Empreendedorismo Feminino: 6 tendências para 2024

Apesar dos obstáculos enfrentados por mulheres que optam por iniciar seus próprios empreendimentos, o empreendedorismo feminino está ganhando cada vez mais destaque no cenário brasileiro.

Para aquelas que buscam iniciar essa jornada visando alcançar sucesso e independência financeira, é fundamental estar atenta às tendências de mercado que estão em ascensão em 2024. Afinal, o avanço da tecnologia traz consigo diversas oportunidades.

Se você está dando os primeiros passos ou precisa implementar mudanças em seu negócio existente, este artigo é ideal para você.

O que é empreendedorismo feminino e qual a sua importância?

Empreender implica a habilidade de identificar desafios e conceber soluções, o que se traduz diretamente em inovação, criatividade e perseverança.

Embora muitos associem o empreendedorismo apenas a grandes empresas, negócios menores desempenham um papel crucial na economia nacional. De acordo com um artigo da Agência Brasil, 99% de todas as empresas são classificadas como micro e pequenas empresas.

Nesse cenário, o empreendedorismo feminino vem se destacando como uma força poderosa que ganha destaque e reconhecimento a cada ano. O conceito vai além do senso comum. Ele se refere à capacidade das mulheres de iniciar, liderar e desenvolver negócios de forma inovadora e sustentável. E não apenas representa uma oportunidade econômica para as mulheres empreendedoras, mas também desafia as normas sociais e promove a igualdade de gênero em diversos setores.

Sua relevância para a sociedade reside justamente nessa capacidade de reduzir a disparidade de gênero e fomentar o desenvolvimento econômico. Isto é, quanto mais mulheres assumem papéis de liderança empresarial, ocorre uma maior diversificação econômica e geração de empregos.

Além disso, o empreendedorismo feminino é também um caminho para as mulheres alcançarem independência financeira, possibilitando a quebra de ciclos de dependência e violência. E também representa uma oportunidade para que elas realizem paixões e aspirações, servindo de inspiração para outras mulheres e fortalecendo a inclusão social.

Portanto, respaldar o setor não apenas implica investir em mulheres, mas também contribuir para uma sociedade mais equitativa e próspera.

Quais os desafios do setor?

Apesar dos avanços, as mulheres empreendedoras ainda enfrentam diversos desafios em seu caminho. Entre os principais estão a falta de acesso a financiamento e recursos, a desigualdade de oportunidades, os estereótipos de gênero e as barreiras culturais e sociais.

Muitas mulheres também enfrentam dificuldades para equilibrar suas responsabilidades familiares com as demandas do empreendedorismo, o que pode limitar seu tempo e energia disponíveis para o negócio.

Outro desafio persistente em diversas áreas é a disparidade salarial. De acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mulheres com o mesmo trabalho que homens recebem 20% a menos, em média, em todo o mundo.

E o relatório do Fórum Econômico Mundial (FMI), aponta que ainda serão necessários 136 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres em todo o mundo.

A implementação de políticas e programas que promovam a igualdade de gênero no empreendedorismo pode ser uma alternativa para combater esses obstáculos, oferecendo suporte financeiro e técnico às empreendedoras e incentivando uma cultura empresarial inclusiva e diversificada.

Leia também: Diversidade de gênero nas empresas: como promover ambientes mais equitativos?

6 tendências do empreendedorismo feminino para 2024

O poder feminino redefine os negócios em 2024. Mulheres líderes, sustentabilidade e tecnologia a favor da igualdade de gênero são alguns dos destaques para o ano. Confira as tendências que estão impulsionando o setor e entenda como elas podem transformar a sua jornada:

1. A relevância do humano em meio à Inteligência Artificial

A chave para aproveitar a revolução tecnológica estará na combinação do potencial humano com a IA. Pessoas estarão em alta e as habilidades mais valorizadas do futuro tendem a ser as 100% humanas.

2. Propósito em alta

A autorrealização será o foco das mulheres em 2024. Além de lucro, elas vão buscar gerar transformações sociais, conectando suas marcas aos desejos dos consumidores e contribuindo para um mundo melhor.

3. A experiência é o que torna tudo real

A atenção aos detalhes e o bom atendimento aos clientes serão tendência. Marcas devem focar em atendimento humanizado para criar conexões emocionais e senso de pertencimento.

4. ESG é prioridade

A sustentabilidade ganha destaque. Negócios liderados por mulheres têm alta pontuação em indicadores de sustentabilidade, pois mulheres são mais engajadas em questões ambientais, conforme pesquisa da Universidade de Yale.

5. As marcas somos nós

A humanização estará em evidência. A comunicação autêntica vai ser valorizada e presença digital feminina destacada, enfatizando a importância de estabelecer propósito e objetivos claros.

6. A queda do mito da super-heroína

O conceito de que mulheres podem fazer tudo cederá lugar à percepção realista de que estão sobrecarregadas. A vulnerabilidade e os desafios e necessidades reais das mulheres empreendedoras serão cada vez mais valorizadas.