ou até finalizarem as vagas

 

HORAS

:

MINUTOS

:

SEGUNDOS

ÚLTIMOS DIAS DE 50% OFF. APROVEITE! 50% OFF EM COMEMORAÇÃO
AO DIA DO CLIENTE

Gamificação: 5 benefícios dos jogos online para a saúde mental

Está pronto para embarcar em uma nova forma de cuidar da sua saúde mental? Um estudo revelou que os jogos online têm se mostrado uma opção incrível para melhorar o bem-estar psicológico.

 

Segundo o levantamento “Mundo Infinito dos Games”, feito pela agência Live em parceria com a empresa de pesquisa Talk Inc e o hub B1ld, 1 a cada 3 gamers brasileiros jogam para manter o cérebro ativo.

 

E o efeito positivo na mente está relacionado com os vínculos criados dentro dos jogos: para 42% dos jogadores brasileiros jogar amplia o círculo de amizades e promovem relações duradouras que nascem no ambiente online e evoluem para o físico.

 

Outro recorte importante da pesquisa foi identificar os cinco motivos principais pelos quais as pessoas jogam: diversão, fantasia, o jogo por si só, para adquirir novos conhecimentos e aprender novos idiomas, e para promover a socialização, que se resume a fazer amigos e participar de comunidades.

 

Quer descobrir qual a relação da gamificação com a saúde mental e de que forma essa metodologia ativa pode beneficiar o bem-estar da mente? Então, siga esta leitura.

O que é gamificação e como ela se relaciona com a saúde mental?

A gamificação é a aplicação de elementos e princípios de design de jogos em contextos não relacionados para motivar, envolver e influenciar o comportamento das pessoas.

 

Ela utiliza elementos como pontuação, recompensas, desafios, competições e narrativas para tornar as atividades do mundo real mais envolventes e motivadoras.

 

O objetivo dessa metodologia ativa é aproveitar o apelo intrínseco dos jogos, que frequentemente inclui aspectos como conquista, superação de desafios e recompensas, para atingir objetivos específicos em diversas áreas da vida.

 

Quando aplicada ao âmbito da saúde mental, ela desempenha um papel relevante e pode ser usada para diversas situações, como: no desenvolvimento de autoconhecimento e autogestão, no treinamento de habilidades de resiliência, para promover a interação social, e também como meio de conscientização e educação.

Quais são os benefícios da gamificação para a saúde mental?

 

Os jogos online podem oferecer vários benefícios para a saúde mental, desde que sejam jogados com moderação e de forma equilibrada. Aqui estão os seus principais benefícios:

 

1. Alívio do Estresse

Jogar jogos online pode ser uma ótima maneira de relaxar e aliviar o estresse do dia a dia. A experiência em um mundo virtual pode ajudar as pessoas a escapar temporariamente de preocupações e dúvidas, proporcionando uma sensação de ruptura.

 

2. Melhora da Concentração e do Foco

Muitos jogos online exigem critério estratégico e atenção aos detalhes. Jogar esses jogos pode melhorar a concentração e o foco, já que os jogadores precisam acompanhar informações, realizar tarefas complexas e tomar decisões rápidas.

 

3. Socialização Virtual

Jogos online muitas vezes envolvem interação com outros jogadores, seja por meio de chat de texto ou voz. Isso pode ajudar a fortalecer a solidão e promover a socialização, mesmo que seja apenas virtualmente. Ter uma comunidade de jogadores com interesses semelhantes pode ser reconfortante.

 

4. Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas

Muitos jogos online envolvem quebra-cabeças, resolução de problemas e estratégia, o que pode estimular o cérebro e melhorar as habilidades cognitivas. Isso inclui habilidades como pensamento lógico, tomada de decisões, cooperação motora e resolução de problemas.

 

5. Senso de Realização

Concluir missões, atingir metas e progredir em um jogo online pode criar um senso de realização e autoestima. Isso pode ser particularmente benéfico para pessoas que enfrentam desafios na vida real, pois podem experimentar o sucesso e a superação de obstáculos no mundo virtual.

 

No entanto, é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental. O excesso de tempo gasto jogando também pode ter efeito negativo na saúde mental, e causar problemas como isolamento social, ansiedade e depressão. Portanto, é importante jogar com moderação e estar ciente do impacto que os jogos podem ter na vida.

 

Leia também: 5 setores da indústria que se beneficiam com os avanços da IA.

Desenvolva a sua melhor versão

Seja especialista em psicologia e em temas que se relacionam com o bem-estar mental. Escolha a Pós Personalizada e monte o curso ideal para o seu momento profissional.

 

Com um formato 100% EAD e duração de 12 meses, os cursos de pós-graduação e MBA da UNINASSAU Digital permitem que você escolha o que deseja aprender, optando pelas competências profissionais que vão fazer a diferença na sua carreira.

 

Não espere mais: comece hoje. Acesse o nosso site e conheça nossos cursos.