidenciar habilidades e diferenciais. Assim como as organizações, as pessoas também têm uma marca. 

 

  1. Alcançar o equilíbrio

Conquistar a inteligência emocional é fundamental para harmonizar razão e emoção, equilibrando saúde física e mental e, consequentemente, vida pessoal e profissional. 

 

  1. Saber trabalhar em equipe

Saber ouvir e respeitar a opinião dos outros é um atributo essencial para empregabilidade. Nenhum resultado é alcançado individualmente. Todo trabalho é fruto de um conjunto de pessoas que atuam mutuamente. 

 

  1. Desenvolver um bom relacionamento interpessoal

Para criar um clima produtivo, colaborativo e positivo é importante também estreitar o laço com líderes e colegas de trabalho. O relacionamento interpessoal é fundamental para a empregabilidade. 


Leia também Gestão Humanizada: a estratégia para engajar e reter profissionais.

Desenvolva novas habilidades

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras. 

 

Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

 

Aproveite algumas facilidades: Durante todo o mês de novembro, Pós e MBAs com 30% de desconto e parcelas a partir de R$ 62,93 em 24x.

 

Não perca mais tempo: Matricule-se agora e descubra o modelo de ensino que vem conquistando o Brasil. 

 

Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.