APROVEITE ÚLTIMA SEMANA COM 50% OFF. VAGAS LIMITADAS!

Hiring bônus: a estratégia de atração e retenção de talentos

Em um mercado cada vez mais competitivo, quando uma empresa se depara com um profissional de alta performance e com as habilidades certas para um determinado cargo, é essencial que ela também tenha as ferramentas necessárias para atrair e reter esse talento por bastante tempo.

Diante desse cenário, o hiring bônus vem se mostrando como uma estratégia muito eficiente. Conheça mais sobre essa ferramenta que vem ajudando empresas a atrair e reter talentos, entenda quando ela pode ser aplicada e quais são os seus benefícios para a organização.

Continue a leitura.

O que é hiring bônus?

Usado como estratégia de atração e retenção de talentos no mercado de trabalho, o hiring bônus é uma ferramenta utilizada pelas empresas para atrair executivos de alta performance.

Também conhecido como bônus de contratação, o método funciona por meio do pagamento de uma quantia em dinheiro oferecida ao candidato antes mesmo da sua contratação. Ou seja, é basicamente um bônus de entrada, oferecido para assegurar que ele escolha fazer parte da organização.

Diversas empresas vêm utilizando bastante essa ferramenta para não perder grandes talentos. Além disso, a estratégia é também utilizada pelas organizações para tornar os cargos mais atraentes, passar credibilidade e a sensação de valorização para os candidatos.

Quando o hiring bônus é aplicável?

O hiring bonus pode ser aplicado na hora de fechar o acordo para dar mais segurança ao novo profissional, ou também para minimizar alguma perda que ele venha a ter com a movimentação entre empresas.

Algumas empresas costumam oferecer esse benefício junto ao envio da proposta final para o candidato. Dessa forma, o profissional consegue considerar as vantagens de escolher entrar para a companhia.

É importante destacar que o momento do pagamento pode ser decidido pela empresa: pode ser pago na assinatura do contrato ou parcelado ao longo dos meses. Fica a critério de cada organização. Entretanto, é indicado que não seja pago junto ao primeiro salário, pois assim evita sofrer com descontos trabalhistas.

Confira 6 situações em que o hiring bônus é aplicável:

1. Para atrair profissionais com muitos anos de atuação em uma mesma empresa;
2. Quando a nova oportunidade de trabalho apresenta um pacote de benefícios inferior ao que o profissional recebe na concorrência;
3. Quando envolve a mudança do profissional de cidade ou estado;
4. Quando a oferta do salário anual é menor do que a que o profissional recebe no outro trabalho;
5. Quando a data de início na nova empresa não coincide com a de recebimento do bônus na empresa anterior;
6. Como estratégia de encantamento para atrair e reter profissionais.

Quais as vantagens do hiring bônus?

A prática do hiring bônus é muito utilizada pelas empresas por ajudar em diversos aspectos do recrutamento, além de oferecer vantagens diante de cenários específicos.

Veja a seguir alguns benefícios de adotar a estratégia:

Atração e retenção de talentos

Quando a empresa possui orçamento para investir em novos talentos, o hiring bônus se mostra como uma ótima estratégia para atração desses profissionais. Afinal, os mais capacitados buscam empresas com mais benefícios e salários mais altos. Portanto, a ferramenta garante que esses talentos vão ser utilizados em benefício da companhia, e não na concorrência. Além disso, também aumenta o índice de retenção dos colaboradores já engajados no negócio, pois tem ligação direta com a política de valorização desses profissionais.

Equilíbrio na estrutura salarial

A estratégia ajuda a desenvolver um equilíbrio maior na manutenção salarial da empresa. Ou seja, ao aprovar o hiring bonus, a organização gera ao profissional a percepção de que consegue realizar aumentos salariais conforme o seu desempenho. Fato que também contribui para tornar a companhia mais desejada entre outros profissionais e, consequentemente, mais atrativa no mercado de trabalho.

Compensação de riscos

A ferramenta costuma ser bastante benéfica para ambos os lados e compensa possíveis riscos tanto para a empresa quanto para o profissional. De um lado, o profissional possui mais segurança e estabilidade para partir para um novo desafio. Do outro, a empresa garante um grande novo talento como força de trabalho em prol de melhores resultados, o que torna o investimento financeiro viável.

Invista no seu futuro no mercado

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.

Na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.

Aproveite algumas facilidades: Pós e MBAs com parcelas a partir de R$ 89,90 durante todo o curso. E você ainda pode pagar em 12x e garantir até 20% de desconto nessa condição.

Não perca mais tempo: Matricule-se agora e descubra o modelo de ensino que vem conquistando o Brasil.