Primeiro dia de trabalho: Como causar uma boa impressão?

O primeiro dia de trabalho em um novo emprego é um momento desafiador para qualquer profissional, até mesmo para aqueles que já possuem mais experiência de mercado.

Como se está iniciando um novo ciclo dentro de um ambiente profissional diferente, a ocasião pode gerar ansiedade e nervosismo.

Sabemos que esse é um dia muito importante para você e que exigirá muita atenção. Você estará recebendo diversas informações e orientações fundamentais para o bom andamento do trabalho, ao mesmo tempo em que tenta criar laços com os colegas e causar uma boa impressão.

Para que você se sinta o mais confortável possível nesse momento, e tudo ocorra bem, alguns detalhes podem fazer a diferença e ajudá-lo a se sair ainda melhor.

Veja quais são eles:

1. Seja pontual

Chegar no horário mostra comprometimento e profissionalismo. Ao ser pontual, você demonstra que é organizado, que respeita seus colegas e gestores e que está comprometido com suas responsabilidades. Isso pode ajudar a estabelecer uma imagem positiva de você.

Além disso, a pontualidade é um reflexo de sua ética de trabalho e profissionalismo, mostrando que você está sempre pronto e disposto a cumprir seus compromissos. Isso pode gerar mais confiança e ajudar a abrir novas oportunidades e possibilidades de crescimento na empresa.

2. Cuide da aparência

É importante sempre demonstrar cuidado e atenção à aparência, independente da formalidade do ambiente de trabalho. A aparência pessoal pode afetar a maneira como as outras pessoas nos percebem, até mesmo através das câmeras em trabalhos remotos, e isso inclui nossos colegas de trabalho e gestores.

Nesse sentido, para causar uma boa primeira impressão, cuidar da aparência pode ser determinante. Por isso, mesmo não existindo regras universais sobre vestuário, o ideal é se vestir de acordo com a cultura da empresa em que se trabalha. Dessa forma, você irá transmitir uma imagem profissional e confiante, e demonstrar respeito pelo trabalho e pelos colegas.

3. Seja organizado

No primeiro dia de trabalho, você provavelmente receberá muitas informações e novos processos para se inteirar. Se você se mostrar organizado e preparado, será capaz de lidar melhor com essas demandas, e isso pode ser percebido positivamente pelos seus colegas e gestores.

Para não se sentir perdido, uma boa dica é anotar as informações mais relevantes que forem passadas e principalmente aquelas que serão necessárias para o seu dia a dia de trabalho, como senhas e novos processos, por exemplo.

Se mostrar um profissional organizado também pode ajudar você a se destacar e a mostrar que é uma pessoa capaz, eficiente e comprometida com a nova oportunidade.

4. Estude sobre a empresa e participe do onboarding

É importante que você participe de todas as reuniões e atividades que serão pedidas no seu primeiro dia de trabalho. Assim, você irá aprender o máximo possível sobre a empresa e as suas atividades do dia a dia.

Algumas organizações possuem o onboarding, processo que busca integrar novos colaboradores em uma empresa, fornecendo informações e conhecimentos sobre a cultura organizacional, rotinas e processos.

Ao participar dessa reunião de apresentação, você tem uma compreensão melhor do funcionamento da empresa, de quais são os seus valores e objetivos, e entende o seu papel dentro da organização.

Ainda assim, o ideal é que você pesquise sobre o seu emprego antes mesmo de começar a trabalhar. Dessa forma, você chegará mais familiarizado com os processos e atividades e, consequentemente, mais confiante.

5. Conheça as pessoas que farão parte da sua jornada e crie laços

Invista tempo para criar laços com as pessoas em seu novo ambiente de trabalho. É nele em que você irá passar grande parte do seu dia. Essas conexões são importantes para deixar o ambiente mais leve e agradável.

Além disso, conhecer as pessoas que farão parte do seu dia a dia pode melhorar sua motivação e satisfação no trabalho, promover o senso de pertencimento e outros sentimentos positivos como bem-estar e felicidade.

Leia também: A importância de criar conexões reais para a carreira.

Se você chegou até aqui, agora é só manter a calma e a confiança, seguir nossas dicas e mostrar a todos que você está pronto para ser um membro valioso na equipe.

Torne-se a sua melhor versão

A qualificação é o melhor caminho para o crescimento profissional. Amplie seus conhecimentos e desenvolva a sua melhor versão com uma Pós ou MBA UNINASSAU Digital.

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções.

Estude com um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.