ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

APROVEITE: ÚLTIMAS HORAS COM 60% DE DESCONTO. APROVEITE: ÚLTIMAS HORAS COM 60% DE DESCONTO.

Quer trabalhar no exterior? Saiba o que é preciso!

Em um mundo cada vez mais globalizado, o desejo de trabalhar no exterior tem se tornado uma aspiração comum para muitos profissionais.   

Nos últimos 10 anos, o número de brasileiros morando fora aumentou em 47%, segundo a consultora de migração global BR-Visa Migration Solutions. A ideia de embarcar em uma jornada rumo a terras distantes desperta não apenas a curiosidade, mas também a busca por crescimento pessoal e profissional.  

 

É uma oportunidade de expandir horizontes, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Essa imersão em uma nova cultura proporciona uma riqueza de experiências que enriquecem o currículo e moldam a visão de mundo de maneira profunda e significativa.  

 

Neste artigo, vamos explorar as informações essenciais que você precisa para planejar essa movimentação. Continue a leitura e prepare-se para essa oportunidade de expandir seus limites e conquistar o mundo, um passo de cada vez.  

 

Leia também: "Profissional T-shaped: o que é e sua importância no futuro do trabalho" 
 

Pesquisa e planejamento para iniciar sua carreira internacional   

 

Antes de decidir trabalhar no exterior, é essencial pesquisar e planejar essa movimentação. Além disso, é fundamental analisar o impacto da mudança na carreira e na vida pessoal, afinal, é uma mudança de vida.   

 

Se você já tem um país em mente, seu primeiro passo deve envolver a avaliação do mercado de trabalho naquele local, entendendo quais são as oportunidades disponíveis na sua área e os requisitos necessários. 

 

Com planejamento e informações adequadas, é possível garantir uma transição mais tranquila e aumentar as chances de sucessos profissional e pessoal no exterior.  

 

A seguir, confira outras considerações importantes ao planejar a sua mudança para o exterior.  

Idioma e Adaptação Cultural:  

 

Conhecer o idioma local é fundamental para a nova rotina que vai se estabelecer na sua vida. Dominar essa nova língua facilita a comunicação, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida cotidiana, garantindo uma integração mais eficaz. Antes de se mudar, você pode praticar o idioma com nativos, participar de grupos de conversação e consumir produtos midiáticos locais para auxiliar seu aprendizado.  

 

Outro ponto a ser observado é a cultura nativa. A adaptação cultural viabiliza a integração e o respeito mútuo em ambientes de trabalho diversificados. Para adaptar-se, pesquise costumes do país e esteja aberto a novas experiências.  

Lembre-se, a flexibilidade e o respeito são chaves para uma transição suave.  

Documentação necessária:  

Os vistos de trabalho variam conforme o país que você escolher. Na Austrália, por exemplo, o visto 482 permite trabalho temporário, enquanto a imigração dos Estados Unidos requer o H-1B.   

 

Antecipe-se e procure a validação internacional de diplomas. Os certificados de qualificação e antecedentes criminais são alguns dos documentos solicitados como pré-requisito para o visto de trabalho em todos os países.   

 

Como cada local exige uma série de documentos, é muito importante que você pesquise quais são os requisitos específicos do país que você escolheu como cenário para a sua carreira internacional. Um processo de visto sem surpresas é possível com preparação, organização prévia e atenção aos detalhes.  

Networking e Procura de Emprego:  

 

Invista em conexões internacionais ao participar de webinars, grupos de discussão, eventos e plataformas profissionais online. Dessa forma, você aumenta sua visibilidade e aprende sobre o mercado lá fora.  

 

Antes de iniciar a procura por oportunidades no exterior, atualize seu currículo de forma global (uma versão em inglês ajuda muito), ressaltando as suas habilidades e experiências relevantes. 

 

Use plataformas, como LinkedIn, para nortear sua busca por oportunidades. Também existem agências de recrutamento especializadas que podem abrir as portas de empresas estrangeiras para você.  

Aspectos Financeiros e Logísticos:  

 

Antes de embarcar para o exterior, é importante entender a logística da sua mudança e o custo de vida no local.   

 

Planeje a sua mudança com antecedência e não subestime a mudança. Nessa etapa, dependendo do seu local de destino, você precisará gastar com transporte, seguro saúde e alojamento.    

 

Também é essencial ter uma visão geral sobre os aspectos financeiros nesse novo cenário. Em alguns países, altos impostos podem reduzir sua renda líquida. Além disso, é muito importante que você avalie os custos com moradia, alimentação e lazer.   

 

Uma boa organização financeira e logística garantirá uma transição mais suave e bem-sucedida para quem busca oportunidades profissionais em outros países.  

Habilidades e Qualificações Necessárias:  

 

Para quem almeja trabalhar no exterior, é crucial possuir habilidades e qualificações específicas conforme o país e setor desejado. A proficiência em idiomas, como inglês ou espanhol, pode ser exigida em diversos locais.  

 

A interculturalidade e adaptabilidade também são valorizadas em vagas internacionais. Pesquisar sobre os requisitos do mercado de trabalho e networking podem ser estratégias eficazes.   

 

Além disso, certificações e experiência no ramo de atuação também são importantes. Para desenvolver essas habilidades, é recomendado investir em cursos de idiomas, workshops, especializações e até mesmo estágios internacionais.   

 

Uma pós-graduação pode ser a chave para destacar ainda mais o seu currículo. Acesse nosso site e conheça as especializações digitais que preparamos para você!