Negociação: Como essa habilidade pode impulsionar a sua carreira?

Seja para fechar um bom negócio ou debater um assunto importante, a arte de negociar é uma habilidade essencial para as nossas relações. Quem domina essa competência consegue argumentar com propriedade e propor soluções mais inteligentes.

Segundo o Fórum Mundial de Economia, a negociação está entre as 10 habilidades mais importantes para o profissional do futuro. Por isso, desenvolvê-la é crucial para quem deseja se manter em evidência no mercado.

Pensando nisso, selecionamos 5 passos que vão auxiliar você a desenvolver essa competência e aprimorar sua arte de negociar. Continue a leitura.

Reconheça a importância da negociação

Entender a importância da negociação está entre os primeiros passos para exercer essa habilidade com maestria. Procure se questionar sobre os motivos que levaram a essa negociação, o que está em jogo, se existe a possibilidade de chegar a um consenso entre outras questões pertinentes.

Lembre-se que a negociação deve ser uma oportunidade de crescimento e de estímulo para novas parcerias e nunca um espaço que alimenta discórdias.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade essencial em todas as esferas da vida. Na negociação, ela é um estímulo para tomar decisões mais acertadas e coerentes com as necessidades em questão. Além disso, ela estimula outras habilidades como a empatia e a flexibilidade, também indispensáveis durante esse processo.

Estabeleça os objetivos e intenções por trás da negociação

Em uma reunião, todos são informados previamente sobre o que será discutido, certo? As negociações funcionam da mesma forma. É importante estabelecer os objetivos da negociação e quais são as intenções por trás desse acordo. Deixar todos na mesma página é essencial para obter o sucesso na negociação.

Defina os pontos relevantes para o acordo

Quais são os prazos e de que forma os acordos serão cumpridos? Esses e outros detalhes devem ficar claros e registrados durante a negociação. Por isso, manter uma ata da reunião é fundamental para que essas informações não se percam pelo caminho.

Compromisso acima de tudo

Se comprometer com o acordo firmado é fundamental para o sucesso de uma negociação. Afinal, a sua palavra tem valor, certo? Zelar pelo que foi combinado demonstra comprometimento e, acima de tudo, ressalta valores importantes em uma relação como respeito e honestidade.

Desenvolva as habilidades certas para a sua carreira

Cada etapa da sua evolução importa. Por isso, na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.