Nanolearning: o método de aprendizagem online por pílulas
Aprender conteúdos práticos e que vão direto ao ponto gastando poucos minutos por dia: esse é o conceito por trás do nanolearning, um novo método de aprendizagem que está fazendo sucesso no mercado.
Profissionais inseridos em ambientes que sofrem constantes mudanças vêm aderindo a essa metodologia para se manterem atualizados. O nanolearning surgiu da necessidade de aprendizado cada vez mais rápido, presente nesses universos de empreendedorismo e trabalho.
Os métodos ágeis são cada vez mais frequentes nas empresas, justamente para lidar de forma eficiente com a grande quantidade de tarefas. Afinal, conferem ao profissional maior independência intelectual, com ciclos de aprendizagem cada vez mais dinâmicos, interativos e guiados de acordo com as suas preferências.
Siga a leitura e entenda um pouco mais desse novo conceito de aprendizagem.
O que é Nanolearning?
Como já adiantamos, o nanolearning é uma metodologia ágil já bastante comum no meio corporativo, formada por conteúdos curtos que exigem, na maioria das vezes, de 3 a 5 minutos de atenção.
E pode se apresentar em diversos formatos, como através de um tutorial no youtube, um artigo curto ou por um podcast, por exemplo. Basta que o conteúdo seja simples, direto e de fácil assimilação.
O método também é conhecido como aprendizagem por pílulas, já que é feito nesse formato mais curto e direto e é consumido de forma online por meio de telefones, tablets ou o próprio computador.
Outra característica do nanolearning é que os conteúdos precisam ter início, meio e fim para que o conhecimento seja construído.
Veja mais algumas particularidades do método:
- Curto com 3 a 5 minutos de duração;
- Altamente focado, abrangendo um único objetivo;
- Autônomo, oferecendo pequenas pílulas de informações;
- Responsivo, podendo ser visualizado em uma variedade de dispositivos;
- Fácil de encontrar;
- Multimídia: inclui texto, vídeo, som e imagens.
Nanolearning x Microlearning: quais as semelhanças e diferenças?
Ambos os métodos tem como objetivo fornecer uma experiência de aprendizagem por um curto período de tempo. E suportam o recurso de “aprender em movimento”, já que os profissionais têm controle total de seu aprendizado, podendo decidir o quê, quando e o quanto querem aprender.
Quanto às diferenças, o que mais diferencia um método do outro é que enquanto o microlearning pode ser usado como módulos de aprendizagem autônomos independentes, proporcionando aprendizado formal, o nanolearning é adotado para a aprendizagem informal. Em outras palavras, podemos dizer que o nanolearning é uma parte do microlearning.
Leia também Microlearning: Pequenas doses de conhecimento no seu dia a dia.
Como funciona o nanolerning na prática?
Por ser um método com um tempo curto de execução, o nanolearning é focado em um objetivo de aprendizado mais específico.
Veja como pode ser a estrutura de conteúdo de um nanolearning:
1. Escolha do tópico principal (tema);
- 2. Rápida e curta descrição sobre o tema;
- 3. Complementos informativos através de imagens, vídeo, áudio, animação ou jogo explicativo;
- 4. Pequeno teste de avaliação do conhecimento.
Desenvolva novas habilidades
Você tem o seu jeito único de ser, de trabalhar, de estudar. Nada mais natural do que você poder escolher como deseja se qualificar, desenvolver competências e obter uma formação.
Aqui, na Pós Personalizada UNINASSAU Digital, você monta o curso ideal para o seu momento profissional. E o melhor: investindo pouco.
São Pós e MBAs com parcelas a partir de R$ 89,90 durante todo o curso. E você ainda pode pagar em 12x e garantir até 20% de desconto nessa condição.
Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você. Matricule-se em uma das maiores universidades brasileiras, com possibilidade de conclusão em até 6 meses.