ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Transição de Carreira: como planejar a sua mudança profissional?

Seja pela falta de oportunidades no mercado ou pelo sentimento de insatisfação com os rumos da vida profissional, a transição de carreira pode ser uma excelente alternativa para quem está buscando novos desafios, satisfação pessoal, conforto e estabilidade na carreira.

 

Esse movimento refere-se ao momento em que o profissional escolhe realizar uma mudança de carreira, escolhendo uma nova área de atuação ou um novo posicionamento dentro da sua área.

 

Um levantamento realizado pela plataforma Onlinecurriculo mostrou que profissionais mais experientes desejam mudar de carreira tanto quanto os jovens. De acordo com o estudo, 82% dos profissionais já pensaram em dar outro rumo à vida profissional. Para 70% deles, não há limite de idade para a mudança acontecer.

 

Os profissionais estão cada vez mais preocupados com questões como bem-estar e saúde mental nos ambientes de trabalho, por isso, novas experiências que ofereçam culturas organizacionais, ambientes saudáveis e flexíveis estão no topo da lista de desejos.

 

Entre os principais motivos que levam um profissional a realizar uma transição de carreira estão:

 

  • Falta de oportunidades;
  • Perspectivas de crescimento;
  • Insatisfação com a carreira ou o ambiente de trabalho;
  • Novos interesses profissionais;
  • Qualidade de vida.

 

Seja qual for a motivação, um dos primeiros passos para realizar uma transição de carreira é entender seus motivos e planejar esse novo momento. Confira em nosso artigo, como organizar a sua transição. 

 

Para começar:

Entenda seus motivos

Antes de mais nada, observe e reflita sobre as razões que estão levando você a tomar essa decisão e realizar essa mudança de vida e carreira.

 

Momentos difíceis fazem parte de qualquer trajetória profissional, por isso, é essencial identificar os motivos que trouxeram você até esse momento.

Prepare-se financeiramente

Manter as finanças bem organizadas é um fator crucial para uma transição de carreira, pois a sua saúde financeira pode acabar impactando na sua saúde emocional  e, consequentemente, na sua busca pela oportunidade ideal.

 

Desenvolva um plano de carreira

Chegou a hora de traçar os seus objetivos e metas. Esse planejamento vai orientá-lo durante a sua jornada de transição e auxiliará a tomar as melhores decisões, de acordo com aquilo que você realmente deseja alcançar.

Invista em uma formação

Se manter atualizado com as tendências do mercado é fundamental para qualquer profissional, especialmente se você está migrando de área ou descobrindo novas habilidades. Investir em uma pós-graduação ou MBA que faça sentido com a área que você deseja atuar ou possua as competências que você deseja desenvolver é essencial durante a sua jornada de transição. 

Amplie seu networking

Nesse momento é necessário criar uma rede de contatos sólida e coerente com os seus objetivos. Conhecer novas pessoas, se conectar a especialistas e profissionais que são referência na área que você deseja atuar é um bom caminho para se familiarizar com o mercado e começar a criar a sua reputação no mercado.

 

Posicione a sua nova marca pessoal

Compartilhe seu processo com sua rede de contatos, traga informações sobre a sua transição, habilidades e competências adquiridas durante esse processo. Isso ajudará a posicionar a sua imagem profissional, além de ajudar a criar uma marca pessoal dentro dessa nova carreira.

 

Por último, mas não menos importante: converse e troque ideias

Acompanhar pessoas que fizeram uma transição de carreira, compartilhar com elas como está sendo a sua experiência e tirar insights e aprendizados disso tudo é fundamental para o seu processo de transição.

 

Evolua do seu jeito

Você tem o seu jeito único de ser, de trabalhar, de estudar. Nada mais natural do que você poder escolher como deseja se qualificar, desenvolver competências e obter uma formação. Essa é a revolução que a UNINASSAU está trazendo com seus cursos de Pós-graduação e MBA.

 

Com um formato 100% online e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua vida e carreira.

 

Você já é único e, com a UNINASSAU Digital, a sua formação profissional também será. Conheça o portfólio de áreas e escolha as suas.