ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Benefícios da aprendizagem ativa na carreira profissional

A aprendizagem ativa está entre as habilidades mais relevantes para o futuro do trabalho, conforme o relatório Future of Jobs, publicado pelo The World Economic Forum (WEF). O termo é bastante conhecido na área da Educação e vem ganhando espaço nas instituições e no mercado de trabalho.

 

Para a carreira, uma educação mais ativa proporciona liberdade e engajamento na hora de buscar novas habilidades. Afinal, você é incentivado a se desenvolver e adquirir novos conhecimentos de maneira autônoma e participativa.

 

Além disso, o conceito presume que o hábito de adquirir novas habilidades e se desenvolver deve ser contínuo, visto que o mercado de trabalho está em constante evolução.

 

Neste artigo, vamos explorar de perto os fundamentos desta metodologia de aprendizagem e os benefícios que essa abordagem proporciona para a carreira profissional.

 

Ficou interessado? Então, vem com a gente.

O que é aprendizagem ativa?

A aprendizagem ativa é uma metodologia de ensino onde o aluno é o protagonista do seu próprio processo de desenvolvimento. Ou seja, o método estimula a participação ativa do aprendiz na busca por conteúdos e habilidades que deseja aprender e aprimorar.

Segundo especialistas essa é uma estratégia que facilita o aprendizado de adultos, já que eles têm a tendência a responder melhor quando são desafiados a resolver um problema ou a construir novos conhecimentos daquilo que já conhecem.

Quais são os benefícios da aprendizagem ativa?

Participar ativamente do próprio aprendizado proporciona inúmeros benefícios para quem adota essa estratégia. Você vira o responsável pelo seu processo de desenvolvimento, ficando mais livre para traçar objetivos e metas. E se torna a sua régua, sendo o impulsionador do seu progresso.

Acompanhe algumas vantagens dessa metodologia para a carreira:

Desenvolve o pensamento crítico

Ao adotar a aprendizagem ativa, você será constantemente estimulado a pensar em diversas questões e debater sobre elas. Assim, muito provavelmente você desenvolverá um pensamento crítico, bem importante para refletir sobre novas informações e avançar na carreira.

Proporciona independência e autonomia

Sendo o protagonista da sua jornada de aprendizado você consequentemente também tem mais autonomia e independência sob os conhecimentos que deseja adquirir. Esse é o foco do aprendizado ativo. Você pode fazer as pesquisas que deseja e focar nos temas que achar pertinente para o seu desenvolvimento profissional.

Oportuniza melhores resultados

Com essa metodologia o seu envolvimento com o próprio processo de aprendizagem é muito maior. Afinal, você é o responsável pelo seu desenvolvimento. Assim, consegue identificar com mais facilidade o que precisa aprimorar ainda e também o que é necessário para atingir suas metas. Isso, certamente, vai proporcionar melhores resultados.

Promove a autoconfiança

Outro benefício da aprendizagem ativa é que com ela você vai desenvolver ainda mais a sua autoconfiança, percebendo que é capaz de adquirir novas habilidades e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Como colocar em prática a aprendizagem ativa?

Veja algumas dicas que podem ajudar você a adotar essa estratégia:

 

  • Reconheça o cenário atual, descubra o que você realmente quer e o que precisa ser mudado;
  • Tenha em mente quais são os resultados esperados: metas, indicadores, objetivos, novos comportamentos;
  • Descubra o que você ainda precisa aprender para pular do cenário atual para o desejado, evitando justificativas e buscar culpados;
  • Pesquise boas fontes para obter conhecimento e mantenha a constância de estudos: evite distrações.
  • Seja o protagonista do seu crescimento: foque na aprendizagem ativa e evolução constante para ser capaz de realizar o que você pretende.

 

Descubra também as vantagens da aprendizagem contínua à carreira.

Invista nas habilidades certas para a sua carreira

Dê o próximo passo para alcançar o sucesso. Desenvolva as competências que o mercado procura com uma Pós Personalizada da UNINASSAU Digital.

 

Aqui você monta o curso ideal para o seu momento profissional. O nosso modelo de ensino inovador permite que você escolha o nome da sua certificação e as áreas em que deseja se especializar. 

 

Não deixe o seu sucesso profissional esperando. Matricule-se agora e evolua de forma única. Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.