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Plano de Carreira: como desenvolver o ideal para sua empresa?

O sonho de todo gestor de pessoas é descobrir novos talentos e poder capacitar ao máximo o potencial e habilidades de seus colaboradores.

 

Mas, como atrair e oferecer uma visão de crescimento antes mesmo do profissional iniciar suas atividades? A resposta pode estar na construção de um bom plano de carreira.

 

Se você quer entender mais sobre esse assunto, continue a leitura.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um programa estruturado que determina o caminho de cada profissional dentro de uma organização. Isto é, ele estipula que competências são necessárias para cada posição hierárquica, além de definir expectativas da organização para cada uma de suas posições.

Empresas que possuem um bom plano de carreira estruturam melhor o caminho profissional de seus colaboradores. Afinal, esse planejamento possibilita identificar conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para cada categoria.

Além disso, quando bem formulado o plano de carreira funciona como um aliado da gestão de pessoas, proporcionando ao profissional a possibilidade de se desenvolver cada vez mais.

E também serve como um guia, onde o colaborador consegue saber quais são as etapas de hierarquia da empresa, o que esperar dos próximos anos, até onde pode chegar e como desenvolver as competências necessárias.

Qual a importância do plano de carreira? 

Um bom plano de carreira funciona como atrativo para novas contratações, eleva a produtividade, melhora o engajamento, atrai e retém talentos. E também é um aliado na solução de diversos problemas, como, por exemplo, a dificuldade em formar líderes, os níveis de rotatividade, a baixa produtividade e a desmotivação.

Nesse sentido, para atrair uma equipe de alta performance e, consequentemente, conquistar o crescimento e sucesso da organização, é fundamental possuir um plano de carreira bem estruturado.

Empresas que desejam ter os melhores profissionais precisam investir em capacitação e ter um organograma bem definido. Dessa forma, o profissional consegue ter uma visão mais ampla sobre os cargos, funções e salários, e se torna mais prático alinhar expectativas.

 

Mas como desenvolver um plano de carreira ideal?

Cada empresa possui a sua maneira de desenvolver um modelo de plano de carreira. Mas, existem 3 etapas simples que podem ser seguidas antes de estruturar qualquer modelo. Confira a seguir:

 

1. Planeje e estruture cargos

Estruturar o caminho de cada função de acordo com cargo e perspectivas de futuro é essencial para atrair talentos. Com um bom organograma traçado, a equipe consegue ver sentido e possibilidades de crescimento na empresa, seja para cargos de liderança ou de especialista.

 

2. Defina metas e objetivos

Um bom plano de carreira precisa definir metas e objetivos com bastante clareza. Assim, quando chegar o momento do profissional escolher qual caminho seguir, não haverá dúvidas de quais ações ele precisará desenvolver a curto e longo prazo para alcançar uma promoção.

 

3. Estabeleça opções de qualificação

Definir caminhos para qualificação e capacitação de seus colaboradores é fundamental para mantê-los motivados e evitar que fiquem parados na sua posição. Assim, é possível ajudar esses profissionais a se desenvolverem cada vez mais e, consequentemente, melhorar a produtividade e os resultados positivos para o seu negócio.

 

Descubra também qual a empresa ideal para trabalhar em 5 passos.

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