Aproveite para ingressar com 20% de desconto

Fazer Teste

Faça nosso Teste Profissional e descubra o curso ideal para você!

Com dúvidas sobre qual área seguir?

Transição de Carreira: como planejar a sua mudança profissional?

Seja pela falta de oportunidades no mercado ou pelo sentimento de insatisfação com os rumos da vida profissional, a transição de carreira pode ser uma excelente alternativa para quem está buscando novos desafios, satisfação pessoal, conforto e estabilidade na carreira.

Esse movimento refere-se ao momento em que o profissional escolhe realizar uma mudança de carreira, escolhendo uma nova área de atuação ou um novo posicionamento dentro da sua área.

 

Segundo o relatório Re:Trabalho 2020, cerca de 63% dos entrevistados já realizaram uma transição de carreira, e 48% pretendem fazer essa troca em 2021. A pesquisa ainda apontou que uma mudança geracional está entre os principais fatores para essa nova realidade.

 

Os profissionais estão cada vez mais preocupados com questões como bem-estar e saúde mental nos ambientes de trabalho, por isso, novas experiências que ofereçam culturas organizacionais, ambientes saudáveis e flexíveis estão no topo da lista de desejos.

 

Entre os principais motivos que levam um profissional a realizar uma transição de carreira estão:

 

  • Falta de oportunidades;
  • Perspectivas de crescimento;
  • Insatisfação com a carreira ou o ambiente de trabalho;
  • Novos interesses profissionais;
  • Qualidade de vida.

 

Seja qual for a motivação, um dos primeiros passos para realizar uma transição de carreira é entender seus motivos e planejar esse novo momento. Confira em nosso artigo, como organizar a sua transição. 

 

Para começar…

 

Entenda seus motivos

Antes de mais nada, observe e reflita sobre as razões que estão levando você a tomar essa decisão e realizar essa mudança de vida e carreira.

 

Momentos difíceis fazem parte de qualquer trajetória profissional, por isso, é essencial identificar os motivos que trouxeram você até esse momento.

Prepare-se financeiramente

Manter as finanças bem organizadas é um fator crucial para uma transição de carreira, pois a sua saúde financeira pode acabar impactando na sua saúde emocional  e, consequentemente, na sua busca pela oportunidade ideal.

 

Desenvolva um plano de carreira

Chegou a hora de traçar os seus objetivos e metas. Esse planejamento vai orientá-lo durante a sua jornada de transição e auxiliará a tomar as melhores decisões, de acordo com aquilo que você realmente deseja alcançar.

Invista em uma formação

Se manter atualizado com as tendências do mercado é fundamental para qualquer profissional, especialmente se você está migrando de área ou descobrindo novas habilidades. Investir em uma pós-graduação ou MBA que faça sentido com a área que você deseja atuar ou possua as competências que você deseja desenvolver é essencial durante a sua jornada de transição. 

Amplie seu networking

Nesse momento é necessário criar uma rede de contatos sólida e coerente com os seus objetivos. Conhecer novas pessoas, se conectar a especialistas e profissionais que são referência na área que você deseja atuar é um bom caminho para se familiarizar com o mercado e começar a criar a sua reputação no mercado.

 

Posicione a sua nova marca pessoal

Compartilhe seu processo com sua rede de contatos, traga informações sobre a sua transição, habilidades e competências adquiridas durante esse processo. Isso ajudará a posicionar a sua imagem profissional, além de ajudar a criar uma marca pessoal dentro dessa nova carreira.

 

Por último, mas não menos importante: converse e troque ideias

Acompanhar pessoas que fizeram uma transição de carreira, compartilhar com elas como está sendo a sua experiência e tirar insights e aprendizados disso tudo é fundamental para o seu processo de transição.

 

Evolua do seu jeito

Você tem o seu jeito único de ser, de trabalhar, de estudar. Nada mais natural do que você poder escolher como deseja se qualificar, desenvolver competências e obter uma formação. Essa é a revolução que a UNINASSAU está trazendo com seus cursos de Pós-graduação e MBA.

 

Com um formato 100% online e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua vida e carreira.

 

Você já é único e, com a UNINASSAU Digital, a sua formação profissional também será. Conheça o portfólio de áreas e escolha as suas.



Faça um comentário