Matricule-se agora com 50% de desconto 50% OFF EM COMEMORAÇÃO

Como negociar o salário? 4 dicas para mandar bem

Qual sua pretensão salarial? Essa está entre as perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego. Você está preparado para respondê-la?

Por mais tentadora que seja uma oportunidade de emprego, não tem como negar que o salário é um fator indispensável na hora de aceitar uma proposta. Nesse sentido, a negociação é uma habilidade essencial, pois será preciso trazer o assunto de forma decidida e confiante.

E qual é o momento certo para falar sobre o assunto? Antes de qualquer coisa, evite falar de salário nas primeiras etapas da entrevista. Permita que o empregador conheça suas habilidades e saiba identificar seus pontos fortes como profissional. A partir disso, quando você estiver confiante, comece a falar sobre suas expectativas salariais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se preparar para essa etapa do processo seletivo. Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto.

Leia também Como escolher a empresa ideal para trabalhar? Descubra em 5 passos.

1. Pesquise a realidade do mercado e descubra o seu valor

Antes de determinar o seu valor, pesquise. Tenha certeza sobre quais serão as suas funções nessa nova oportunidade e, a partir disso, confira os estudos salariais sobre a área. Converse com outras pessoas de sua confiança e avalie o piso e o teto para a posição que você está concorrendo.

2. Seja claro sobre suas expectativas

Após pesquisar, coloque em um papel todas as suas necessidades pessoais para estabelecer uma faixa salarial correspondente a sua realidade. Traga os motivos que te levaram ao valor e tenha tudo detalhado. Por isso, defina o seu salário a partir de três pontos:

• Quanto você precisa para viver;

• Qual o valor mínimo que você aceitaria em uma proposta;

• Quanto seria o ideal para lhe deixar atraído e disposto a aceitar a proposta.

3. Considere todas as opções

Esteja preparado para todos os cenários. Pode ser que a empresa não consiga arcar com os custos da sua pretensão salarial, mas você pode pedir que o empregador seja claro quanto aos outros benefícios que a empresa oferece, por exemplo, se existe um plano de carreira claro dentro da companhia ou se tem espaço para negociar futuramente a sua remuneração após alguns meses mostrando o seu trabalho. Além disso, observe o pacote de benefícios que a empresa oferece, pois pode compensar o salário inicial mais baixo.

4. Tenha cuidado com as promessas

Por fim, pesquise sobre a reputação da empresa. É bem comum um profissional aceitar propostas por conta das promessas que um empregador faz. Por isso, procure saber mais sobre a empresa em questão. Feito isso, peça para que a oferta seja feita por escrito informando salário e benefícios que foram oferecidos.

Esteja preparado para o mercado

Dê o próximo passo para alcançar o sucesso. Desenvolva as habilidades que o mercado procura com uma Pós Personalizada UNINASSAU Digital.

Aqui, na Pós Personalizada UNINASSAU Digital, você monta o curso ideal para o seu momento profissional. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar. E o melhor: pagando a partir de R$ 2,40 por dia.

Não deixe o seu sucesso profissional esperando. Matricule-se agora e evolua de forma única. Matricule-se.