APROVEITE ÚLTIMA SEMANA COM 50% OFF. VAGAS LIMITADAS!

Como se recuperar de uma demissão em massa?

Passar por um desligamento pode ser uma das experiências mais traumáticas a se enfrentar na vida profissional. E o choque pode ser ainda maior ao perceber que outros colegas estão enfrentando o mesmo destino: a temida demissão em massa.

 

Por mais assustador que pareça esse cenário, nem sempre a demissão precisa ser vista como uma coisa ruim. Pelo contrário, você pode encará-la como um ponto de partida para uma nova oportunidade.

 

Mas como fazer isso? Siga esta leitura e descubra o que você precisa fazer para seguir em frente caso seja demitido do seu trabalho: 

Cuide da sua saúde mental 

Reserve um tempo para processar o ocorrido. Perder um emprego é uma situação difícil e se sentir triste, ansioso ou ressentido é normal no início. É possível que você também sinta falta da rotina e dos colegas, e fique confuso ou desorientado nos primeiros dias. Tente não se isolar nesse momento, e muito menos guardar suas emoções. Busque apoio nos familiares, amigos e pessoas da sua confiança para enfrentar esse período traumático. E lembre-se: ficar para baixo é normal por um tempo, mas depois é preciso seguir em frente. Se você não conseguir sozinho, busque ajuda especializada.

Não leve para o lado pessoal

O desligamento é sempre uma decisão de negócios. Portanto, não pegue para si essa responsabilidade. Quando a economia está difícil e passando por períodos mais turbulentos, é comum que algumas empresas utilizem demissões como uma forma de reduzir custos. Nem sempre será sobre o resultado do seu trabalho. Além disso, para conquistar uma nova oportunidade é preciso deixar esse ressentimento para trás. 

Siga positivo e com a mente aberta 

Quando se trata de buscar novas oportunidades, é importante lembrar que são os candidatos positivos, entusiasmados e motivados que atraem a atenção e os olhares dos recrutadores. Sendo assim, siga com uma postura positiva e mantenha a mente aberta para avaliar cada oportunidade: até mesmo aquelas que você ainda não havia considerado antes. Por que não? Use a oportunidade para começar algo novo. 

Permaneça ativo e conectado

Um dos grandes medos de quem sofre um desligamento é começar a se sentir isolado no mercado de trabalho. Mas existem alguns passos simples que podem ajudá-lo a se manter em evidência, como: manter-se atualizado em novidades da sua área, ter uma atitude positiva e a mente aberta para considerar trabalhos diferentes que proporcionem o aprendizado de novas competências e, principalmente, não ficar criando obstáculos por não ser ainda o trabalho que você espera. Abrace o novo e comece a traçar os seus próximos objetivos de carreira. Você poderá se surpreender.

Comece a busca por novas oportunidades

Faça da busca por novas oportunidades o seu novo emprego. Organize uma rotina em que você possa entrar em contato com recrutadores e especialistas em carreiras e currículos. Acionar a sua rede de contatos e networking também é uma boa maneira de descobrir se existe alguma oportunidade disponível. Para, até mesmo, conseguir uma indicação para alguma vaga ou recrutador. Peça ajuda desses contatos para uma recomendação para o cargo ou empresa em que você deseja trabalhar. Além disso, também mantenha-se ativo em plataformas em que seu perfil profissional possa ser encontrado, como o Linkedin, por exemplo. E não esqueça de compartilhar conteúdos relevantes regularmente por lá. Logo após, comece a se preparar e treinar para responder às entrevistas de emprego. Elas não vão demorar a surgir. 

Inicie uma nova carreira

A melhor forma de se recolocar no mercado de trabalho é investindo em você mesmo e no seu futuro. Comece 2023 com uma Pós ou MBA da Pós Personalizada UNINASSAU Digital. 

 

Aproveite 20% de desconto e invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras.

 

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional ou escolhe uma de nossas opções. E o melhor: investindo pouco.   

 

Não perca mais tempo: Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.