Matricule-se agora com 50% de desconto!

Tomada de Decisão: Por que ela é essencial para a sua carreira?

Qual é o próximo grande passo da sua carreira? Essa é uma pergunta que pode causar temor e gerar inseguranças em quem, normalmente, enfrenta dificuldades na hora de fazer escolhas. Por isso, aprender a tomar decisões é essencial para quem está buscando novas oportunidades ou, até mesmo, dar aquela virada de chave na carreira.

A Tomada de Decisão é uma habilidade, que assim como outras, requer muito estudo, treinamento e estímulo ao longo da vida. Aprender a tomar decisões de maneira eficiente e qualificada pode facilitar e muito o processo de escolha na hora de definir os seus próximos rumos profissionais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a estimular essa habilidade no dia a dia da sua carreira. Continue a leitura.

Para começar…

O que é a Tomada de Decisão e por que a sua carreira precisa dela?

De forma resumida, a tomada de decisão nada mais é do que o processo de escolher algo. Entretanto, para que essa ação ocorra de forma eficaz e qualificada é necessário o desenvolvimento de uma série de habilidades como pensamento crítico, comunicação, negociação e, sobretudo, inteligência emocional.

Na carreira, essa competência tem um papel decisivo, pois a partir dessa análise é possível definir o futuro profissional e planejar os próximos passos e atitudes necessárias para alcançar os seus objetivos.

Mas por onde começar?

Bem, para ajudar você, selecionamos algumas etapas fundamentais para uma boa tomada de decisão. Confira:

1 - Identifique a sua situação atual

Entender o seu momento profissional atual e reconhecer os problemas e dificuldades enfrentados é essencial para obter uma decisão mais inteligente e alinhada com as suas necessidades.

Por isso, pare e faça uma reflexão honesta sobre a sua carreira, defina quais são seus objetivos e o que é necessário para alcançá-los. Esse é o seu ponto de partida.

2 - Liste potenciais caminhos para seguir

Após refletir e reconhecer o que está atrapalhando você a dar o próximo passo, é preciso encontrar potenciais caminhos e direções para seguir.

Onde você deseja chegar? Essa é a pergunta que precisa ser respondida nessa fase da sua tomada de decisão.

Defina um ou mais caminhos que podem ser interessantes para a sua carreira.

3 - Observe os prós e contras

Nessa etapa, você irá mapear todos os prós e contras de cada caminho encontrado.

Toda moeda tem dois lados, não é mesmo? Por isso, entender e visualizar as vantagens e desvantagens de cada caminho é essencial para tornar o seu processo de decisão mais claro, coerente com as suas necessidades e com aquilo que você é capaz de abraçar.

4 - Faça a sua escolha e avalie os resultados

Chegou a hora de tomar a sua decisão. Após mapear todas as informações e ter um conhecimento claro sobre tudo o que foi coletado é preciso decidir qual é o melhor caminho a seguir.

Após isso, acompanhe os resultados da sua decisão e lembre-se que você sempre pode recalcular a rota se for preciso.

Encontre o caminho certo para a sua carreira

Cada etapa da sua evolução importa. Por isso, na Pós Personalizada da UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, disponibilizamos certificações por área concluída. Ao finalizar cada uma das disciplinas da sua pós-graduação ou MBA, você recebe um Certificado de Competência da área, resultando em 12 certificações compartilháveis no LinkedIn.

A sua carreira merece um modelo pioneiro de ensino digital que acompanha a diversidade dos profissionais que estão no mercado. Esse é o jeito UNINASSAU de desenvolver você.

Conheça nossos cursos e evolua do seu jeito.