APROVEITE ÚLTIMA SEMANA COM 50% OFF. VAGAS LIMITADAS!

Mudei de emprego e não era o que eu esperava: o que fazer?

Todo início em um novo emprego gera um certo desconforto. Afinal, se adaptar a uma nova cultura, novas atribuições e colegas nem sempre é uma tarefa fácil.

Normalmente a fase de adaptação leva tempo. No entanto, para ter uma carreira de sucesso é preciso ser resiliente e superar esses obstáculos com maturidade, uma característica muito valorizada profissionalmente.

Mudou de emprego recentemente e está tendo dificuldades de abandonar o velho e assumir o novo? Separamos algumas dicas para ajudar você a ser resiliente e conseguir, mesmo que a custa de muito esforço, aprender a se adaptar. Confira:

Converse com o seu líder

Uma boa maneira para começar a adaptação ao seu novo trabalho é tentar conversar com seu líder ou gestor e entender melhor qual o seu papel na equipe. Com essa troca é possível que você descubra novos pontos de vista que podem ser favoráveis para sua permanência no novo emprego e também para a sua trajetória profissional. Mas não esqueça de ir aberto para isso. Afinal, a ideia desse primeiro contato não é expressar sua insatisfação.

Tente encontrar pontos positivos

Mudanças são difíceis, sabemos disso. Se adaptar a elas então, não é fácil. Por isso, é importante que você tente encontrar os pontos positivos desse novo ambiente de trabalho. Faça um esforço para descobrir as vantagens que você tem nesse novo emprego e que não existiam no anterior. Está mais perto de casa? O ambiente é mais agradável? Tem mais flexibilidade? Vale a pena o exercício.

Alinhe expectativas com seus empregadores

Outra estratégia interessante é conversar com seus empregadores, gestores e RH para alinhar as expectativas. Procure entender o que eles esperam de você e também manifeste suas expectativas em relação ao trabalho e à organização. Você precisa entender se faz sentido essa experiência para os seus objetivos de carreira. Isto é, se o que está vivendo contribui de alguma maneira. Afinal, como tudo na vida, às vezes é preciso ser resiliente em momentos desfavoráveis quando se tem um objetivo maior, como o plano de carreira.

Conheça seus objetivos e metas

Um passo bem importante para conseguir alinhar as expectativas de forma efetiva é analisar e entender os motivos que levaram a sua transição de carreira. E para isso é preciso ter clareza de quais são os seus objetivos e metas profissionais. Só assim você poderá decidir se continua no emprego ou busca outra oportunidade.

Considere a situação do mercado de trabalho

E na hora de decidir se vai ou fica, é importante também colocar na balança qual a real situação do mercado de trabalho e do país em geral. Analise a sua situação, os prós e contras da sua escolha. Você pode ficar sem trabalhar até encontrar outro emprego? Por quanto tempo? É preciso planejar.

Analise bem antes de tomar uma decisão

Por fim, após analisar todos os pontos coloque na balança e avalie se o que favorece seu desenvolvimento profissional se sobressai ao que está gerando o mal estar. É importante distinguir se essa decepção não é só momentânea, e se futuramente essa oportunidade não será boa para a sua carreira se você souber se adaptar. Portanto, siga todos os passos e pense bem na sua escolha.

Invista no seu futuro no mercado

Sabemos que cada etapa do seu desenvolvimento profissional importa. Por isso, na Pós Personalizada UNINASSAU Digital, você monta o curso de acordo com as suas necessidades. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar.

Além disso, temos também opções de cursos de pós-graduação e MBA que oferecem uma ampla visão sobre negócios para você desenvolver as competências profissionais essenciais e se tornar um líder preparado para as transformações do mercado.

Não espere mais. Uma pós personalizada pode dar aquele up que faltava na sua carreira.

Invista em um ensino 100% online e personalizado em uma das maiores universidades brasileiras. E o melhor: pagando a partir de R$ 2,40 por dia.

Matricule-se agora e evolua de forma única. Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.