Engajamento entre colaboradores: por que é tão importante promovê-lo?

Promover o engajamento entre colaboradores é um dos fatores essenciais para o sucesso de um negócio. É o que mostra alguns estudos feitos pela consultoria Gartner, que apontam a conexão emocional como um fator fundamental para fortalecer a cultura corporativa.

 

Conforme o estudo, quando um profissional desenvolve proximidade emocional com o trabalho, essa conexão com a cultura da empresa tem potencial para aumentar em até 27% seu engajamento. Talvez pelo vínculo afetivo proporcionar maior sentido para o trabalho na vida do colaborador.

 

O engajamento profissional envolve bem mais que apenas um compromisso formal de trabalho. Profissionais engajados não apenas realizam bem as suas tarefas, mas se sentem parte da organização. E, assim, passam a produzir mais e com maior qualidade.

 

Por isso, não é atoa que o engajamento entre colaboradores está sendo apontado como uma das prioridades para as lideranças, conforme o levantamento Global Human Capital Trends Report da Deloitte. E ainda é uma das apostas para combater os desafios empresariais do mercado. 

 

Quer entender mais sobre este tema tão importante para o seu negócio ou carreira? Então, esta leitura é para você. 

O que é um colaborador engajado? 

 

Um colaborador engajado é aquele que se identifica com a filosofia da organização. Esse profissional compreende o seu papel dentro da empresa e se sente responsável pelo seu crescimento. 

 

É visto como um trabalhador colaborativo, dinâmico, criativo e produtivo, que está constantemente em busca de objetivos comuns e não apenas individuais ou do seu setor. O profissional engajado pensa no crescimento da organização como um todo e realiza o seu trabalho com dedicação.

 

Como desenvolvem vínculo emocional com suas atividades e com o seu local de trabalho, é comum que encarem suas ocupações não apenas como um emprego e sim como a realização profissional que almejam. Portanto, são colaboradores que possuem metas bem definidas e perspectivas de desenvolvimento constante. 

Qual é a importância de promover o engajamento entre colaboradores?

 

Promover o engajamento entre colaboradores é essencial para as empresas. Isso porque, a técnica contribui sensivelmente para reduzir níveis de demissões e índices de insatisfação e conflitos.

 

Além disso, através do engajamento é possível reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação dos colaboradores. O que faz o negócio atingir novos padrões de excelência.

Quando há investimento no capital humano, existe envolvimento entre profissional e organização, permitindo maiores benefícios para o fortalecimento da cultura organizacional.

 

Profissionais engajados desenvolvem suas competências com maior assertividade, disposição e dedicação. Afinal, se sentem importantes como parte do processo produtivo. 

 

E o resultado não poderia ser outro: maior produtividade, bom desempenho das funções e senso de pertencimento e orgulho em fazer parte de uma equipe valorizada. É por isso que as empresas mantêm o engajamento de colaboradores como uma prioridade e como uma técnica tão indispensável para os tempos atuais. 

Benefícios do engajamento entre colaboradores

 

Colaboradores engajados tem potencial para oferecer diversas vantagens a um negócio. O vínculo emocional com o trabalho, permite ao profissional identificar o sentido das suas tarefas, e faz com que ele as execute com maior empenho, qualidade e satisfação, melhorando a produtividade do negócio. 

 

Além dessa, separamos outras 5 das principais vantagens que uma empresa pode se beneficiar caso ela decida promover o engajamento entre os seus colaboradores. Veja:

 

1. Melhoria do clima organizacional, mais infraestrutura, menos estresse e conflitos;

2. Crescimento constante da produtividade;

3. Redução do número de demissões e falta do cumprimento de obrigações;

4. Maior crescimento e desenvolvimento de competências e habilidades;

5. Aumento dos lucros do negócio.

Erros que prejudicam o engajamento entre colaboradores 

 

Alguns descuidos ou falhas também podem atrapalhar o engajamento da equipe. Separamos 3 principais erros que costumam afetar os colaboradores nesse sentido. Descubra quais são eles e prepare-se para evitá-los:

 

1. Liderança pouco comprometida com os colaboradores e a equipe;

2. Implementação de novas tecnologias sem preparação e regras de uso;

3. Pressionar compulsivamente as mudanças da companhia. Os membros da equipe precisam sentir que estão crescendo junto à empresa a partir dessas mudanças.

 

Descubra também 5 maneiras de construir o senso de pertencimento em colaboradores.

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