ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Carreira em Y: Por que as empresas estão implementando?

Hoje em dia não é mais preciso assumir responsabilidades de gestão de pessoas para dar um salto na carreira profissional. Isso porque as empresas estão evoluindo cada vez mais para modelos horizontais, onde a carreira em Y já é uma realidade.

 

Organizações modernas contam com programas de aconselhamento de carreira para seus colaboradores. É neste momento em que muitos profissionais escolhem desenvolver suas habilidades de liderança, enquanto outros, optam por aprimorar competências técnicas.

 

O modelo em Y veio justamente para favorecer esse profissional que escolhe trabalhar no desenvolvimento de produtos ou serviços da empresa, fazendo com que ele seja visto como uma referência, e o motivando a desenvolver novas habilidades e soluções inovadoras.

 

Esse dinamismo é o que proporciona a oportunidade de criação de uma empresa menos hierárquica e mais colaborativa, onde o caminho começa a ser pensado mais em termos de desafios e não de cargos.

 

Está interessado em saber mais sobre o plano de carreira em Y? Então siga a leitura.

O que significa Carreira em Y?

A carreira em Y é uma proposta recente entre as organizações. O modelo surgiu para atender às expectativas de profissionais que não têm o perfil de liderança, mas possuem competências técnicas em suas áreas de atuação e desejam crescer profissionalmente.

Com a carreira em Y, o colaborador, ao atingir um nível de desenvolvimento necessário para evoluir na carreira, pode escolher ser promovido para um cargo de especialista ou de liderança.

Para funcionar, esse plano de carreira deve proporcionar a oportunidade para que gestores e especialistas sejam valorizados da mesma forma pela empresa. Afinal, o seu propósito é justamente possibilitar que o profissional cresça também em papéis técnicos e não apenas de gestão, além de proporcionar a equiparação desses cargos.

Empresas que aplicam esse modelo permitem que o colaborador continue crescendo e chegue ao nível de um gerente ou diretor em termos de salário, benefícios e disposição. E profissionais que escolhem esse caminho, tornam-se especialistas valiosos para organizações que buscam inovação constante como diferencial competitivo no mercado.

Quando uma empresa não oferece outros caminhos para seus funcionários, geralmente perde um ótimo especialista e ganha um péssimo gestor.

Quais as vantagens da carreira em Y?

São muitas as vantagens do modelo de carreira em Y, tanto para os profissionais quanto para as empresas. Os colaboradores, por exemplo, têm mais oportunidades de crescimento profissional. Enquanto as organizações ganham profissionais mais qualificados, engajados e produtivos.

Veja a seguir os principais benefícios para cada um:

 

Vantagens para os profissionais

 

  • Maiores oportunidades para a carreira;
  • Aprendizagem de novas competências;
  • Desenvolvimento de uma visão inovadora;
  • Aproveitamento das melhores habilidades do profissional.

 

Vantagens para as empresas

 

  • Aumenta a produtividade da equipe;
  • Proporciona atração e retenção de talentos;
  • Propicia a alocação dos colaboradores nos cargos certos;
  • Permite novos processos de inovação;
  • Aumenta a competitividade;
  • Melhora processos e resolução de problemas.

Por que as empresas estão implementando esse modelo?

Alternativas como a carreira em Y são o que permitem que as empresas alcancem o equilíbrio em seus planos de carreira. O modelo é uma ferramenta para valorizar tanto o perfil do gestor, fundamental para conduzir equipes, quanto o perfil do profissional especialista, detentor de conhecimentos específicos.

Em uma carreira tradicional, profissionais percorrem um caminho em linha reta: começando como aprendiz até ocupar um cargo de liderança. Logo, para esses profissionais sem o perfil de liderança, o plano seguiria três direções: crescimento vertical, estagnação ou demissão.

Com o modelo Y e a compreensão aprofundada sobre novos perfis comportamentais, se percebe a importância de se definir caminhos alternativos, onde se o colaborador não quer assumir a responsabilidade de gerir pessoas, ele tenha a possibilidade de aprimorar competências técnicas, e se tornar um especialista, conquistando a desejada promoção.

 

Leia também Plano de Carreira: como desenvolver o ideal para sua empresa?

Invista nas habilidades certas para a sua carreira

Personalize sua carreira com Pós e MBAs que cabem no seu bolso.

 

Na Pós Personalizada UNINASSAU Digital, você monta o seu curso de acordo com as suas necessidades, investindo a partir de R$ 2,40 por dia. Além disso, pode concluir a sua especialização em até 6 meses.

 

Prepare-se para dar um up na carreira com um dos maiores grupos educacionais do Brasil.

 

 Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.