ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

5 razões pelas quais a carreira em Inteligência Artificial está decolando

A carreira em Inteligência Artificial (IA) está se consolidando como uma das áreas mais promissoras e líderes em oportunidades profissionais para os próximos cinco anos. É o que mostra um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, que apontou que cerca de 23% dos empregos devem sofrer mudanças até 2027. 

 

No recente relatório sobre o futuro do trabalho, a organização também destaca um cenário particularmente otimista para profissionais especializados em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. E aponta no topo da lista das profissões do futuro a carreira em Inteligência Artificial.

 

A IA, uma disciplina que busca desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, está revolucionando inúmeras indústrias, desde a saúde até a indústria automobilística, passando por finanças e educação. Este fenômeno está criando uma demanda crescente por profissionais altamente qualificados na área.

 

Conforme o relatório, espera-se que 75% das empresas pesquisadas pelo Fórum Econômico Mundial adotem a Inteligência Artificial, e que 42% dessas organizações priorizem o treinamento dos profissionais para utilizar IA e big data nos próximos cinco anos.

 

Quer entender porque essa carreira vem ganhando destaque na agenda de empresas e no mercado de trabalho? Então, siga a leitura.

5 razões pelas quais a carreira em Inteligência Artificial está decolando

 

Com a crescente demanda por especialistas em Inteligência Artificial, e um impacto profundo em diversos setores, essa profissão está destinada a liderar o ranking de oportunidades profissionais nos próximos cinco anos. 

 

Aqueles que buscam se destacar nesse campo têm um mundo de inovação e descobertas à sua espera. Veja as razões pelas quais essa carreira vem ganhando destaque:

 

Demanda Crescente

À medida que as empresas reconhecem o potencial da IA para impulsionar a inovação e a eficiência, a demanda por especialistas na área está crescendo rapidamente. O aprendizado de máquina, a visão computacional, o processamento de linguagem natural e outras áreas da IA estão se tornando essenciais para muitos setores.

 

Diversidade de Aplicações

A IA não está restrita a uma única indústria. Ela é aplicável em uma ampla variedade de setores, desde a medicina, onde ajuda no diagnóstico de doenças, até a logística, onde otimiza rotas de entrega. Isso significa que profissionais em IA têm a flexibilidade de escolher um campo que se alinhe com seus interesses.

 

Salários Atrativos

Devido à alta demanda e à escassez de talentos, os salários para profissionais em IA são geralmente muito atrativos. Muitas empresas estão dispostas a oferecer pacotes de remuneração competitivos para atrair e reter talentos nessa área.

 

Inovação Constante

A IA é uma área em constante evolução. Isso significa que os profissionais em IA têm a oportunidade de trabalhar em projetos empolgantes e desafiadores, buscando soluções para problemas complexos. A aprendizagem contínua é uma parte fundamental dessa carreira.

 

Impacto na Sociedade

Essa não é apenas uma carreira lucrativa, mas também uma oportunidade de fazer um impacto significativo na sociedade. Ela está sendo usada para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, prever desastres naturais, aumentar a eficiência energética e muito mais.

 

Leia também: 5 setores da indústria que se beneficiam com os avanços da IA.

Como seguir carreira em Inteligência Artificial?

 

Para entrar nesta carreira promissora, é importante adquirir uma educação sólida em matemática, estatística, ciência da computação e machine learning. Além disso, é crucial desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e comunicação, uma vez que os profissionais em IA frequentemente precisam traduzir conceitos complexos em linguagem acessível.

 

Os profissionais em IA também podem se beneficiar de participar de comunidades de pesquisa, colaborar em projetos de código aberto e buscar oportunidades de estágio ou trabalho em empresas que lideram o campo.

 

Conheça 3 principais leituras que podem ajudar você a entrar para esse mercado:

 

  1. 1. "Deep Learning" por Ian Goodfellow, Yoshua Bengio e Aaron Courville

Este livro é considerado uma referência em aprendizado profundo (deep learning) e aborda os fundamentos dessa área de forma acessível. É ideal para aqueles que desejam entender as técnicas mais avançadas em IA.

 

  1. 2. "A Bíblia de Aprendizado de Máquina" por Ethem Alpaydin

Um livro abrangente que oferece uma introdução sólida ao aprendizado de máquina e suas aplicações em IA. É uma ótima escolha para iniciantes.

 

  1. 3. "Python Machine Learning" por Sebastian Raschka e Vahid Mirjalili

Como a linguagem Python é amplamente usada em IA, este livro é essencial para aprender a implementar algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas em Python.

 

Esses livros oferecem uma base sólida e conhecimento prático para quem deseja desenvolver uma carreira em Inteligência Artificial.

 

Mas, lembre-se de que a IA é uma área em constante evolução, portanto, é importante continuar se atualizando com a literatura atualizada e participar de cursos e projetos práticos para aprimorar suas habilidades.

Torne-se especialista em Inteligência Artificial

 

Siga carreira em Inteligência Artificial. Escolha a Pós Personalizada e monte o curso ideal para o seu momento profissional.

 

Com um formato 100% EAD e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua carreira.

 

Não espere mais: comece hoje. Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.